Como proteger móveis e pisos durante a reforma? Entenda!

A família cresceu, os filhos estão mais velhos… Seja qual for a razão, chegou a hora de readequar a casa. E agora? A tão temida sujeira e o medo de prejuízos deixam os moradores preocupados? Fique tranquilo! Como um bom mestre de obras, mostre que é possível proteger móveis e pisos durante a reforma e realizar o serviço de forma organizada.

O ideal seria retirar todo o mobiliário antes de iniciar a obra, mas sabemos que nem sempre é possível, então a alternativa é minimizar os impactos gerados. Nem tudo será tão difícil e é muito importante demonstrar que o processo pode ser programado e os bens da família protegidos.

Cada item requer cuidado específico, portanto, parte do planejamento da reforma engloba a etapa de organização. Lembre-se de que assim sua obra tende a ter menos imprevistos.

Antes de começar a obra, organize-se

Uma importante etapa pré-reforma é a organização da equipe. Neste momento é preciso guardar objetos, cobrir o mobiliário e isolar os pisos que não serão trocas. É preciso observar quais itens serão mantidos, quais móveis podem ser transferidos e de qual maneira a reforma será realizada.

Reduza as perdas

Durante a obra, os profissionais envolvidos circularão pela casa e terão materiais e ferramentas de construção. Essa movimentação de pessoas e equipamentos pode danificar pisos, móveis e elementos decorativos, sendo assim, é preciso proteger esses itens da sujeira e dos possíveis acidentes. Tal cuidado diminuirá os riscos de perdas e prejuízos.

Escolha o material adequado para proteger móveis e pisos durante a reforma

Uma etapa importante do planejamento é pensar em como arrumar os itens. O que fazer com os móveis durante a reforma? Obviamente não poderemos guardar móveis nem em caixas nem em malas, então é importante que eles sejam protegidos, tanto da sujeira, quanto de eventuais danos durante a obra.

Como fazer isso? Cobrir móveis e pisos fará com que eles sejam preservados.

Os materiais

  • Lençóis e cobertas: usados para proteger o mobiliário, com sobreposição de plástico ou lona, protegem os móveis da sujeira e de possíveis avarias;
  • Lona: muito utilizada para proteger móveis e pisos, a lona é um material resistente e que impede a passagem de resíduos para os itens que serão protegidos;
  • Jornais: costumam ser utilizados para cobrir pisos, porém apresentam duas dificuldades, a facilidade com que são rasgados e a necessidade de muitas emendas.

Para escolher os materiais que serão utilizados, é fundamental considerar que tenham a resistência adequada, boa qualidade, não rasguem com facilidade e apresentem bom custo-benefício.

4. Cuidados especiais

Estas dicas ajudam a realizar a reforma da casa ou apartamento de forma organizada e limpa, causando o mínimo de transtorno possível para os moradores:

  • Retire móveis como camas e sofás que podem ser movidos da área a reformar, assim, você evita surpresas como manchas, riscos e quebras;
  • Acompanhe sua equipe e oriente sobre o cuidado ao arrastar escadas e ferramentas sobre o piso;
  • Verifique se os respingos de tinta ou massa corrida ficaram contidos no material de proteção;
  • Isole adequadamente o piso com lona e fitas no entorno;
  • Cubra os móveis primeiramente com tecido e depois com lona ou plástico, de modo que fiquem bem separados da poeira.

Agora que você conferiu algumas dicas sobre como proteger móveis e pisos durante a reforma, já pode mostrar aos seus clientes que é possível sim, realizar obras sem estragar nada!

Quer ler outros conteúdos como este? Assine nossa newsletter e receba nossas novidades em primeira mão!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

A curiosa origem do kart

Um modo de espantar o tédio e injetar um pouco de adrenalina. Foi essa a motivação de alguns militares nos EUA que, após a segunda

Dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio em que a loja vende produtos de forma online sem precisar manter estoque para realização dessa venda. Em resumo;

Abrir bate-papo
Fale com a gente!