O marketing boca a boca é, sem dúvida, a forma mais antiga de propagação de informação e é uma das ferramentas mais efetivas para alcançar e sensibilizar seu público-alvo. Afinal, ele é a divulgação da empresa ou serviço pelo próprio consumidor.
Os leads gerados por meio do marketing boca a boca são mais direcionados, pois a divulgação se dá nos círculos de confiança, como familiares e amigos, ou seja, pessoas com perfil de consumo semelhante.
Quer saber mais sobre esse tipo de marketing e os meios para utilizar essa estratégia em seu negócio? Então, continue a leitura! Vamos mostrar a importância da estratégia e apresentar dicas para implementar o marketing boca a boca em sua empresa!
Importância do marketing boca a boca
Lembre que pessoas confiam umas nas outras, por isso a interação entre consumidores é tão importante. Desta forma o conteúdo é direcionável, pois, seguirá a linha de contatos do cliente já fidelizado pela empresa.
A mensagem transmitida pela empresa será compartilhada pelo próprio cliente online e offline, através das redes sociais e círculos de conversa. Essa comunicação é altamente eficaz, pois, como utiliza o relato experimental, trás credibilidade à informação e otimiza a visibilidade da empresa.
Dicas para melhorar o marketing boca a boca em sua empresa
Proporcione um atendimento de excelência aos clientes
O primeiro contato com o consumidor pode ser decisivo para fidelizar e superar as expectativas. Sendo assim, treine sua equipe para realizar um bom atendimento, oriente quanto ao produto ou serviços prestados.
Assegure que sua equipe de vendas permaneça atenta ao feedback e disponível para auxiliar o consumidor, antes, durante e depois da aquisição.
Recompense os consumidores
É ótimo sentir-se querido e valorizado, não é mesmo? Pensando nisso, considere ações para enaltecer os consumidores fidelizados de sua empresa. Algumas ideias como condições especiais de pagamento ou entrega podem representar um diferencial significativo.
Brindes e recompensas também são interessantes e trazem boa percepção de valor aos consumidores. Utilize elementos que associem a imagem da empresa ou do produto comercializado.
Invista em marketing de relacionamento
O marketing considera não só a angariação de novos clientes, mas também, a manutenção e preservação das relações já estabelecidas. Aproveite as redes sociais e suas ferramentas para se aproximar e manter contato com o consumidor.
Valorize o feedback positivo e negativo, utilize os comentários para compreender e melhorar nos aspectos apontados. O bom relacionamento com seu público resulta em fidelização e compartilhamento espontâneo da experiência. É uma boa alternativa para propagar as informações, sem depender dos meios de massa ou mídias pagas.
Estabeleça parcerias com influenciadores
Normalmente procuramos opiniões e referências em pessoas de nossa confiança e é exatamente esta a relação entre influenciadores e seu público. Os expectadores acreditam na opinião da celebridade, daí a importância de estabelecer uma parceria.
Você já notou o impacto das publicações dos blogueiros sobre os produtos recebidos? O engajamento dos seguidores é ótimo, aproveite a credibilidade para divulgar seus produtos.
Para aproveitar o marketing boca a boca, utilize as dicas e siga esse passo a passo simples como estratégia:
- pesquise seu público-alvo: conheça seu cliente e avalie quais medidas geram reações positivas;
- planeje o marketing: estude quais conteúdos são relevantes e como abordá-los.
Como vimos, é muito importante colocar o cliente em primeiro lugar e utilizar estratégias para melhorar o relacionamento. Um consumidor satisfeito divulga espontaneamente a experiência com a empresa e realiza o eficaz marketing boca a boca.
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