Como garantir a segurança em canteiros de obras?

O setor da construção civil apresenta elevado número de acidentes. A segurança no canteiro de obras depende de planejamento, organização, treinamento e fiscalização. É uma atividade conjunta entre gestores e equipe. Os trabalhadores ficam sujeitos a riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos, por isso, a prevenção de acidentes deve ser tratada com atenção.

Os riscos estão presentes nas mais diversas atividades. Acompanhe na publicação cinco perigos associados à construção civil e soluções para tais problemas.

1. Eletricidade

Os serviços que envolvem eletricidade devem ser executados por profissionais capacitados. Os trabalhadores precisam conhecer a importância dos equipamentos de proteção individual (EPI) e dos riscos da atividade a executar.

Muito cuidado com os fios expostos, partes vivas e possibilidade de choque nos equipamentos. O isolamento de cabos elétricos é necessário para evitar aumentar a segurança em canteiro de obras. Os responsáveis pela execução devem utilizar botinas e luvas para realizar os serviços.

2. Uso correto dos EPI’s

Os equipamentos de proteção reduzem boa parte dos acidentes em obras, no entanto, muitos trabalhadores desconhecem ou desconsideram sua importância. Cabe aos gestores demonstrarem a equipe as razões, como a prevenção de acidentes e redução dos riscos inerentes as atividades executadas.

Uma boa estratégia a adotar é treinar os colaboradores, conscientizá-los da importância do uso dos equipamentos de proteção e fiscalizar se as medidas estão sendo seguidas. Para os casos onde os equipamentos não sejam utilizados corretamente, os funcionários devem ser notificados, pois, os EPI’s são necessários.

3. Quedas

Quando falamos nesse risco, o problema pode ser tanto a queda de trabalhadores, quanto de materiais. Para queda de objetos é recomendável que os funcionários da construção sempre utilizem capacetes no canteiro de obras e se desloquem prestando atenção as possíveis caídas de itens.

Já nos trabalhos em altura, que representam risco de queda dos operários, os cuidados passam pela instrução da equipe e uso de equipamentos de segurança, sejam eles individuais ou coletivos. Vale lembrar que os problemas não ocorrem exclusivamente nas edificações de múltiplos pavimentos. Oriente seus funcionários e verifique se os equipamentos estão sendo utilizados adequadamente.

4. Andaimes

São ferramentas muito utilizadas, mas devem ser instaladas corretamente para diminuir os riscos de queda de trabalhadores e materiais.

É importante observar que a instalação seja feita corretamente, que as porcas e parafusos de fixação sejam apertados e que os suportes dos andaimes estejam firmes e estáveis. Quanto a utilização, evitar que as plataformas fiquem obstruídas e garantir que os operários recebam treinamento. Eles devem trabalhar com cinto de segurança durante todo o período sobre as plataformas.

5. Utilização de produtos químicos inadequados

Os insumos da construção civil podem apresentar componentes prejudiciais à saúde, por isso, os trabalhadores necessitam conhecer os materiais e manuseá-los com a proteção adequada.

Itens como cimento e cal, por exemplo, podem ocasionar dermatite em quem os manuseia, o que justifica o uso de equipamentos de proteção.
Verifique os materiais da obra e instrua seus funcionários sobre os cuidados necessários.

É necessário observar muitos fatores para garantir a segurança em canteiro de obras, portanto, invista em treinamentos, fiscalização e manutenção da organização do canteiro. A segurança é um item essencial das atividades pré obra. Quer mais conteúdo sobre o check-list anterior a construção? Confira aqui!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

Design com alma brasileira

A Lider Interiores é uma empresa brasileira do ramo moveleiro, fundada em 1945 por João da Mata Nogueira na cidade de Carmo do Cajuru, Minas

Abrir bate-papo
Fale com a gente!