Como um mestre de obras pode se destacar no mercado?

A engenharia civil é fundamental para o desenvolvimento, promovendo mais conforto e comodidade para as pessoas. Os profissionais que atuam nessa área devem prezar pela excelência: um mestre de obras precisa entender as necessidades de seus clientes para prestar um serviço de muita qualidade e eficiência.

O mercado da construção civil é muito dinâmico e concorrido. Quando menos se espera, boas oportunidades de trabalho podem surgir e é necessário estar preparado para aproveitá-las.

No nosso post de hoje você vai aprender um pouco mais sobre o valor do mestre de obras e quais os desafios que ele deve superar. Mostramos também algumas dicas para se destacar no mercado. Aproveite a leitura!

Qual é a importância de um mestre de obras?

Um canteiro de obras é um local em que acontecem várias atividades. Além disso, diversos profissionais atuam ao mesmo tempo. Em todas as situações, a qualidade e a segurança são critérios que garantem o sucesso dos ofícios.

O mestre de obras é responsável por fiscalizar, coordenar e supervisionar tudo o que acontece, do início ao fim. Esse profissional deve conhecer todas as etapas da construção, as ferramentas e técnicas utilizadas.

Em alguns casos, ele também pode trabalhar em mais de um canteiro. De qualquer forma, é fundamental que ele tenha um bom conhecimento técnico e saiba se relacionar com seus funcionários. Suas decisões asseguram os resultados positivos que o mercado tanto quer alcançar.

Como se destacar nesse mercado?

Agora você, mestre, vai ficar por dentro das melhores dicas para ganhar espaço no mercado e atrair cada vez mais clientes. Confira!

Faça cursos de capacitação

Como dito neste artigo, a construção civil passa por várias transformações. Uma técnica que hoje é utilizada na maioria dos canteiros de obras, em um curto intervalo de tempo pode “sair de moda” e ser substituída por um procedimento mais eficaz.

Os cursos de capacitação fazem com que os profissionais se mantenham atualizados com o que há de mais moderno no mercado. Existem várias opções disponíveis, levando em consideração todos os portes de obras.

Eles são essenciais para o aprendizado de aspectos importantes, como:

  • controle e organização de materiais;
  • inspeção da qualidade dos materiais;
  • logística de funcionários e recursos no canteiro;
  • acompanhamento e administração do cronograma da obra;
  • medidas de segurança;
  • matemática básica e cálculo de áreas e volumes;
  • gestão de resíduos.

Lembre-se também de participar de palestras e outros treinamentos sobre áreas mais específicas em que um mestre de obras pode atuar. Assm, você tem mais opções de atuação e consegue atender mais clientes.

Gerencie funcionários

Os funcionários que atuam em um canteiro de obras têm diversas origens e níveis de formação. Todos eles precisam agir em conjunto, para a execução correta de suas atividades.

Portanto, o mestre de obras deve saber coordenar com muita eficiência e tranquilidade. Por melhor capacitado que ele seja, imprevistos ainda podem acontecer e devem ser solucionados no menor tempo possível. Por exemplo, caso um pedreiro falte por causa de motivos de saúde, é fundamental contar com outros profissionais para substituí-lo.

Além do mais, os colaboradores de sua equipe devem confiar no mestre de obras e enxergá-lo como um bom líder. Então, tenha segurança em suas decisões e esteja preparado para dialogar com todos os envolvidos na obra. Tire dúvidas sempre que for possível e crie um ambiente amigável e aberto ao diálogo.

Compreenda os projetos

O sucesso da obra depende do cumprimento dos prazos de entrega e da compreensão dos procedimentos a serem executados. Antes de tomar qualquer atitude, o mestre de obras deve entender todos os passos e serviços descritos em seus projetos.

Os desenvolvedores dos projetos devem ser consultados sempre que surgir qualquer tipo de dúvida. Dessa maneira, as tarefas são realizadas no menor tempo possível e respeitando aquilo que foi determinado.

Tenha um bom relacionamento com o cliente

Toda construção tem como principal objetivo o atendimento dos desejos do cliente. De nada adianta realizar uma obra dentro do tempo determinado se ela não está de acordo com aquilo que foi planejado.

Assim, o mestre de obras precisa se relacionar muito bem com seus clientes. Nessas horas ele deve mostrar que está ali para ajudá-los. Sempre que as etapas forem concluídas, ele deve comunicar esse fato para atualizar os envolvidos sobre o que está sendo feito.

Com isso, ele evita problemas no decorrer de suas funções e atende às decisões dos clientes.

Use materiais de qualidade

As tecnologias para a construção civil trazem diversos benefícios para os profissionais dessa área. Com o uso de novas técnicas e estratégias, é possível superar obstáculos e vencer desafios com mais facilidade.

Como os materiais de construção são diversos e devem ser utilizados com muita eficiência, um mestre de obras deve prezar pela qualidade de seus fornecedores. Um bom exemplo? As lonas plásticas, que servem para a proteção de encostas e a cobertura de outros materiais utilizados no canteiro. Se elas não forem de boa procedência, a integridade e a segurança dos equipamentos e funcionários são colocadas em risco, não é mesmo?

Então, é preciso encontrar uma empresa que trabalhe apenas com produtos confiáveis. A certificação ISO 9001 é um diferencial que pode auxiliá-lo a escolher um fornecedor que vai ajudá-lo a fazer obras mais seguras.

Como você pode perceber, a atuação de um mestre de obras garante o sucesso da construção e faz com que ela seja realizada dentro do planejamento estipulado. Ele deve prezar pelo cumprimento das normas técnicas e pelo uso de materiais de qualidade.

Acompanhar as tendências do mercado mostra que o profissional está preocupado com a utilização de ferramentas eficientes e que reduzem os custos e os acidentes no canteiro de obras. Ele também deve dialogar com sua equipe de trabalho e compreender muito bem as vontades de seus clientes. Tomando essas atitudes, é possível aproveitar as oportunidades que o mercado oferece e ter ainda mais sucesso nas obras.

E então, o que você achou do nosso conteúdo? Está preparado para se tornar um mestre de obras de primeira? Quer ficar por dentro das novidades da construção civil e suas tecnologias? Basta seguir as nossas redes sociais: estamos no Facebook, LinkedIn e Twitter!

 

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

Dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio em que a loja vende produtos de forma online sem precisar manter estoque para realização dessa venda. Em resumo;

Abrir bate-papo
Fale com a gente!