Conheça 7 tecnologias na construção civil e como elas podem facilitar a sua vida

Assim como em quase todos os segmentos profissionais, a tecnologia na construção civil trouxe muitos avanços e novas formas de realizar o trabalho e também facilitou a sua gestão. O empresário e o mestre de obras têm à sua disposição novas possibilidades que permitem otimização do tempo, redução de custos e mais sustentabilidade, entre outras vantagens.

Empresas de pesquisa e universidades em todo o mundo estão envolvidas com o desenvolvimento de novas tecnologias e abordagens diferenciadas na atividade de construção. O mercado e o meio ambiente agradecem.

Continue com este post: conheça sete tecnologias na construção civil e saiba como elas podem facilitar a sua vida!

1. Contrapiso autonivelante

Conhecido também como piso autoescoante, consiste em uma alternativa de revestimento capaz de ser instalado mesmo sobre pisos já existentes.

Apresenta a característica de não possuir emendas. Capaz de corrigir imperfeições e desníveis do piso anterior, a sua aplicação é rápida e essencialmente prática.

2. Tijolos inteligentes

Inspirados nas peças do conhecido brinquedo de montagem Lego, os tijolos inteligentes são otimizados para a construção de residências, principalmente. Possuem encaixes dotados de forte adesivo que dispensa a utilização de massa para o assentamento. Trata-se de uma tendência muito prática observada na construção.

Outras vantagens estão no isolamento térmico interno existente nos tijolos, que também são dotados de perfurações próprias para as instalações hidráulicas e elétricas, facilitando o trabalho de implantação de tubulações e condutores.

3. Asfalto permeável

O asfalto permeável é capaz de resolver um grande problema das cidades: a impermeabilização, responsável em grande parte pelas enchentes.

A principal característica desse produto é a alta permeabilidade; isto é, ele permite que as águas de chuva atravessem o piso asfáltico, reduzindo o escoamento superficial e sua acumulação nas ruas, avenidas e pátios.

4. Bioconcreto

O bioconcreto associa à mistura tradicional do concreto uma bactéria (Bacillus pseudofirmus). Esse microrganismo é capaz de se multiplicar quando exposto à umidade e ao oxigênio, como nas condições observadas em uma rachadura.

Desse modo, ao se multiplicar, as bactérias liberam calcário no ambiente. Esse calcário é que regenera as trincas onde se reproduzem. O seu criador, o holandês Henk Jonkers, recebeu o prêmio de melhor inventor europeu em 2015.

5. Caminhos plásticos

Formalmente conhecidos como “caminhos plásticos de serviço de alta densidade para obras”, são construídos de resinas plásticas de alta densidade. Podem ser utilizados com a função de base de plataforma para guindaste e na montagem de torres de energia eólica ou linhas de transmissão de eletricidade.

Os caminhos plásticos também têm aplicação na ampliação de pavimentos já existentes, assim como no aumento do espaço de armazenamento.

6. Impressoras 3D

As impressoras 3D chegaram ao segmento da construção civil: são de capazes construir ruas e casas com inúmeras vantagens. Para começar, o tempo consumido na obra pode ser reduzido em até 10 vezes, facilitando o cumprimento do cronograma da obra.

Outro importante benefício de sua utilização é a economia de material, uma vez que praticamente não há perdas. A construção envolve um processo aditivo por meio da aplicação de sucessivas camadas do material estrutural utilizado (uma combinação de cimento e fibra de vidro).

7. Aplicativo de integração do canteiro com o escritório

Embora as principais decisões de uma obra sejam tomadas no escritório da empresa, as operações efetivamente ocorrem no canteiro de obras. Desse modo, a comunicação entre esses dois setores deve ser otimizada e facilitada.

Nesse sentido, um sistema único de integração entre os diversos segmentos envolvidos permite o compartilhamento de imagens, relatórios e qualquer documento. Além disso, a interação imediata entre os responsáveis substitui com vantagens os sistemas de conversas tradicionais faladas ou escritas, via celular.

Se você gostou deste post sobre tecnologia na construção civil, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais. Eles vão gostar novidades que você mostrar!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

Os Ps do marketing – Parte 3

Os Ps do marketing (ou o Mix de Marketing), foram definidos por Jerome McCarthy — um professor da área que tentou explicar os “ingredientes” para

A Evolução do Marketing – Parte 2

Marketing 1.0   Na primeira metade do século 20, o marketing surgiu em um contexto que a produção em massa era muito popular. O objetivo era,

É “só” Marketing? – Parte 1

A palavra “Marketing” não tem tradução direta para o português. Na busca de um significado simples, a maioria das pessoas confunde Marketing com Publicidade e

Abrir bate-papo
Fale com a gente!