Confira 3 dicas para escolher a tinta para parte interna

No mercado de tintas há uma imensa variedade de cores e quatro tipos de acabamentos — fosco, acetinado, semibrilho e brilhante. Diante dessa diversidade, fica difícil saber qual é a melhor tinta para parte interna.

Por isso, neste post, apresentaremos 3 dicas para ajudar você a fazer a melhor escolha para a sua obra. Confira!

1. Leve em conta o tipo de superfície a ser pintada

Algumas tintas não são aconselháveis para determinadas superfícies. Por isso, é fundamental ter em mente o material em que será aplicada a pintura. Dessa forma, listaremos os tipos de tintas para parte interna e para quais superfícies são mais indicadas.

Tinta látex ou PVA

É à base de água e a mais barata, porém é encontrada somente no acabamento fosco. Por ter baixa lavabilidade, é recomendada para áreas em que não há muita manutenção. É adequada para madeira, gesso e alvenaria.

Tinta acrílica

Também à base de água, porém é encontrada nos acabamentos acetinado, fosco e semibrilho. É a mais versátil das tintas, pois pode ser usada em madeira, cerâmica porosa, alvenaria, gesso, reboco com cal, concreto, tijolos e cimentados.

Tinta epóxi

Há à base de água e também à base de solvente. É um produto bastante resistente à ação de produtos químicos e do tempo. No entanto, sua aplicação não é tão simples e requer certa técnica. Seu uso é recomendado para azulejos, fibras de vidro e pisos.

Tinta verniz, esmalte e óleo

Esses três tipos de tinta não são indicados para áreas internas, porque “sufocam” a parede, favorecendo o aparecimento de bolhas e descascamentos. Além disso, caso seja necessária uma futura repintura, sua remoção é bem trabalhosa e exigirá mão de obra extra.

2. Escolha o acabamento da tinta conforme o ambiente

A escolha não deve se basear somente na estética, como também em sua adequação ao ambiente.

Acabamento fosco

Disfarça pequenos defeitos e irregularidades nas paredes e também na diluição da tinta; possibilita retoques sem marcas, proporcionando maior uniformidade à pintura. O acabamento fosco dá um aspecto aveludado à parede, principalmente quando tonalidades escuras são usadas.

Já que não tem brilho, contribui bastante para a iluminação difusa. Porém, como apresenta textura porosa, facilita o acúmulo de sujeira. Dessa forma, não é indicada para ambientes que requerem limpeza frequente.

Acabamento acetinado

Possui um leve toque de brilho, sendo ideal para cores claras. Pode ser usada tanto em paredes quanto em portas e rodapés. A limpeza é fácil, sendo necessário apenas um pano úmido. Assim, esse acabamento é perfeito para salas, quartos e corredores.

Acabamento semibrilho

Apresenta brilho intermediário e é ideal para cômodos onde há umidade e que são lavados com bastante regularidade, como banheiros, lavabos, lavanderias e cozinhas. Além disso, as superfícies mais brilhantes tendem a ter mais durabilidade que as foscas. Mas é preciso atentar às imperfeições da parede, pois esse acabamento não as esconde com tanta eficiência.

3. Não deixe de ler a embalagem

Cada produto possui suas particularidades. Por isso, todas as informações e instruções necessárias vêm descritas na embalagem. Lá você encontrará esclarecimentos sobre o rendimento da tinta de acordo com o material com o qual será aplicada, tempo de secagem, se há proteção contra fungos e mofos e se a tinta possui cheiro.

Enfim, como você pode perceber, é preciso analisar o local e superfície para, então, escolher com maestria a tinta para parte interna. Independentemente de qual for utilizar, não se esqueça de proteger o chão e demais lugares com lona, a fim de evitar respingos e, assim, dar ainda mais qualidade ao seu trabalho!

Agora que você já sabe como escolher a melhor tinta para ambientes internos, não deixe de entrar em contato com a gente para conhecer todos os nossos produtos para construção civil.

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

Dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio em que a loja vende produtos de forma online sem precisar manter estoque para realização dessa venda. Em resumo;

Abrir bate-papo
Fale com a gente!