Esclareça suas dúvidas acerca da lona para aviário!

A lona para aviário é um importante recurso para quem trabalha com a criação de aves para abate ou para produção de ovos. Isso porque ela traz diversos benefícios para a criação das aves, possibilitando aumentar a saúde dos animais, seu rápido crescimento e, consequentemente, o aumento da produtividade.

Esse tipo de lona colabora para o sucesso do mercado de produção de aves no Brasil. De acordo com divulgação do Canal Rural, o país já é o terceiro maior produtor mundial de carne de frango e líder mundial em exportação. Ou seja, esse mercado é o segundo produto do agronegócio nacional.

Quer saber mais sobre a lona para aviário e como ela contribui para o aumento da produtividade do abate de aves no campo? Então, continue a leitura!

Avicultura

A avicultura representa um importante mercado da economia nacional. De acordo com projeção de Safras & Mercado, também divulgado pelo Canal Rural, a produção nacional de carne de frango deve ficar em 9,589 milhões de toneladas em 2020, um crescimento de 0,15% se comparada as 9,575 milhões de toneladas produzidas anualmente.

O modelo de avicultura, como é executado atualmente, teve seu início nos Estados Unidos, quando pequenos produtores se reuniram para negociar o valor de insumos. Com os avanços dos últimos anos, especialmente no que tange ao melhoramento genético, a criação de aves no Brasil se destacou, estando entre uma das atividades mais competitivas do mundo.

Tecnologia

O avanço da avicultura brasileira no cenário mundial se deve, também, aos avanços da tecnologia no campo, que envolvem o melhoramento genético dos alimentos, como soja e milho, que permitem cultivos mais produtivos.

As instalações no campo também merecem destaque, principalmente com estudo e investimentos em equipamentos, que possibilitam a correta climatização dos galpões. No entanto, engana-se quem pensa que para uma melhor ambientação dos aviários é preciso grandes investimentos. Soluções simples, como o uso de lonas com as cores mais adequadas, proporcionam grandes resultados, como veremos mais adiante!

Produção de frango para abate

No Brasil, a produção de frangos de corte, de modo geral, acontece por meio da integração entre os produtores e as agroindústrias, sendo que estas fornecem os insumos de produção a quem cria as aves.

O papel do produtor é fornecer a mão de obra e as instalações para que o animal permaneça até a fase de abate. Após essa etapa, o frango abatido é entregue à empresa compradora, com quem se firma o contrato.

Produção de ovos

A dinâmica para a produção de ovos não é a mesma do frango para abate. Isso acontece porque os principais produtores de ovos são grandes empresários, e temos destaque no mercado nacional para as cooperativas de pequenos produtores.

Lona para aviário

Usar uma lona correta para aviário é indispensável para o sucesso da criação de aves. O ideal é que ela seja de um amarelo vivo, resistente no manuseio, e atenda às necessidades de uso de cada criadouro.

A lona ideal para aviário é aquela que evita a penetração direta de intempéries, como sol e chuva, e que ainda possa ajudar a controlar a ventilação no interior do aviário.

Nesse sentido, é interessante apostar em lonas especiais, com porosidade, que tornem possível a troca gasosa com o exterior. Dessa maneira, elas funcionarão como um quebra-vento.

Se manuseada de forma correta, a lona para aviário pode ser uma ferramenta de controle de luminosidade e temperatura no criadouro, fatores indispensáveis para o correto crescimento e saúde das aves, permitindo que, no caso de frango de corte, elas cresçam e engordem com mais facilidade e rapidez, o que aumenta o lucro do produtor.

Influência da cor

A escolha da cor é um fator essencial para o sucesso de um aviário, porque tem influência na quantidade de luz que entra no criadouro. Essa luminosidade interfere na agitação das aves, o que tem relação direta com o crescimento, com a engorda, com a produção de ovos e com a reprodução dos frangos.

Dessa forma, quanto mais confortáveis as aves estiverem, menos energia elas vão gastar e, consequentemente, mais elas vão crescer. As cortinas nas laterais também funcionam como um filtro da luz do sol, e podem ter impacto na produção das aves para abate ou na produção de ovos.

Por isso, a lona azul também é utilizada para proteger as laterais do aviário, porque ela retira quase toda a luz vermelha do ambiente, o que pode acalmar as aves. Assim, a regulação do ambiente é fundamental para proporcionar bem-estar para as aves.

As lonas escuras absorvem a luz solar, em vez de refleti-la. Ela também contribui para a retenção de calor, o que aumenta a temperatura da ave, além de impedir a penetração direta da luz solar, o que pode prejudicar a saúde dos animais. Já a cor banca é a melhor cor para refletir a luz solar, não permitindo que o ambiente fique muito abafado.

Lona amarela

As cores das lonas no aviário representam um importante fator para o crescimento saudável das aves. A lona amarela forma um ambiente claro, simulando o dia por 24 horas. Assim, os pintinhos comem o tempo inteiro, acelerando o seu crescimento, e com isso ficam prontos para o abate com 45 dias, em média.

Portanto, a lona amarela — que também ajuda na produção de culturas de variadas frutas — é fundamental para a criação de aves, como os frangos. No aviário, a lona amarela pode ser usada para diversas utilidades, como para vedar a passagem de luz, e com isso assegurar o crescimento do frango de forma acelerada, diminuindo o tempo de engorda.

Outra vantagem é que a lona amarela, assim como as demais cores, protege as aves dos insetos, pois podem ser usadas para inibir a aproximação de moscas dos frangos.

Logo, a lona amarela é fundamental para os resultados da criação das aves para abate ou mesmo para a produção de ovos, porque possibilita a passagem completa da luz amarela, laranja e vermelha, enquanto bloqueia a luz azul e parte da luz verde.

Assim, a lona amarela apresenta uma alta intensidade luminosa, sendo a mais indicada para o uso no aviário — tanto para a produção de aves para abate quanto para a produção de ovos.

Como vimos ao longo desta leitura, a escolha da melhor lona para aviário é fundamental para o sucesso da produção de frango para abate ou para a produção de ovos. Para isso, você pode contar com a lona Lonax cores amarela, com sua cor amarelo vivo, uniforme e ótima resistência, é ideal para otimizar os aviários!

Se você gostou deste artigo sobre lona para aviário, entre em contato para conhecer as nossas soluções em lona!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

Dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio em que a loja vende produtos de forma online sem precisar manter estoque para realização dessa venda. Em resumo;

Abrir bate-papo
Fale com a gente!