Como funciona a construção de canais? Entenda agora

A construção de canais sempre teve importância fundamental em nossa civilização ao longo dos séculos. Basicamente, o objetivo principal de um canal é transportar água para irrigação de plantios, geração de energia e fornecimento hídrico para as cidades.

Ou seja, trata-se de obras imprescindíveis para garantir a qualidade de vida da população e o desenvolvimento econômico e social de uma região. Para assegurar o sucesso e eficácia do empreendimento, é preciso levar em consideração uma série de detalhes, como veremos no decorrer deste artigo. Então, continue a leitura para saber mais sobre a construção de canais e qual o melhor tipo de revestimento utilizado. Confira!

Qual a importância da construção de canais?

Os canais são construídos para as mais diversas finalidades. Os de irrigação, como o próprio nome diz, têm a função de transportar água de rios para áreas a serem irrigadas. Desse modo, sua importância abrange desde o fornecimento de água para pequenas e grandes propriedades rurais até o abastecimento de água para cidades.

Na agricultura, é uma técnica utilizada para umedecer o solo, possibilitando o fornecimento controlado de água para os plantios, o que assegura a produtividade e a sobrevivência da plantação. Assim, o canal permite que mesmo regiões que sofrem com a seca possam ser cultivadas, garantindo o desenvolvimento da região.

Podemos citar como exemplo de canal o projeto de transposição do rio São Francisco. A ideia desse empreendimento é possibilitar a segurança hídrica da região Nordeste. Ou seja, levar água do Velho Chico para irrigar a região Nordeste e semiárida do Brasil, atendendo à demanda por água para consumo humano, dessedentação animal e para o agronegócio.

Finalmente, há canais de adução de usinas hidrelétricas, cuja finalidade é a coalizão e o transporte de água para fins de aproveitamento energético de pequenos a grandes rios, na construção de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e também de grandes hidrelétricas (UHEs).

Como funciona essa construção?

Cada obra tem suas particularidades. Normalmente, as construções são em terra ou rocha, revestidas com geossintéticos (também chamados geomembranas) e, em alguns casos, com concreto. Veja, abaixo, as etapas de uma construção de canais:

  1. estudos geológicos, geotécnicos, estruturais, de drenagem, decisão do tipo de revestimento a ser utilizado, entre outros detalhes;
  2. obtenção de licenciamentos ambientais e demais licenças governamentais;
  3. execução da terraplanagem, utilizando cortes e aterros de acordo com a topografia e elaboração do reforço do solo, quando necessário;
  4. realização de drenagens, tanto no interior do canal como em áreas adjacentes;
  5. construção de estruturas de concreto, como tomadas d’água, câmara de carga (no caso de hidrelétricas), comportas, derivações, pontes e outras obras necessárias;
  6. revestimento do canal para a impermeabilização.

Por se tratar de uma obra de engenharia, a construção de canais envolve muitos dados e fatores a serem observados, analisados e riscos a serem calculados, a fim de garantir a segurança e eficácia do sistema. Esses cuidados são essenciais para evitar erros que possam resultar em problemas graves, como prejuízo ambiental e a falta de segurança tanto dos trabalhadores da obra quanto dos moradores dos arredores.

Como as geomembranas atuam nesse processo?

O principal fator para a baixa eficiência de um canal são as perdas por percolação, isto é, o movimento descendente da água rumo às regiões mais profundas do solo. Com isso, há perda hídrica e o objetivo da construção de canais não é atingido, visto que o volume final de água será muito menor que o esperado.

Para evitar que isso aconteça, é preciso impermeabilizar o solo. Atualmente, isso é feito com geomembranas. A utilização desse produto provocou uma grande mudança no modelo construtivo das obras. Afinal, trouxe inúmeros benefícios relacionados a custos, prazos, qualidade, eficácia e uma redução excepcional no impacto ambiental gerado na construção, na operação e na vida útil dos canais.

Assim, a construção de canais com revestimento de geossintéticos (ou geomembranas) se tornou referência tanto nacional quanto internacionalmente, no avanço tecnológico e na diminuição de danos ao meio ambiente.

Então, as geomembranas atuam como elemento de impermeabilização do canal, evitando a perda de água, erosão e desestabilização dos taludes. Trata-se de uma solução eficiente e de grande durabilidade. Também, por ser um produto com baixa rugosidade, produz baixo atrito e, consequentemente, permite maior vazão ao canal se compararmos com outros revestimentos.

Que cuidados devem ser tomados na aplicação de geomembranas?

Assim como em todas as etapas da construção de canais, a fase de aplicação da geomembrana também requer muitos cuidados. Antes da instalação, é necessário o correto dimensionamento da geomembrana a ser utilizada, considerando os esforços a que será submetia, bem como interferências e interfaces com outros elementos do canal.

Ainda, deve-se observar a especificação da membrana geossintética quanto à resistência mecânica, resistência química, micragem e sua formulação, para garantir a sua durabilidade. O projeto de instalação da geomembrana deve contemplar:

  • plano de lançamento e modulação dos painéis a serem instalados;
  • plano de controle de qualidade na instalação (por exemplo, pontes, escadas de acesso, vigas);
  • soluções técnicas em caso de necessidade de proteção mecânica da geomembrana;
  • escolha e contratação da empresa instaladora qualificada, com técnicos e engenheiros capacitados e com experiência comprovada na área;
  • contratação de uma empresa fiscalizadora para o controle tecnológico do produto e de sua instalação.

A empresa não deve se limitar a essas etapas. Ainda, deve cumprir todos os procedimentos de instalação, soldagem e controle de qualidade, atendendo à norma ABNT NBR 16199-2013.

Quais os diferenciais da geomembrana da Lonax?

geomembrana da Lonax, a LonaxGeo, é a única no Brasil com 8 metros de largura. Isso proporciona mais agilidade de instalação, menos custos e menos soldas, o que garante uma impermeabilização muito mais segura. Ela foi desenvolvida especialmente para assegurar alto desempenho e excelente durabilidade.

Por causa de sua alta resistência mecânica e baixíssimos coeficientes de permeabilidade, suporta ataques químicos, como sais, bases, ácidos e solventes orgânicos e inorgânicos. Além disso, tem boa resistência a tração e alongamento. As suas junções são feitas por meio de soldagem eletrônica, passando pelos testes mais rigorosos de qualidade e durabilidade.

A construção de canais é imprescindível para o progresso econômico e social de uma região. Somente por meio desses empreendimentos é possível levar a água até determinadas áreas e garantir o abastecimento hídrico para seus moradores, além de servir para a geração de energia limpa e promoção do desenvolvimento e crescimento do agronegócio.

Quer encontrar uma lona resistente e específica para o seu trabalho? Então, entre em contato conosco e conheça a LonaxGeo e outros produtos!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

Abrir bate-papo
Fale com a gente!