Coronavírus (COVID 19): o que é preciso saber sobre o tema?

pandemia do novo Coronavírus tem assutado o mundo todo, com o assunto tomando conta de noticiários e redes sociais. Entretanto, diante de tantas notícias desencontradas, ainda há uma série de dúvidas sobre o assunto.

Por se tratar de um problema com elevado potencial de propagação, é fundamental que a população esteja bem informada para conter a disseminação do vírus.

Neste post, esclarecemos as principais questões a respeito do Coronavírus: formas de transmissão, como se proteger e, ainda, a diferença entre quarentena, isolamento e distanciamento. Confira!

O que é Coronavírus (COVID-19)?

O Coronavírus pertence a uma família de vírus denominada Coronaviridade, conhecida desde os anos 1960 e capaz de causar doenças tanto em animais quanto em humanos.

Em pessoas, esses vírus podem ocasionar desde uma simples gripe até enfermidades de maior risco, a exemplo da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).

O novo agente de Coronavírus foi detectado inicialmente na China, recebendo o nome de SARS-CoV-2 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A nova doença provocada por ele ganhou o nome de COVID-19.

Quais são as formas de transmissão do Coronavírus?

As formas de transmissão do vírus ainda estão sendo investigadas pelas autoridades da saúde, mas sabe-se que ocorre a disseminação por gotículas respiratórias ou contato. Ou seja, a transmissão pode acontecer a partir das seguintes maneiras:

  • vias respiratórias: ar e de gotículas provenientes de espirros, tosse e fala de pessoas contaminadas;
  • contato físico direto: apertos de mão, beijos, abraços ou outros tipos de toque;
  • contato com superfícies contaminadas: compartilhamento de utensílios, ferramentas, objetos ou toque em maçanetas, corrimões e outros.

E os cuidados necessários para se proteger?

Ministério da Saúde no Brasil e a Organização Mundial da Saúde listaram várias orientações para que a população se proteja do vírus. São elas:

  • lavar as mãos com água e sabão frequentemente por no mínimo 20 segundos. Caso não tenha água e sabão, utilize álcool em gel;
  • não tocar nos olhos, boca e nariz com as mão não higienizadas;
  • não ter contato próximo com pessoas doentes;
  • cobrir a boca e o nariz com um lenço ao espirrar ou tossir e, em seguida, descartá-lo;
  • desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;
  • não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres;
  • lavar bem as frutas, verduras e vegetais antes de consumi-los;
  • manter ambientes bem ventilados.

Existe diferença entre quarentena, isolamento e distanciamento social?

O isolamento tem como objetivo conter e separar pessoas que tenham sido classificadas como caso suspeito, confirmado, provável, assintomático ou contactante de casos confirmados. Ele pode ser feito em ambiente domiciliar, hospital privado ou público, conforme recomendação médica. Em geral, o período é de 14 dias.

Por sua vez, a quarentena é uma medida restritiva para o trânsito de pessoas. Por isso, determina-se mediante ato administrativo formal, com publicação em Diário Oficial. Por meio dela, serviços e comércios considerados não essenciais não podem funcionar, mas existem restrições.

Já o distanciamento social é a medida adotada por locais para evitar a aglomeração de pessoas. São feitas sinalizações nos estabelecimentos para que as pessoas respeitem o espaço mínimo de um metro e meio de distância entre si.

Ainda se recomenda outras práticas, como o uso de máscaras pelos funcionários e a limpeza constante de objetos utilizados no trabalho, como carrinhos de supermercados, máquinas de pagamento com cartão etc.

Enfim, o Coronavírus tem uma transmissão muito rápida. Contudo, felizmente, os cuidados necessários para se proteger são fáceis de serem incorporados à rotina. Mas lembre-se de levá-los bastante a sério.

Assim, você protege a sua saúde e a das pessoas próximas. Também é fundamental que todos acrescentem os novos hábitos à rotina, pois a conduta de cada um influencia no bem-estar geral.

E então, agora o assunto ficou mais claro? Compartilhe o post nas redes sociais para que outras pessoas também saibam como evitar a propagação do Coronavírus!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

Design com alma brasileira

A Lider Interiores é uma empresa brasileira do ramo moveleiro, fundada em 1945 por João da Mata Nogueira na cidade de Carmo do Cajuru, Minas

Abrir bate-papo
Fale com a gente!