Lonax: conheça a história, soluções e diferenciais da empresa

Produzir e entregar lonas de qualidade é o que move a empresa Lonax, companhia consolidada no mercado como referência para lonas plásticas. Desde a sua fundação até os dias de hoje, um longo caminho foi percorrido, tendo à frente duas mulheres: diretora-fundadora Ivana Pontes e sua filha, Pollyana Penido, que hoje ocupa o cargo de Diretora Comercial.

Do investimento em tecnologia e inovação até o respeito ao meio ambiente, a empresa completa 20 anos em 2022, com um histórico pautado na ética e valorização das pessoas.

Para que você possa conhecer mais sobre a empresa Lonax, suas soluções e diferenciais, conversamos com sua fundadora, Ivana. Continue a leitura para conferir!

Superação e persistência marca a história da empresa Lonax

A história da Lonax começa antes mesmo da sua fundação, quando a diretora Ivana deixou a cidade de Belo Horizonte e o emprego como bancária para investir em um estabelecimento comercial em Ibirité. “Era aquela lojinha de interior mesmo, que vendia tecido em metro, calçados, colchões e móveis”, lembra.

O ano era 1979 e, durante cerca de sete anos, Ivana dedicou-se exclusivamente à loja. Hoje, à frente da Lonax, juntamente com sua filha, Pollyana Penido, Ivana se lembra dessa época com reconhecimento e gratidão. “Essa lojinha foi um suporte para todas as atividades que fizeram parte da minha vida”, relembra.

O início da empresa Lonax

A partir do contrato com uma grande empresa em Betim, e sem abandonar a lojinha em Ibirité, Ivana passou a fazer parte de um empreendimento que se encarregava de beneficiar resíduos de alumínio de alto-forno.

“Eu trabalhava na loja de dia, porque era o que mantinha minha família e, no início, as despesas do novo negócio. Fazia a parte administrativa da empresa usando a loja como escritório e, à noite, ia para a ‘pedreira’, que era como chamávamos o local onde fazíamos este beneficiamento. Por lá, acompanhávamos a lavagem dos resíduos, levávamos a janta para a turma e até ajudávamos a carregar os caminhões para as entregas”, recorda.

Entre as várias atividades que aprendeu a executar em sua vida, dirigir caminhão é uma delas. “E dirijo muito bem”, garante Ivana. Este primeiro contrato possibilitou que se firmassem novas parcerias com outras empresas. Assim, o empreendimento cresceu, passando a ser responsável pela retirada de todos os resíduos e do lixo comum gerados por uma grande empresa.

“Esses resíduos iam para um terreno rural que havíamos adquirido em Betim. Ali, fazíamos a separação: papel branco, papelão, plástico, madeira, lataria, vidros e outros. O que retirávamos de descarte de alimentos, vendíamos para um criador de porcos em Pará de Minas”, conta.

A diretora recorda que o negócio cresceu de tal forma que, em pouco tempo, já havia mais de 400 pessoas trabalhando na triagem do material, enfardamento, transporte, entre outras atividades. “Naquela ocasião, havia uma empresa que comprava todos os resíduos plásticos dali, com o intuito de receber o material já separado para agregar maior valor em suas vendas. O responsável por essa empresa foi até essa área em Betim e ensinou como deveriam ser separados esses resíduos. Ele nos ensinou a reconhecer pelo tato, aparência e atrito, os diferentes tipos de plástico”, recorda Ivana.

Aqueles contratos foram as principais atividades por cerca de sete anos. Um pouco depois, Ivana atuou em uma fábrica em Ibirité, onde eram produzidas bobinas técnicas (filmes que embalam produtos alimentícios, moveleiros e mais). Naquela época, sua filha, Pollyana Penido, havia ingressado no curso de administração e começou a trabalhar ao seu lado, auxiliando nas atividades administrativas.

A parceria iniciada naquele tempo foi bem-sucedida e se consolidou com Pollyana assumindo o posto de diretora comercial da Lonax, tornando-se personagem fundamental na história de sucesso da empresa.

Construção de sede própria

Com sua experiência como gestora, após cinco anos na administração da empresa em Ibirité, Ivana decidiu investir na construção de uma fábrica própria. Para dar início ao novo negócio, contava com duas máquinas que havia comprado, um sítio em Sarzedo e a imensa disposição que sempre teve para enfrentar desafios.

“Quando veio a ideia de alugar um galpão para montar a nossa empresa, tive dúvida se o sítio seria o lugar ideal. Era uma zona rural, não tinha energia, telefonia, infraestrutura nenhuma. Cedemos o terreno para um teste em máquinas da Fiatallis, que abriu um campo de futebol na parte mais alta. Percebi, então, que o terreno seria muito bom para o que pretendia fazer. Fizemos o projeto, fechamos negócio de um galpão pré-fabricado, trouxemos energia, construímos ponte e estrada. Em menos de seis meses depois dos primeiros planos, em dezembro de 2001, já estávamos com uma máquina produzindo”, conta a diretora, orgulhosa.

Como não havia ainda recursos para fechar toda a área, a máquina fabricava com o galpão aberto, coberta de lona. “Foi na raça mesmo”, conta Ivana. Em setembro de 2002, com o parque industrial já pronto, a Lonax foi oficialmente inaugurada.

Trajetória da Lonax é marcada por inovação

Em 20 anos de mercado a Lonax cresceu, superou obstáculos e inovou. Hoje é uma marca consolidada, referência e líder no mercado de lonas plásticas. O sucesso, contudo, não veio por acaso. É resultado de uma gestão competente, humana e atenta às inovações e oportunidades do mercado. Além disso, é fruto de uma equipe de profissionais que, em todos os setores, prima pela excelência e pela qualidade.

“À medida que fomos reconstruindo nossa fábrica, nossa marca foi ganhando cada vez mais prestígio no mercado nacional, nosso produto é o mais respeitado. Tudo isso devido ao cuidado que temos com os nossos produtos e clientes. Ouvimos o cliente e nunca o deixamos sem resposta”, relata Ivana.

Cuidado e reconhecimento às pessoas

Com o passar dos anos, a Lonax continuou a investir no cuidado com o ser humano, ou seja, no atendimento aos clientes e parceiros. Também valoriza, em especial, a sua equipe de funcionários. Afinal, o reconhecimento do profissional e o cuidado com o ser humano são características marcantes na gestão feminina da Lonax.

Ainda são destaque os investimentos constantes em tecnologia para melhoria contínua da qualidade dos produtos e para a ampliação do mix de produtos para atender os clientes Lonax.

Lembrando que o sistema de gestão da qualidade Lonax é certificado pela ISO 9001 e, recentemente, o laboratório da Lonax conquistou a acreditação internacional Gai-Lap. Essas conquistas mostram a importância de manter o foco em qualidade e excelência nos processos produtivos e reforçam um dos motivos da liderança da Lonax no mercado de lonas plásticas.

Assim, ao longo dos anos, a empresa Lonax consolidou-se como uma companhia que preza pela qualidade em tudo o que faz. O principal diferencial é o valor percebido e a qualidade dos produtos. O segundo valor percebido é o relacionamento que a Lonax tem com seus parceiros, clientes ou fornecedores.

Produtos e diferenciais de mercado da empresa Lonax

Atualmente, a Lonax produz soluções por meio do seguinte.

Lonas plásticas

  • Lonax Preta Original;
  • Lonax Cores;
  • Lonax Incolores;
  • Lonax Multiúso.

Filmes agrícolas

Geomembranas

  • LonaxGeo (PEAD lisa e texturizada e PEBDL).

Diferenciais da empresa Lonax

Todos os produtos Lonax têm garantia. Além disso, as embalagens dos produtos são diferenciadas, pois têm camada de proteção que evita avarias no produto durante o transporte e manuseio. As embalagens tem proteção anti-UV, evitando que a incidência dos raios solares danifiquem o produto.

As lonas pretas, cores e incolores têm marcação a cada metro, facilitando, assim, o trabalho do lojista ao vender o produto. Todas as lonas da empresa Lonax têm marcação de rastreabilidade, em toda a sua extensão, uma garantia de autenticidade da lona.

O processo de fabricação é automatizado, garantindo que as lonas sejam uniformes e de extrema qualidade. Além dos produtos, a Lonax tem um pós-venda que assessora o cliente com o acompanhamento do seu pedido de compra.

“Prezamos, além da qualidade dos produtos, pelo bom atendimento aos nossos clientes. Para o futuro, planejamos a ampliação do nosso mix, a fim de atender as demandas dos nossos clientes”, considera Ivana.

Sustentabilidade na empresa Lonax

É importante ressaltar que, nesses 20 anos da empresa Lonax, sempre houve e há a preocupação com a sustentabilidade. Para nós, natureza, proteção e tecnologia podem e devem caminhar juntas. É por isso que ser sustentável é essencial para a Lonax.

Mais do que um discurso bem-intencionado, a sustentabilidade é ativamente presente no dia a dia da Lonax. Veja algumas ações da empresa voltadas para a sustentabilidade.

Compostagem

A empresa Lonax aproveita o lixo orgânico do refeitório, que passa pelo processo de compostagem e serve de adubo para os jardins da Lonax.

Reciclagem

A empresa mantém a cultura dos 3Rs (reduzir, reutilizar, reciclar). Realizamos a triagem de todos os resíduos produzidos na Lonax e os encaminhamos às empresas certificadas.

Reaproveitamento da água da chuva

Utilizamos a água da chuva para limpeza e jardinagem na Lonax.

Alta performance e tecnologia no processo de produção automatizado

A Lonax diminuiu a geração de resíduos e, aos poucos, os descartes gerados passam pelo processo de reciclagem e retornam para a produção.

A empresa Lonax produz, em média, 3.500 toneladas de lonas plásticas e geomembranas por mês.

Apesar da produção em larga escala, a empresa gera apenas 600 kg de resíduos mensalmente. E o mais importante: aproximadamente 90% dos resíduos gerados são encaminhados para empresas especializadas em reciclagem.

Assim, a Lonax constrói a cada dia a sua história, pautada no respeito e ética a seus funcionários, parceiros e clientes. Além disso, investe continuamente para a melhora dos seus produtos, sempre respeitando o meio ambiente.

Quer conhecer mais sobre a história da empresa Lonax e as nossas soluções? Então acesse o nosso site!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

A curiosa origem do kart

Um modo de espantar o tédio e injetar um pouco de adrenalina. Foi essa a motivação de alguns militares nos EUA que, após a segunda

Dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio em que a loja vende produtos de forma online sem precisar manter estoque para realização dessa venda. Em resumo;

Abrir bate-papo
Fale com a gente!