Como proteger o piso durante a obra? Confira estas 4 dicas

Quando a reforma é parcial, é preciso tomar grande cuidado para não danificar as estruturas que deverão permanecer. Nesse contexto, quando as devidas precauções não são tomadas, o revestimento pode sofrer arranhões ou respingos de tintas e argamassa. Portanto, é fundamental saber como proteger o piso durante a obra.

Para isso, neste artigo, separamos 4 materiais utilizados para cobrir o assoalho a fim de evitar danos que muitas vezes são irreparáveis e representam gastos a mais com a reforma. Continue a leitura para saber qual é o mais adequado para cada caso!

1. Jornal

O uso de jornal para forrar o piso só é recomendável se a reforma for bem pequena, como a pintura de uma única parede, por exemplo. Se a área for muito grande, seriam necessárias muitas emendas. Além disso, por ser leve e fino, o jornal pode se rasgar e sair do lugar com facilidade, deixando o piso sujeito a danos.

Porém, como já dito, para obras pequenas, pode ser usado com tranquilidade. Uma boa dica é fixá-lo no chão com fitas adesivas. Dessa forma, ele não sairá do lugar. Também é preciso cuidar para não haver muita circulação de pessoas sobre o jornal, já que ele é bem frágil.

2. Papelão

O papelão é um material que cumpre bem a função de proteger o piso. No entanto, é preciso evitar possíveis frestas entre as folhas e a parede, pois nesses espaços pode escorrer tinta, solvente ou outro material que esteja sendo usado na obra e que pode causar estragos no revestimento do chão.

De maneira semelhante ao jornal, é preciso prendê-lo no assoalho. A grande desvantagem tanto do papelão quanto do jornal é que se tratam de materiais porosos e não impermeáveis. Ou seja, dependendo do produto que cair sobre eles, ele pode atravessar a proteção e atingir o piso.

3. Lona

A lona está entre os materiais mais recomendados, visto que oferece diversos benefícios. Entre eles estão:

  • possibilidade de cobrir grandes áreas sem a necessidade de emendas;
  • baixo custo;
  • impermeável, ou seja, não há risco de algum produto atravessar a lona e manchar o piso;
  • alta resistência – no mercado há lonas de diversas espessuras e próprias para construção civil;
  • além de forrar os pisos, também é utilizada para cobrir os móveis durante as reformas;
  • é reutilizável;
  • após a reforma, pode ser facilmente retirada, com os resíduos da obra;
  • não deixa vãos entre o material e as paredes, como é o caso do papelão.

Por esses motivos, a lona é bastante usada em obras e reformas de todos os tamanhos e tipos. No entanto, para ter todos esses benefícios, é preciso adquirir um material de boa qualidade. Atente para isso na hora de escolher como proteger o piso durante a obra.

4. Salva piso

O salva piso é um material elaborado especificamente para a proteção dos assoalhos durante obras e reformas. É formado por papel kraft e plástico bolha, sendo bastante resistente, fixo e uniforme. Também diminui o impacto de ferramentas que caem no chão e do carrinho de mão transitando pelo local. Assim, é uma boa alternativa, porém, não tem a maleabilidade da lona, nem seu custo-benefício.

Enfim, o cuidado com o patrimônio do cliente é essencial para que o trabalho do mestre de obras seja considerado excelente. O assoalho é uma das partes mais expostas a possíveis danos, e, por esse motivo, é preciso saber como proteger o piso durante a obra. Portanto, não deixe de utilizar o melhor material e, assim, garantir a satisfação de seus clientes.

Gostou deste post? Quer mais dicas sobre como ter sucesso em suas obras? Então assine nossa newsletter agora mesmo. Assim, você ficará por dentro de todas as nossas atualizações!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

Design com alma brasileira

A Lider Interiores é uma empresa brasileira do ramo moveleiro, fundada em 1945 por João da Mata Nogueira na cidade de Carmo do Cajuru, Minas

Abrir bate-papo
Fale com a gente!