3 cuidados que você deve tomar com o entulho de obras

Saber como descartar corretamente os entulhos de obras é uma etapa bastante discutida, especialmente, porque a sustentabilidade e o reaproveitamento de resíduos estão cada vez mais presentes na sociedade. Afinal, entender como destinar corretamente esse material pode até acarretar lucros pela venda de recicláveis.

Por essa razão, preparamos este post para explicar como lidar com esses resíduos e os principais cuidados que devem ser tomados para melhor aproveitamento. Entenda por que é tão importante realizar o descarte corretamente, que proporciona maior otimização na construção civil. Acompanhe!

Entulhos de obras: como lidar com esse fator?

O fato é que somente a minoria consegue descartar e reutilizar corretamente os resíduos que sobram dos materiais de construção. Para entender melhor sobre o tema, o entulho consiste nos restos de pedregulho, tijolos, areia, argamassa e demais materiais resultantes de demolição ou reforma de construções. Muitas vezes, devido a falta de conhecimento e desorganização, esses recursos são desperdiçados.

De acordo com a resolução Conama n: 307/2002, existem quatro classificações de entulhos. Entenda sobre cada uma delas:

  • classe A: refere-se aos materiais recicláveis ou que podem ser reutilizados, como blocos, tijolos, argamassa, concreto e telhas;
  • classe B: materiais recicláveis, como papéis, metais, plásticos, vidros, madeiras e gesso;
  • classe C: materiais que não podem ser reciclados e nem recuperados, pelo fato de não haver tecnologia apropriada;
  • classe D: resíduos considerados perigosos, como solventes, tintas, amianto, óleos, reparos realizados em clínicas radiológicas etc.

Entender a classificação é o primeiro passo para o descarte correto e evitar multas que podem variar, a depender da legislação de cada município.

Quais os cuidados que devem ser tomados?

Separamos 3 dicas de como fazer a destinação correta do entulho de obras, de acordo com a legislação ambiental e para o bem-estar da população. Confira!

1. Organize e identifique o tipo de entulho da obra

Para fazer essa etapa corretamente, é essencial saber qual tipo de material será descartado e, principalmente, se ele se encaixa nas classificações citadas anteriormente. Só assim, determinará se ele poderá ser reciclado.

Além disso, a depender do material, será possível sua venda para empresas especializadas e ter lucratividade, como os metais. Os principais itens recicláveis nas obras são:

  • concreto;
  • vidro;
  • cimento;
  • tijolos;
  • blocos;
  • telhas;
  • gesso.

2. Sempre fique de olho na legislação

A legislação federal apresenta órgãos específicos, que direcionam as empresas construtoras e determinam que as mesmas devem apresentar seu programa específico ao direcionamento de resíduos. Em suma, o ideal é evitar desperdícios e fazer a reciclagem desses materiais. Vale lembrar que, a depender da cidade, as regras e multas podem variar.

3. Contrate um serviço especializado

O principal serviço que pode ser contratado é o da caçamba alugada, afinal, ela se torna uma ótima opção para os centros urbanos, devido à praticidade e economia. Contudo, é importante verificar se a empresa contratada é devidamente licenciada pela prefeitura, para ter a certeza de que o entulho de obra será descartado corretamente.

Por que é tão importante descartar adequadamente?

O descarte correto de resíduos proporciona menores impactos ao meio ambiente, além da possibilidade da reutilização desses materiais excedentes. O mercado da construção civil é responsável por consumir por volta de 50% dos recursos naturais, e a produção de seus resíduos é duas vezes maior que o lixo urbano.

Além disso, saber o destino correto do entulho evita transtornos na região da sua construção como entupimento de bueiros, contaminação do solo, abrigar animais peçonhentos e alagamento das ruas, além das temíveis multas.

Entender como fazer o descarte adequado do entulho de obras fará toda a diferença na melhor otimização da construção civil. Tudo começa na identificação dos materiais para a reciclagem, além de contratação de um serviço que esteja de acordo com as legislações ambientais.

Agora, queremos saber de você: tirou todas as dúvidas para a destinação correta dos entulhos das construções? Comente o post e conte para a gente!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

Design com alma brasileira

A Lider Interiores é uma empresa brasileira do ramo moveleiro, fundada em 1945 por João da Mata Nogueira na cidade de Carmo do Cajuru, Minas

Abrir bate-papo
Fale com a gente!