5 dicas essenciais para decorar a porta da sua casa

As portas são elementos essenciais para a funcionalidade de um cômodo, pois funcionam como dispositivos de entrada, saída, segurança, privacidade, iluminação e ventilação. No entanto, elas podem ir além: a decoração de porta é um detalhe muitas vezes esquecido, mas que pode valorizar e dar mais personalidade à estética de qualquer ambiente.

A boa notícia é que não é preciso comprar peças novas. Você mesmo pode dar um charme às portas da sua casa de uma maneira bastante prática e fácil. Quer saber como decorar porta? Acompanhe nossas dicas de DIY e inspire-se!

1. Customize suas portas com fita adesiva

Uma das maneiras mais rápidas e baratas de fazer uma bela decoração de portas é com fita adesiva. O mercado conta com uma infinita variedade de modelos com cores, estampas, larguras e, até mesmo, texturas. Basta escolher a que melhor combina com o estilo decorativo do ambiente e criar formas lineares bem legais para dar uma cara totalmente nova a sua porta e valorizar o espaço.

Outra opção é utilizar papel contact. Ele também conta com uma grande diversidade de modelos e padronagens. Para fazer algo exclusivo, você pode cortá-lo em formatos menores (os triangulares são os mais utilizados) e criar desenhos geométricos únicos em sua casa.

2. Aposte na plotagem das portas de vidro

Plotagem é a impressão de desenhos em grandes dimensões. Essa é uma técnica bastante utilizada para decorar portas de vidro, mas pode ser aplicada em outros materiais, como madeira e laca, pois é possível imprimir em adesivo que gruda com perfeição sobre a superfície.

No entanto, é preferível optar pela plotagem nas portas lisas, sem relevo ou marcas do tempo. Desse modo, a gravura ficará totalmente fixada e com um acabamento mais refinado.

3. Use papel de parede ou tecido para acrescentar textura ao ambiente

O mesmo papel de parede que é utilizado para decorar as paredes internas de um cômodo pode ser aplicado nas portas. Além das estampas variadas, há modelos que reproduzem fielmente outro material, como madeira, pedra e outros. Da mesma forma, há tecidos adesivos que podem ser colados nas portas.

Esse material, por si, já enriquece a decoração por apresentar uma textura bem característica. Escolha estampas que harmonizem com a decoração do ambiente e fixe com cola para tecido.

A técnica chamada decoupage oferece um efeito incrível. Ela consiste em unir pequenos pedaços de tecido coloridos e estampados para criar uma aparência com muita personalidade.

4. Transforme a porta em uma lousa

A tinta lousa se transformou em uma forte tendência das pequenas reformas. Além de um toque moderno e irreverente, ela acrescenta funcionalidade onde é aplicada, pois permite escrever recados, lembretes, dedicações e fazer desenhos, que podem ser apagados sempre que desejar.

Também há uma opção mais prática, que é o adesivo que imita lousa. O acabamento é o mesmo, mas essa é uma maneira mais rápida de aplicar.

5. Pinte suas portas

Para um estilo mais convencional e que combina que com qualquer decoração, o ideal é optar pela pintura das portas. No entanto, ao comprar a tinta, atente para escolher a apropriada para o material. Pintar a porta também é a melhor alternativa para as peças que têm relevo ou marcas do tempo.

Além de pintar de uma única cor, você pode escolher uma decoração com mais de uma cor. Tudo dependerá das suas habilidades com o pincel e rolo. De qualquer modo, sempre proteja o piso com uma lona plástica. Respingos são muito comuns durante uma pintura e, ao utilizar uma cobertura, o revestimento do piso permanecerá intacto.

Enfim, decorar porta é uma ótima maneira de imprimir sua personalidade e enriquecer o visual dos ambientes. Escolha a forma que mais combina com seu estilo e mãos à obra!

E então? Qual dessas dicas você vai usar? Deixe um comentário contando para a gente!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

Dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio em que a loja vende produtos de forma online sem precisar manter estoque para realização dessa venda. Em resumo;

Abrir bate-papo
Fale com a gente!