GAI-LAP: Certifica e qualifica laboratórios de todo mundo

O Programa de Acreditação de Laboratórios do Instituto de Acreditação de Geossintéticos (GAI-LAP) foi iniciado após inúmeras solicitações para acreditar as operações de laboratórios de testes dentro da comunidade de geossintéticos. O programa visa garantir que os laboratórios sejam capazes de realizar adequadamente os testes que se propõe a realizar. A essência do programa é credenciar esses laboratórios de testes em geossintéticos para a realização de métodos de teste padronizados e consensuais no que diz respeito a equipamentos, documentação e protocolos de testes. É importante observar que este programa não se destina a certificar resultados de testes individuais.

O programa foi solicitado pela primeira vez pelos reguladores estaduais e regionais da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, durante uma série de cursos ministrados em 1988 (em sistemas lineares) e novamente em 1990 (em sistemas de cobertura). Posteriormente, um inquérito às organizações membros do Geosynthetic Institute (GSI) listou a falta de acreditação de laboratórios geossintéticos como uma grave deficiência da indústria.

Parâmetros da ISO, mas sem vínculos

O Instituto de Acreditação de Geossintéticos (GAI) que coordena o GAI-LAP, enquadrou o programa de acreditação em torno dos seguintes três padrões internacionais conhecidos: ISO 9000 – Requisitos de Sistemas de Gestão da Qualidade, ISO 17025 – Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração e ISO 17011 – Avaliação de Conformidade – Requisitos gerais para organismos de acreditação que credenciam organismos de avaliação de conformidade.

Embora o GAI-LAP se modele de acordo com esses padrões, ele não professa ser afiliado à ISO ou a nenhum dos seus padrões. Em vez disso, o programa é híbrido, usando os modelos acima, mas adaptado às necessidades imediatas da comunidade de testes geossintéticos.

Efeito duplo da Acreditação

O GAI-LAP tem um efeito duplo para a comunidade de geossintéticos. Em primeiro lugar, traz credibilidade aos laboratórios que estejam devidamente equipados e preparados para fazer os respectivos testes. Além disso, elimina os laboratórios que não estão equipados para realizar testes específicos. Como benefício adicional, é necessário que os laboratórios preparem um manual de qualidade, escrevam procedimentos operacionais, padrões específicos para testes e preparem relatórios de testes para cada método de teste para o qual a acreditação é desejada.

A intenção do GAI-LAP é evitar erros e imprecisões através da utilização de planos e de procedimentos aprovados. Ao fazê-lo, espera-se que os fundos gastos em testes geossintéticos sejam gastos com objetivos claros em mente. O programa é rigoroso em comparação com o estado da prática atual em testes laboratoriais de geossintéticos. Deve-se mencionar que, apesar da sua natureza voluntária, as pressões competitivas podem fazer com que a acreditação pareça uma necessidade. Isto é particularmente verdadeiro para laboratórios que realizam trabalhos financiados pelo governo federal ou que estão envolvidos em trabalhos internacionais.

Lonax: laboratório próprio, de ponta e certificado

A Lonax tem um laboratório próprio instalado em sua unidade. São diversos profissionais que trabalham para garantir a realização de testes de controle de qualidade 24 horas por dia. São mais de 13 equipamentos como máquinas universais de ensaios, medidores de espessura, equipamentos de envelhecimento acelerado, dentre muitos outros.

 


Felipe Diniz é gerente de Qualidade da Lonax e responsável pelo laboratório. Ele explica a missão do laboratório e o posicionamento estratégico para a empresa com o alto investimento:

 

– O laboratório é uma peça-chave na estratégia da Lonax para garantia de qualidade dos seus produtos. Os testes realizados no laboratório fornecem informações importantíssimas sobre a situação das matérias-primas que recebemos e dos produtos que fabricamos, e com isso podemos produzir de maneira mais controlada sendo mais assertivos na fabricação, evitando defeitos e desperdícios e melhorando a performance dos nossos produtos. – esclarece Felipe.

E acrescenta sobre a importância do certificado:

– A acreditação GAI-LAP tem um significado muito importante para o nosso laboratório. Ela fornece uma confirmação, por um organismo internacional externo, da assertividade e da confiabilidade dos resultados obtidos nos testes que são realizados por meio da implementação de processos e procedimentos padronizados para a sua execução. Anualmente o laboratório é reavaliado pelo organismo que realiza a acreditação por meio de uma série de testes de proficiência e auditorias para garantir que os resultados permanecem dentro dos padrões.

 

Confira Também

Armadilhas da Transformação Digital

As tecnologias digitais estão mudando as regras do jogo: elas trazem novos desafios, possibilidades, dilemas e paradoxos para a criação e captura de valor em

Carcinicultura no Brasil

A produção de camarão de pequeno porte possui a família como foco central, o trabalho é realizado pelo proprietário, membros da família e alguns trabalhadores

Abrir bate-papo
Fale com a gente!