Como o filme agrícola difusor de luz ajuda no aumento do cultivo hidropônico

O cultivo hidropônico vem ganhando cada vez mais espaço na nossa economia. Isso acontece porque a necessidade de pouco espaço e a racionalização do uso de água são pontos importantíssimos hoje em dia. Além disso, a hidroponia fomenta a redução do uso de agrotóxicos.

A partir disso, os agricultores investem mais nessa técnica e alcançam bons resultados. Contudo, nada acontece por acaso. É necessário utilizar materiais adequados e ter uma infraestrutura pronta para atender às necessidades da produção.

O filme agrícola difusor de luz surge como uma boa opção para quem deseja modernizar a fazenda e ter mais qualidade na safra. Neste post você vai aprender mais sobre o assunto e descobrir como é possível melhorar a sua rotina de trabalho e ter o aumento do cultivo hidropônico. Confira!

O que é o filme agrícola difusor de luz?

É um material utilizado para proteger plantações de intempéries climáticas e garantir as condições ambientais ideais para o cultivo hidropônico.

O filme agrícola difusor se difere dos outros modelos porque é composto por aditivos específicos, que otimizam a difusão da radiação solar incidente. Assim sendo, o crescimento do vegetal acontece em um menor intervalo de tempo, com mais qualidade.

Lembre-se de que existem vários aditivos, como tintas e polímeros. Desse modo, você pode utilizar o material adequado ao espectro de luz ideal para cada cultura. Outro ponto muito importante está relacionado à espessura do material, que interfere na vida útil do produto e em sua tensão superficial.

Como ele é aplicado?

As estufas agrícolas são velhas conhecidas dos agricultores. Elas são construídas com vários materiais, e um deles é o filme agrícola difusor de luz.

Esse material é utilizado na cobertura da estrutura, a fim de melhorar a distribuição de raios solares do lado interno e impedir a ação de chuvas e temporais. Junto com um pé-direito acima de 3,5m, é possível evitar problemas de superaquecimento e facilitar a movimentação das massas de ar.

Quais são as vantagens proporcionadas pelo filme agrícola difusor de luz no aumento do cultivo hidropônico?

Abaixo, listamos alguns benefícios que o produto proporciona em uma fazenda:

Melhor distribuição de luz

O principal benefício está relacionado ao aumento da eficiência na distribuição de luz dentro do ambiente protegido.

Como toda a produção agrícola depende de fotossíntese, é possível garantir a difusão correta de luminosidade e otimizar o processo de crescimento vegetal em tempo, qualidade e quantidade.

Contudo, antes de escolher o filme agrícola difusor de luz, você deve analisar qual cultura está sendo plantada. Saiba que algumas características podem ou não influenciar positivamente a fotossíntese, como:

  • tipo de aditivo;
  • opacidade do plástico;
  • tipo do filme;
  • cor do filme.

Quem escolhe o produto mais barato se esquece dessas questões e atrapalha o ritmo produtivo do cultivo hidropônico.

Portanto, a fim de alcançar as vantagens citadas, entenda como é exatamente a distribuição de luz na estufa. Sempre entre em contato com o fabricante do produto se alguma dúvida surgir.

Garantia de produtividade

Já se foi a época em que os produtores rurais dependiam da sorte para ter sucesso na plantação. Hoje em dia existem inúmeras tecnologias que mantêm a qualidade do produto e oferecem segurança ao plantio.

O filme agrícola permite que você proteja as hortaliças e possa plantá-las e colhê-las durante todo o ano. Isso quer dizer que a demanda do mercado pode ser atendida da melhor forma, aumentando as suas vendas e a produtividade da equipe.

Como a agropecuária brasileira é uma das que mais cresce no mundo, você precisa acompanhar esse ritmo e aproveitar as oportunidades existentes.

Proteção contra pragas

De forma semelhante ao item anterior, as pragas, como gafanhotos e lagartas, destroem plantações em todo o país. Quem não se previne dessa situação acaba perdendo boa parte do que foi plantado.

A produção protegida com o filme agrícola é muito mais resistente à ação de pestes, e mesmo se esses patógenos surgirem na sua fazenda, o cultivo hidropônico facilita o controle e o torna mais eficiente.

Quem deve utilizá-lo?

Cada cultura tem características únicas, que devem ser respeitadas a qualquer custo. Uma técnica que apresenta bons resultados para a alface, por exemplo, pode não demonstrar os mesmos números com outras hortaliças.

Quando se fala em difusão de luz, o tomate é um fruto que demanda grande quantidade de luminosidade, principalmente em regiões fora do nordeste brasileiro.

Se existirem problemas na iluminação da plantação de tomate, o ritmo de produção é colocado em risco.

As principais limitações encontradas são:

  • uso de filme agrícola difusor de luz indevido;
  • baixa luminosidade local;
  • excesso de nebulosidade na fazenda;
  • materiais sujos, com poeiras e fuligens.

Desse modo, o filme agrícola difusor deve ser utilizado como uma alternativa, a fim de solucionar as questões que atrapalham o desempenho da produção. Ele não é indispensável, mas pode ser a solução ideal para que a plantação tenha a quantidade de luz suficiente.

Ambientes protegidos com muitas vigas, por exemplo, geram sombras no cultivo hidropônico. Como consequência disso, a incidência de luz solar é reduzida. Da mesma forma, climas com muita nebulosidade ou intermitência de luz atrapalham o crescimento das hortaliças. Nessas situações, o filme agrícola difusor de luz apresenta uma saída interessante, já que homogeniza a luminosidade dentro da estufa.

Com a leitura deste conteúdo, você entendeu mais sobre um material que auxilia a produção hidropônica em nosso país: o filme agrícola difusor de luz. Saiba que o produto pode ser aplicado em diversos cultivos, mas nunca se decida por ele sem antes analisar as características de cada vegetal. Tenha em mente que cada cultura tem necessidades diferentes, principalmente quando se trata da incidência de luz solar.

Ao aplicar um produto qualquer, você abre brechas para falhas e mais atrapalha do que ajuda a sua produção. Por isso, faça uma pesquisa de mercado e encontre um parceiro pronto para atender às suas necessidades e oferecer produtos de qualidade, como a Lonax.

O que você achou do nosso conteúdo? Quer encontrar os melhores produtos do mercado e garantir o aumento do cultivo hidropônico? Basta entrar em contato conosco e se preparar para revolucionar a sua produção na fazenda!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

A curiosa origem do kart

Um modo de espantar o tédio e injetar um pouco de adrenalina. Foi essa a motivação de alguns militares nos EUA que, após a segunda

Dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio em que a loja vende produtos de forma online sem precisar manter estoque para realização dessa venda. Em resumo;

Abrir bate-papo
Fale com a gente!