Confira as principais informações sobre hidroponia de alface!

6 minutos para ler

Você já pensou em fazer o cultivo de hidroponia de alface? Com essa técnica, é possível fazer o cultivo desse e de outros alimentos de forma saudável. No campo, para produção em larga escala, o ideal é manter o cultivo em um ambiente amplo, com o aproveitamento da luz solar. A particularidade desse cultivo fica por conta do plantio das mudas na água, ou seja, sem o solo, o que é relativamente barato para a cultura e muito rentável na hora da venda.

Quer saber mais sobre a hidroponia de alface? Então, continue a leitura!

Como cultivar especificamente a alface hidropônica?

A primeira coisa a se pensar é como fazer o plantio, sem necessariamente utilizar um solo fértil. Desde os tempos antigos, a humanidade sempre se preocupou em utilizar novos recursos, com o objetivo de assegurar um plantio e uma colheita fartos, sem a necessidade do solo. Os habitantes dos Jardins Suspensos da Babilônia, por exemplo, utilizavam esse tipo de cultivo. Atualmente, na correria do dia a dia e com a alta demanda por produtos rápidos e econômicos, além de uma tendência cada vez maior para uma alimentação saudável, a hidroponia tem ganhado mais espaço.

Como a alface é um vegetal muito presente na alimentação do Brasileiro, e seu consumo é quase que diário, esse tem sido um mercado vastamente explorado e com grande potencial de lucro, já que o custo da operação do plantio é relativamente baixo. O processo de hidroponia de alface consiste em um cultivo simples, mas que exige alguns cuidados. Utilizando um modelo de jardim vertical ou, até mesmo, o floating, que é outra técnica do cultivo, é possível obter uma alface limpa e sem pragas — que naturalmente são atraídas em outros tipos de ambientes de plantio da alface.

Como funciona o sistema de cultivo hidropônico?

O cultivo hidropônico é ideal para quem deseja explorar a produção de alface e até outros vegetais em larga escala, garantindo alimentos orgânicos e saudáveis, com menor risco de perdas, como acontece no método tradicional.

Isso acontece porque não existe contato com o solo. E essa técnica de hidroponia de alface evita a chegada de pulgões e formigas, o que reduz consideravelmente o uso e consumo de alfaces com inseticidas orgânicos e outras soluções de trato da alface em geral. Usando-se, por exemplo, o plantio de hidroponia de alface Cinderela, temos a divisão em três fases, que seriam os métodos de cultivo, sendo elas: semeadura, berçário e produção definitiva — que seriam tubos na vertical.

Como é o processo do plantio na prática?

No Brasil, o processo mais conhecido de cultivo de alfaces pela técnica hidropônica é o NFT, um método realizado por meio de plantio em canos de PVC, sendo mais econômico. A fase de germinação é dividida em fases de escuro, em que é induzida a germinação que necessita de 24 a 48 horas. Após esse processo, é transferida para a bancada de germinação, onde permanecerá entre 7 e 10 dias. Após a fase de produção da muda, que varia entre 8 e 12 dias, a mesma é transferida para o processo que envolve de 22 a 25 dias para a colheita da alface hidropônica. O ciclo final encerra-se aproximadamente entre 38 e 47 dias.

Quais são as suas etapas construtivas pelo método NFT?

Como dito anteriormente, o sistema NFT é feito em tubos de PVC, onde as raízes se estendem para dentro do cano. Assim, o crescimento acontece lentamente dentro desse recipiente, no qual vai acontecendo a nutrição, à medida que a água entra em contato direto com as raízes. O cano precisa ficar levemente inclinado, propositalmente, para facilitar o escoamento dessa solução nutritiva, que, além da água, é composta, geralmente, por Nitrato de Cálcio, Nitrato de Potássio, Fósforo, Sulfato de Zinco, dentre outros nutrientes essenciais.

O ciclo de nutrição acontece pelo escoamento da raiz até a parte baixa, retornando ao reservatório onde se encontra a solução. Assim, é desencadeado um processo de bombeamento e recirculação do sistema construtivo para alimentar o plantio da hidroponia, mais especificamente da alface. Vale ressaltar que, nesse processo, não existe desperdício na hidroponia de alface. Lembrando-se de que a solução é ajustada para garantir e suprir todas as demandas nutritivas da alface.

O verdadeiro segredo está na qualidade gerada, no controle do sistema como um todo, o qual permite uma hidroponia de alface de qualidade. Também é importante pensar que o método de manutenção NFT é um modelo com baixa manutenção, sendo importante apenas verificar todos os dias o nível de PH da solução, no recipiente do cano, mantendo-o entre 5,8 e 6,4. A concentração dos nutrientes também precisa ser sempre analisada.

Outro ponto importante a ressaltar é a recomendação de espuma, ou de produtos com espuma, para que as alfaces consigam desenvolver-se fora do solo tradicional. Desse modo, é fundamental que o material tenha porosidade, permitindo o desenvolvimento das raízes da planta. Agora, para quem deseja optar pelo uso de estufas, vale observar a questão da luminosidade e da temperatura do ambiente em razão da umidade relativa do ar, o que garante um crescimento saudável.

Como funciona o processo de colheita e armazenamento da alface hidropônica?

Sem perder a qualidade, e com suas raízes já cortadas, normalmente, aconselha-se serem aparadas com uma tesoura, ou envolvidas pela haste superior. O tempo de armazenagem varia entre duas semanas. Lembre-se de que um local com baixa temperatura e alta umidade interfere no tempo pós-colheita. Um grande benefício desse tipo de cultivo é que, como não há terra envolvida, a alface permanece limpa, não havendo a necessidade de lavar antes de comercializá-la, facilitando o processo de embalagens individuais e garantindo, assim, um melhor manuseio e transporte até o cliente final.

Assim, o cultivo de hidroponia de alface é uma técnica muito eficiente, econômica e com alta rentabilidade para o produtor, além de ter uma ótima aceitação no mercado, fazendo dele uma grande tendência, inclusive, para outros alimentos. Outra vantagem é que essa cultura não requer o uso de agrotóxicos, o que torna os alimentos mais saudáveis.

Se você gostou deste artigo sobre as principais informações sobre hidroponia de alface, compartilhe nas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso ao tema!

Você também pode gostar

Deixe um comentário