Coronavírus e o mercado: quais cuidados as empresas devem tomar?

O avanço do Coronavírus fez com que o mundo todo se mobilizasse para conter sua disseminação. Neste tipo de situação, a saúde humana e o controle da pandemia exigem extrema atenção e foco. Governos definiram protocolos para monitorar a doença e tomar as atitudes necessárias à contenção do problema.

No entanto, empresas também têm deveres no que diz respeito às medidas de prevenção e contenção do vírus. Reunimos recomendações importantes para que os gestores atuem com responsabilidade em momentos de crise, como o atual. Quer saber mais sobre a relação entre coronavírus e o mercado? Continue a leitura!

Forme equipes de tomada de decisões de emergência

Defina um time para assuntos urgentes temporários. Informações e recomendações podem mudar rapidamente, e é fundamental que a sua empresa esteja preparada para diferentes cenários.

A equipe deve criar um plano de emergência com a intenção de garantir que as tomadas de decisão aconteçam o mais rápido possível, para minimizar os efeitos da crise. Assim, precisam abordar medidas com relação a colaboradores, fornecedores, parceiros, negociações etc.

Preze pela saúde das pessoas

Do mesmo modo que as atividades corporativas interferem na rotina e na circulação das pessoas pelas cidades, suas decisões também impactam profundamente nas consequências que uma pandemia é capaz de causar à sociedade.

Se uma empresa não consegue oferecer um ambiente seguro para que seus colaboradores desenvolvam o trabalho, deve dispensá-los. Portanto, precisam dar condições para que todos os funcionários se protejam e cuidem de familiares doentes ou em quarentena.

É vital que os empreendedores respeitem e se adéquem às medidas adotadas pelo Governo e às recomendações das autoridades da saúde. Afinal, todas as pessoas são afetadas de alguma forma por qualquer orientação anunciada.

Use a tecnologia para evitar contatos pessoais

Como uma das principais ações de prevenção ao Coronavírus consiste em evitar o contato direto com pessoas, o uso da tecnologia é uma estratégia bastante eficaz para manter grande parte das atividades empresariais e garantir produtividade.

Adotar o home office e realizar atendimentos via videoconferências ou aplicativos de mensagens ajuda a manter a comunicação entre os colaboradores e diminui o impacto sofrido pelas restrições recomendadas.

Se a sua empresa ainda não utiliza essa tecnologia, aproveite o momento para implementá-la e otimizar os processos.

Mantenha seu público bem informado

Em meio a tantas incertezas, novas resoluções são tomadas a todo instante e as pessoas desejam saber de que forma isso as afetará. Por isso, é preciso manter tanto o seu público interno quanto o externo bem informados sobre o que acontece.

Para isso, utilize vários canais de comunicação para compartilhar informações. Como estamos em uma situação de emergência, vários dados divulgados nesse momento podem perder relevância em pouco tempo. Sendo assim, certifique-se de que todos estão atualizados sobre o que ocorre.

Agora que entendeu melhor a ligação entre Coronavírus e o mercado, coloque em prática as recomendações acima. É imprescindível que cada um faça a sua parte, seja como gestor, empregador ou colaborador, para mitigar os efeitos negativos da pandemia no setor econômico.

A perspectiva dá conta de que tudo tende a se resolver em alguns meses. Não sabemos ao certo em quanto tempo, mas a certeza é que o problema chegará ao fim. Por isso, precisamos respirar fundo e decidir, com um bom planejamento, o que faremos até lá.

Quer mais sugestões para ter sucesso corporativo? Siga a Lonax nas redes sociais: estamos no Facebook e no Instagram!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

A curiosa origem do kart

Um modo de espantar o tédio e injetar um pouco de adrenalina. Foi essa a motivação de alguns militares nos EUA que, após a segunda

Abrir bate-papo
Fale com a gente!