Confira 4 dicas de como tirar umidade do piso!

A umidade é problema que não tem como esconder. Além de causar uma aparência bastante ruim nas paredes e no chão, ela também pode comprometer seriamente a estrutura. Contudo, resolver esse contratempo é algo bastante simples e rápido.

Quer saber como tirar umidade do piso? Então, continue com a leitura deste post. Apresentaremos dicas valiosas que farão você se livrar desse problema que pode, inclusive, causar danos à saúde devido ao surgimento de bolor e mofo. Acompanhe!

1. Evite limpezas pesadas

Procure não lavar o chão esfregando água para todo lado. Ao usar panos excessivamente molhados ou ao jogar água diretamente no piso, o líquido pode entrar em algumas rachaduras ou penetrar no revestimento ou rejunte, dependendo do material utilizado. Assim, ele demora a evaporar, causando a umidade.

O ideal é utilizar um pano úmido para a limpeza do chão, mas misture meio copo de álcool na água usada para molhar o pano. Desse modo, ela evapora mais rapidamente, além de facilitar a higienização do piso.

2. Mantenha a casa ventilada

Manter a casa sempre bem ventilada é uma ótima solução para tirar umidade do piso. Então, sempre que possível, deixa janelas e portas abertas para que o ar, calor e luz do sol circulem pelas peças. Isso faz com que haja menos chances de haver a retenção de líquidos. O ideal é fazer isso mesmo nos dias frios.

Para auxiliar o processo, use um ventilador ou desumidificador de ar. Vale a pena redobrar a atenção em cômodos onde são usados equipamentos como fogão, secador, ferro de passar e similares, garantindo que tenham a ventilação adequada ou, ao menos, um exaustor.

3. Faça um isolamento térmico

É essencial isolar qualquer coisa que fique coberta de condensação e esteja próxima ao piso — tubulações de água e esgoto, por exemplo. O isolamento pode ser feito com impermeabilizantes, espumas ou uma estrutura de alvenaria para isso.

O ideal é impermeabilizar o contrapiso no momento da construção. Isso evita que a umidade natural do solo suba até a estrutura da edificação, danificando a área. Também é fundamental atentar para a escolha do revestimento — madeira, vinílico e carpete também funcionam como um bom isolante térmico.

4. Verifique se há infiltrações

Em alguns casos, devido às falhas na construção ou aparecimento de trincas próximas ao chão, há infiltração, e a solução é criar barreiras contra a umidade. De modo geral, o selante de silicone é uma boa alternativa, pois adere e sela diversos tipos de materiais.

No entanto, se houver fendas ou trincas profundas, é necessário utilizar selantes adequados ao tipo de material utilizado. Caso o problema da umidade seja bastante grave, é preciso procurar por uma empresa especializada em vedação.

Agora que você já sabe como tirar umidade do piso, certamente conseguirá se livrar desse problema. Desse modo, seu revestimento e estruturas não serão danificados e não haverá mofo em sua casa. Vale lembrar que o ideal é a prevenção desse fenômeno. Para isso, ao construir ou reformar é fundamental utilizar sistemas de impermeabilização.

Tem alguma outra dica para evitar ou eliminar a umidade do piso? Ficou com alguma dúvida? Então, deixe um comentário abaixo e compartilhe suas ideias e opiniões sobre o assunto conosco!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

A curiosa origem do kart

Um modo de espantar o tédio e injetar um pouco de adrenalina. Foi essa a motivação de alguns militares nos EUA que, após a segunda

Dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio em que a loja vende produtos de forma online sem precisar manter estoque para realização dessa venda. Em resumo;

Abrir bate-papo
Fale com a gente!