DIY: 8 dicas para fazer a pintura meia parede em casa!

Aproveitar esse período de quarentena acusado pelo novo Coronavírus é ideal para fazer aquela pequena reforma em casa, pois além de aproveitar o tempo ocioso, você revitaliza o ambiente, dando a ele um novo aspecto, e ainda ocupa a mente, já que trabalhos manuais são ideais para isso. Nesse cenário, a pintura de meia parede não pode ficar de fora!

Essa é uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço na decoração, pois custa pouco e ainda deixa o ambiente moderno e refinado, além de valorizar os artigos de decoração da sua casa, como quadros, prateleiras e até móveis como sofás e mesas.

Apesar da pintura de meia parede ser uma técnica antiga, ela está na moda e é muito fácil de ser feita, possibilitando que você leve mais cores ao ambiente, de uma maneira muito criativa, moderna e trazendo uma série de efeitos diferentes que valorizam qualquer imóvel. Ficou curioso e quer saber como fazer a pintura de meia parede em casa? Então confira estas 8 dicas que separamos para você!

Pintura de meia parede: como fazer

Em tempos de economia instável, usar a criatividade para reformar os ambientes é ideal para tirar a monotonia de qualquer decoração, dando novas formas à geometria da sua casa.

Antes de você começar a pintura da meia parede, é importante reparar no tamanho de seus móveis. Isso evita que a parede dê a sensação de um visual rebaixado, o que pode comprometer toda a harmonia da decoração da casa.

O mais indicado é jogar com cores e formatos que façam a sala crescer verticalmente, caso a meia parede seja na horizontal. Para isso, você pode fazer um jogo com árvores e plantas grandes, plantas pendentes, quadros apoiados no chão e outros recursos visuais que possam valorizar e dar sua personalidade ao ambiente.

Para fazer uma pintura de meia parede você vai precisar de:

  • lápis;
  • barbante;
  • bandeja de pintura;
  • uma lata de cada uma das cores de tinta escolhidas;
  • rolo de pintura;
  • fita adesiva;
  • pincéis de tinta;
  • fita métrica;
  • giz;
  • tesoura;
  • lona para cobrir o chão.

Disto isso, confira a seguir as 8 dicas de como pintar a meia parede na sua casa!

1. Escolha cores que combinam

Caso seu objetivo seja criar um ambiente mais harmônico, o ideal é contar com a ajuda de uma paleta de cores. Com ela, você encontra cores análogas, ou seja, aquelas que combinam entre si. Dessa forma, é possível garantir que as cores escolhidas deem um efeito mais sóbrio para o local.

A paleta de cores ainda é ideal para quem não tem tanta experiência em escolher tintas (já que elas podem sofrer pequenas alterações ao serem aplicadas), e como as cores estão lado a lado no círculo cromático, fica mais fácil você identificar quais darão o resultado mais agradável aos olhos.

2. Use as linhas para combinar com o ambiente e mobília

A meia parede não precisa seguir um formato geométrico. Você pode brincar com as linhas, fazendo combinação de formas que combinem com a mobília.

Essas linhas podem seguir formatos mais grossos ou mais finos, de acordo com a sua preferência e as formas dos seus móveis. Você também pode fazer jogos de formas para combinar com o sofá, mesa e outras mobílias, fazendo da decoração algo personalizado.

Powered by Rock Convert

3. Faça medições e use fita para separar antes da pintura

Uma correta medição é indispensável para qualquer obra, e não é diferente quando a questão é pintura de meia parede. Para isso, use uma fita métrica para marcar os espaços da pintura e separar os quadrantes. Faça isso antes da pintura, para garantir que os traços saiam precisos.

4. Comece pela cor mais clara

Para uma melhor uniformidade da pintura é sempre indicado começar pela cor mais clara. Após a primeira demão, faça a marcação com fita adesiva e barbante para pintar a outra parte da parede com a cor da sua escolha.

5. Use a criatividade

Já falamos que você pode abusar das linhas para fazer uma decoração bem criativa. Mas a pintura de meia parede pode ter diversas variações a serem exploradas para deixar a sua casa com um ambiente bem moderno e descontraído.

Na vertical, é possível usar a pintura de meia parede para separar espaços. Já na diagonal, ela pode ser usada para fazer a estilização com as demais decorações, e assim por diante.

Você ainda pode pintar o teto, aproveitando a continuidade das cores da parede, o que dá um aspecto modernista ao seu ambiente.

6. Use cores vibrantes para criar ambientes alegres

Se a intenção é criar um ambiente alegre, as cores mais vibrantes são as ideais, pois elas proporcionam uma maior interação com os ambientes, incentivando o movimento e a criatividade.

7. Use core neutras para criar ambientes de concentração

Já a pintura de meia parede nas cores neutras é usada para criar ambientes nos quais você busca a calma, a concentração e o descanso. Essas cores são muito usadas em quartos de bebês, por exemplo.

8. Pinte sem restrições

Não existe restrições de cômodos para receber a pintura em meia parede. Cozinha, quarto, banheiro (com pinturas em azulejos) e onde mais a sua imaginação fluir são lugares que podem receber a pintura em meia parede, incorporando essa tendência com facilidade!

Aliás, é justamente por isso que a pintura de meia parede se popularizou, já que sempre tem um ambiente da casa que necessita de uma pintura nova. Nesse contexto, uma opção prática e criativa é usar a técnica da pintura da meia parede.

Como vimos ao longo desta leitura, a pintura da meia parede é ideal para revitalizar ambientes, dando a eles um ar moderno, agradável e até mesmo confortável aos olhos. Além disso, a técnica pode ser usada para criar ambientes únicos.

Ao colocar em prática essas dicas de como fazer uma pintura de meia parede em casa, você tem a garantia de bons resultados e, o melhor, usando a criatividade e gastando pouco!

Se você gostou deste artigo sobre pintura de meia parede, deixe seu comentário conosco!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

Dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio em que a loja vende produtos de forma online sem precisar manter estoque para realização dessa venda. Em resumo;

Abrir bate-papo
Fale com a gente!