6 ações de fidelização de clientes para representantes comerciais

O autor e consultor de marketing norte-americano, Philip Kotler, considerado o “pai do marketing”, é enfático ao afirmar que a fidelização de clientes é cinco vezes mais barata do que conquistar novos consumidores. Por isso, todo representante comercial que deseja alcançar seus resultados mês após mês deve estar atento a essa realidade.

Além disso, clientes fidelizados são responsáveis por cerca de 65% das vendas de uma empresa. Por isso, em épocas de cenários econômicos incertos, é preciso estar atento a essa estratégia de vendas e evitar os principais erros na hora de fazer uma negociação.

Para ajudar você a criar um plano de fidelização de clientes, preparamos este artigo. Acompanhe!

1. Ofereça um atendimento único e diferenciado

O relacionamento é responsável por boa parte das vendas. Por isso, é preciso prestar atenção no que o cliente realmente precisa, procurar identificar demandas e oferecer a ele um atendimento realmente único e diferenciado.

Nesse sentido, boas conversas e procurar entender o negócio dele de forma mais profunda, é essencial para encontrar as melhores soluções. Dessa forma, todos os envolvidos no negócio saem ganhando, da indústria ao cliente final.

2. Foque na experiência do cliente

Atender o seu consumidor de forma satisfatória e ainda gerar valor para o produto, com diferenciais na negociação e a entrega de alguns brindes, ajuda a elevar a experiência do cliente com a marca que você comercializa. Assim, torna-se muito mais fácil uma nova abordagem, o que ajuda a bater as suas metas ao final do mês.

3. Não deixe de responder as dúvidas

Além de compreender, de fato, qual é a necessidade do cliente, é preciso sanar as dúvidas que ele possa ter com relação a seus produtos e serviços.

Quando o seu cliente sabe todo o potencial do produto que você vende, além de gerar mais valor para a marca comercializada, será muito mais fácil para o cliente da indústria repassar esses produtos para o cliente final. Dessa forma, você faz a economia do produto girar, aumentando as suas vendas!

4. Fique atento ao pós-venda

O pós-venda é tão importante para o seu negócio quanto a venda em si. Por isso, manter um contato constante com o seu consumidor é o início do processo de fidelização após a compra.

O pós-venda também faz parte de um bom relacionamento com o cliente, e pode ser feito por meio do envio de comunicações por e-mail, avisando sobre novidades e lançamentos, além das condições especiais de negociação, solicitar feedbacks por meio de uma ligação, como por exemplo, saber se a mercadoria está atendendo bem às suas necessidades, são exemplos de ações de pós-venda.

O envio de newsletters em datas festivas, como no Dia do Cliente e Natal, por exemplo, também costuma ter um retorno bem positivo.

5. Estude diferentes técnicas de vendas

Um representante comercial de sucesso deve sempre estar atento às técnicas e abordagens de vendas. A técnica do Rapport, por exemplo, que consiste em se comunicar com a outra pessoa de maneira empática, afastando as resistências dela, já é bastante utilizada no segmento de vendas, mas existem outras possibilidades que podem ser exploradas.

Para isso, você pode contar com a ajuda da internet e com a leitura de livros, além de cursos na área.

6. Ofereça apenas produtos de qualidade

Todo bom vendedor sabe que a qualidade dos seus produtos está diretamente relacionada à credibilidade do seu negócio. Por isso, comercializar mercadorias de qualidade é fundamental para fidelizar clientes e ainda ter uma boa reputação no mercado.

Assim, utilizando essas técnicas para fidelização de clientes, e evitando erros como não se comunicar adequadamente, ignorar os feedbacks e não manter uma estratégia de relacionamento, você eleva as chances de sucesso nas vendas todos os meses!

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