Como proteger um muro contra infiltrações: conheça 3 dicas

Infelizmente, problemas com infiltrações são bastante comuns e o resultado estético é extremamente desagradável. Afinal, o estrago fica visível: há o surgimento de manchas escuras, descamação da pintura, desgaste do reboco, aparecimento de mofos. Além disso, a umidade pode comprometer seriamente a estrutura. Por esse motivo é fundamental saber como proteger um muro contra infiltrações.

Neste artigo, separamos 3 dicas fundamentais para preservar sua construção. Conhecendo-as, certamente você terá sucesso em suas atividades, saberá como evitar as terríveis infiltrações em suas obras e terá o conhecimento necessário para corrigir o problema em reformas. Portanto, continue com a leitura!

1. Isole os alicerces do muro

Os alicerces do muro requerem muita atenção em sua construção em razão da sua proximidade com o solo e da batida da água da chuva. Isso os tornam bastante vulneráveis à umidade, podendo causar infiltração quando não impermeabilizados da forma correta. Assim, isolar os alicerces de um muro é essencial em uma construção.

Para isso, podem ser utilizados diversos tipos de materiais, como, por exemplo: tinta de vedação ou à base de resina de PVA, manta acrílica, barreiras plásticas, dentre outros. Vale ressaltar que devem ser aplicados na base. Assim, a sustentação do muro ficará vedada e isso evitará que a umidade do solo penetre no material e suba pelas paredes.

2. Impermeabilize as paredes

A impermeabilização das paredes e muros pode ser feita facilmente durante a construção. Uma maneira bastante eficaz é incluir aditivos impermeabilizantes na argamassa. Dessa maneira, o reboco passa a ter características vedantes, evitando grandes transtornos futuramente. Outra forma é a utilização de um selante antes da aplicação da tinta.

No entanto, a impermeabilização das paredes e muros não é sempre necessária, mas é sempre bem-vinda. É recomendada caso esteja em contato direto com barrancos de terra, ou situado em algum lugar onde haja bastante umidade, ou, ainda, quando estiver virado para um terreno vizinho onde o morador não tenha controle sobre o que ocorre do lado oposto.

3. Utilize calhas, beirais e rufos no muro

A instalação de calhas e beirais é uma ótima maneira de proteger um muro contra infiltrações. Afinal, são proteções colocadas em toda a extensão superior da parede, formando uma espécie de telhado que ajuda no escoamento da água da chuva, ou seja, não deixa que a água da chuva se acumule no local.

Sem a utilização de beirais, rufos ou calhas, a parede terá menor durabilidade, pois, surgirão bolhas na pintura, mofos, rachadura no reboco e haverá o comprometimento da estrutura. Além da proteção, a instalação desses materiais ainda podem incrementar a estética do muro.

Enfim, seguindo as dicas aqui apresentadas de como proteger um muro contra infiltrações, com certeza você terá mais qualidade em suas obras e reformas. Vale lembrar que a umidade em paredes traz inúmeros e grandes transtornos, e um bom profissional deve saber como evitar e resolver esses problemas tão comuns em obras.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida ou tem mais dicas a acrescentar, deixe um comentário neste post e compartilhe suas ideias sobre o assunto!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

Dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio em que a loja vende produtos de forma online sem precisar manter estoque para realização dessa venda. Em resumo;

Abrir bate-papo
Fale com a gente!