Conheça os tipos de estufa agrícola para cultivo protegido

Os produtores rurais sabem da importância do cultivo protegido em suas lavouras, afinal, costumam enfrentar problemas todos os dias, tais como os fatores climáticos e pragas que infestam as suas plantações. No entanto, muitos não entendem ao certo como protegê-las ou, ainda, quais são os tipos de estufa agrícola existentes no mercado.

Para tratar sobre o assunto, preparamos um miniguia que traz as principais estruturas utilizadas nos dias de hoje, a fim de manter a qualidade das colheitas e, consequentemente, oferecer ao consumidor final excelentes produtos. Continue a leitura e saiba mais!

O que são estufas agrícolas?

Já faz algum tempo que os produtores sentiram a necessidade de proteger as suas plantas das mais adversas intempéries climáticas, tais como: geadas, nevadas, temporais, chuvas de granizo e calor ou frio excessivo. Por conta disso, desenvolveram as estufas agrícolas, que são estruturas responsáveis pelos ajustes de luz e temperatura que incidem sobre os cultivos diversos — hortaliças, legumes, frutas, flores etc.

Qual é a importância das estufas agrícolas?

Como dissemos acima, o cultivo protegido é necessário para evitar que o clima e os insetos devastem plantações inteiras e gerem prejuízos aos agricultores. Além disso, os processos de fotossíntese e a produção de oxigênio são acelerados em uma estufa agrícola, o que promove o aumento na produtividade e, consequentemente, mais excelência na qualidade do plantio.

Como montar estufas agrícolas?

Independentemente do tipo de estufa que o produtor pretende utilizar, alguns cuidados devem ser levados em consideração na hora de projetar a estrutura. Veja a seguir:

Estrutura reforçada

Para que a cobertura fique perfeitamente firme e suporte ventanias e temporais, é recomendado que a estrutura seja reforçada. Em geral, os materiais usados para construí-la são: aço galvanizado, alumínio ou madeira — que confere mais solidez ao sistema.

Cobertura adequada

A cobertura de uma estufa agrícola é, sem dúvidas, o aspecto mais importante da estrutura. Embora existam as coberturas feitas de vidro, muitos produtores costumam optar pelas confeccionadas em lona ou filme agrícola, que oferecem ótimos resultados e são mais acessíveis financeiramente.

Piso apropriado

Além da estrutura reforçada e da cobertura adequada, é necessário que o agricultor atente-se ao piso que vai colocar em sua estufa. Em geral, são usados os feitos em lâminas de madeira, porém, os produzidos em terra pressionada também são muito utilizados.

Complementos necessários

Para que a estufa agrícola gere resultados melhores, muitas vezes, são implementados alguns tipos de processos automatizados — como sistemas de aquecimento e irrigação — que têm como objetivo otimizar a produção das culturas.

Ventilação pertinente

As estufas agrícolas costumam ter áreas de ventilação em lugares altos, localizadas nas paredes laterais de suas estruturas. No caso do produtor que optar por ter janelas, é aconselhável que elas estejam equipadas com telas de proteção ou, ainda, com malhas anti-trips.

Quais são os tipos de estufa orgânica?

A seguir, apresentaremos os principais tipos de estufa agrícola utilizadas nas áreas de plantio em todo o país. Veja as características de cada uma e escolha o modelo mais útil para você:

Arco turbo

Conhecida por ser um modelo simples e econômico, a estufa agrícola estilo arco turbo é ideal para o plantio de culturas baixas, tais como o morango e a alface.

Arco treliçado

Entre os tipos de estufa agrícola existentes no mercado, estas são as que apresentam o melhor custo-benefício. Normalmente, são indicadas para o setor hortifrutigranjeiro, pois, têm um maior espaçamento interno e alta resistência ao vento.

Arco dente de serra

A estufa arco dente de serra tem aberturas superiores ao longo de seu comprimento, que são reguláveis por meio de janelas. Esse fato confere uma ventilação maior no ambiente e a redução da temperatura interna. O resultado é a economia nos sistemas de resfriamento e ventilação.

Capela

O modelo capela lembra a construção de uma igreja e, por isso, leva esse nome. A estrutura é ideal para locais onde existem muitos contrastes térmicos, pois, o telhado inclinado tem o poder de impedir que a água de condensação caia sobre as plantas. Contudo, é importante cobrir as janelas com telas ou malhas anti-trips, a fim de evitar moscas e outros insetos voadores.

Londrina

A estufa agrícola no estilo londrina é bastante popular no sul do Brasil e costuma ser utilizada para o cultivo de vários tipos de uvas. O teto é praticamente reto, formado por uma malha dupla de arame que sustenta o plástico. Além disso, a cobertura pode apresentar leves ondulações para facilitar o escoamento de água.

Quais são as vantagens das estufas agrícolas?

Como você pode ter visto, investir em uma estufa agrícola é fundamental para otimizar a colheita e a produção de diversos tipos de plantios. Entre as principais vantagens, podemos citar as seguintes:

  • os produtos que chegam até os consumidores são melhores, portanto, acabam tendo preços mais competitivos;
  • o controle sobre doenças e pragas é mais efetivo, já que as plantas crescem mais fortes e mais protegidas;
  • as colheitas estão garantidas durante o ano todo, uma vez que as culturas não ficam sujeitas às mudanças no clima. Além disso, elas podem ser feitas precocemente, o que aumenta o valor de venda dos agricultores;
  • as plantas transpiram menos e o sol e a água não ressecam tanto as folhagens. Com isso, o produtor tem uma economia de água significativa;
  • o solo se mantém mais conservado, já que os problemas ocasionados pela corrosão da terra são evitados;
  • o plantio de mudas pode ser mais seletivo. Certos tipos de plantas exigem cuidados especiais que somente a proteção das estufas pode garantir.

Ao investir no cultivo protegido, o agricultor otimiza a produção de suas plantas e aumenta os seus lucros, uma vez que assegura a qualidade de seus produtos. Por isso, conhecer os tipos de estufa agrícola existentes no mercado e saber adaptá-las em suas fazendas é algo que deve ser feito pelo produtor que deseja alcançar a excelência em seus negócios.

Se você gostou de conhecer alguns tipos de estufa agrícola e quer saber mais sobre elas, então confira nosso artigo o que são estufas agrícolas e quais seus benefícios. Boa leitura!

como montar estufa agrícola

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

A curiosa origem do kart

Um modo de espantar o tédio e injetar um pouco de adrenalina. Foi essa a motivação de alguns militares nos EUA que, após a segunda

Dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio em que a loja vende produtos de forma online sem precisar manter estoque para realização dessa venda. Em resumo;

Abrir bate-papo
Fale com a gente!