Como seguir o cronograma e evitar atrasos em obras? Confira!

Ao iniciar uma construção ou uma reforma (por mais simples que seja), muitas expectativas estão envolvidas. Só de lembrar que atrasos em obras são mais comuns do que gostaríamos, já bate aquela insegurança, não é mesmo?

De fato, no desenvolvimento das atividades, pode ser que imprevistos apareçam e que a falta de planejamento e organização gere problemas.

No entanto, atrasar a entrega de uma obra não precisa ser a regra. Por isso, selecionamos algumas medidas fundamentais para lhe ajudar a seguir o cronograma e evitar dores de cabeça. Vamos lá!

Comece pelo planejamento

Planejamento é a base de tudo. Coloque no papel as suas ideias para a obra. Organize-as e crie uma hierarquia de execução. Nessa etapa, é importante já colocar o prazo de conclusão para cada atividade. Mas nada de prazos muito longos ou impossíveis de cumprir! Trabalhe com um tempo realista, dentro de suas possibilidades e da realidade da mão de obra e dos fornecedores.

No planejamento, você deve considerar também fatores como:

  • sua disponibilidade de orçamento;
  • condições climáticas;
  • datas comemorativas e feriados;
  • prazo de entrega de fornecedores;
  • outros elementos que possam influenciar no tempo de conclusão da obra.

Em casos de construção, inclua no cronograma o tempo necessário para a preparação do terreno e a montagem do canteiro de obras. Com tudo isso em mãos, fica mais prático acompanhar o andamento e prever possíveis contratempos.

Contrate mão de obra qualificada e comprometida

Uma equipe capacitada, responsável e comprometida com o sucesso da obra faz toda a diferença. Isso é indispensável tanto para a agilidade quanto para a segurança e o padrão de qualidade da entrega.

Profissionais capacitados têm muito mais condições de executar as ideias do projeto com máxima fidelidade e sem grande incidência de retrabalho. Contar com essa equipe pode até exigir um investimento financeiro maior, mas o que você economiza de material e tempo vale a pena, sem dúvida.

Atente-se ao material

Assim como contar com profissionais especializados favorece bons resultados, usar insumos de qualidade é mais um passo para uma obra sem transtornos. A seleção de produtos certificados e de alta performance reduz significativamente o risco de retrabalho e de problemas tanto durante quanto depois da obra.

Outro aspecto relacionado aos materiais diz respeito à logística. Mais uma vez, ressaltamos a necessidade do planejamento. Você precisará conciliar a entrega dos materiais ao andamento da obra para que nada dê errado.

Por exemplo, não faz sentido comprar um papel de parede antes mesmo de a parede estar pronta, certo? Da mesma forma, você não precisa comprar os azulejos para ocupar espaço enquanto a obra ainda está na fase das instalações hidráulicas.

Esteja presente no canteiro de obras

Para passar bem longe dos atrasos em obras, lembre-se também de acompanhar de perto o desenvolvimento do projeto. Participar do dia a dia da construção ou da reforma é importante para manter uma boa relação com os trabalhadores e se certificar de que tudo está sendo realizado de acordo com suas expectativas e com o projeto.

Além do mais, quando você está a par de cada etapa, caso venham a acontecer problemas, você terá mais agilidade e conhecimento para resolvê-los sem que para isso o cronograma seja prejudicado.

Com essas atitudes, fica bem mais tranquilo evitar atrasos em obras, não é? Ainda que possa haver contratempos na execução do projeto, contar com um bom planejamento, mão de obra confiável e a supervisão atenta da obra fazem com que os resultados sejam mais efetivos e uma série de problemas fique bem longe da sua construção!

Gostou das nossas dicas? Então deixe um comentário e compartilhe sua experiência conosco!

 

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

A curiosa origem do kart

Um modo de espantar o tédio e injetar um pouco de adrenalina. Foi essa a motivação de alguns militares nos EUA que, após a segunda

Dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio em que a loja vende produtos de forma online sem precisar manter estoque para realização dessa venda. Em resumo;

Abrir bate-papo
Fale com a gente!