6 passos sobre como fazer um jardim vertical!

Saber como fazer um jardim vertical é a dúvida de muitas pessoas que desejam revitalizar um ambiente, seja o apartamento, a casa ou inclusive o escritório. Esse tipo de jardim pode ser adaptado para diversos espaços, dando um ar sofisticado e ao mesmo tempo intimista a qualquer cômodo.

Folhagens e cores das flores “quebram” o cinza das cidades, conferindo ainda um aspecto mais intimista aos ambientes. Além disso, apostar nesse tipo de jardim também acrescenta atratividade à decoração, valorizando o local.

Mas, para tanto, uma série de cuidados devem ser tomados, entre eles a impermeabilização das paredes. Quer entender melhor o conceito de jardim vertical? Então continue a leitura!

O que é o jardim vertical?

Também conhecido como parede verde, o jardim vertical é uma tendência de decoração de ambientes, a partir de um trabalho paisagístico nas paredes do imóvel. Essa intervenção, com a colocação do jardim vertical, pode acontecer do lado interno ou externo dos imóveis, que recebem vegetação por meio de técnicas especializadas.

O jardim vertical é utilizado para deixar os ambientes mais aconchegantes, unindo a decoração urbana a aspectos do campo. Por ser um elemento natural, essa intervenção traz muitas vantagens ao local, como veremos a seguir.

Como criar um jardim vertical?

Qualquer pessoa pode montar o seu próprio jardim vertical. Para isso, vai precisar de alguns equipamentos básicos de manutenção e outros itens como lonas impermeabilizantes, furadeiras e pallets.

O próximo passo consiste em escolher onde o jardim vertical será instalado. Feito isso, siga as etapas abaixo!

1. Defina quais espécies plantar

Esse é um passo muito importante para o sucesso do seu jardim vertical. Existe uma grande variedade de plantas interessantes, desde flores coloridas até folhagens, mais usuais para esse tipo de jardim.

Você precisa ter em mente que o ambiente influencia bastante no vigor das plantas. Por exemplo, se o espaço é mais úmido, as samambaias e bromélias tendem a se adaptar melhor.

Caso bata muito sol, o ideal consiste em escolher espécies como heras, espada de São Jorge, cactos e agave dragão, que são ótimas opções. Asplênio e peperômia também figuram como plantas excelentes para mesclar no seu jardim vertical, agregando novas cores e texturas.

Você ainda pode usar a criatividade, juntando flores e plantas para desenvolver um jardim vertical personalizado. Assim, ele combina mais com o seu ambiente e também com as suas preferências.

2. Selecione os modelos

As hortas gourmet ganharam muito espaço nos grandes centros urbanos, tendência reforçada pela necessidade recente de isolamento social. Assim, também é possível adaptar uma parede e fazer um jardim gourmet para colocar ervas e temperos.

Outra alternativa: optar por uma parede totalmente verde, com folhagens de uma única textura e cor. Elas são ideais para a composição de ambientes mais clean, pois funcionam como ponto de cor, perfeitas acrescentando um ar sofisticado ao local, enquanto adicionam vida ao espaço.

3. Proteja a parede

Um dos principais problemas enfrentados por quem decidem criar um jardim vertical em casa ou no trabalho é a umidade na parede. Afinal de contas, essas estruturas exigem regagem frequente. Outro fator a considerar: a sombra das plantas retém a umidade, causando o risco de o reboco cair.

Para evitar essa situação, impermeabilize com tinta asfáltica, aplicando ao menos duas mãos. Mas atenção: o produto é altamente tóxico e de difícil remoção, além de ter manuseio complicado, pois faz bastante sujeira.

Uma solução mais prática é forrar a parede com lonas impermeabilizantes. Além de não sujar o ambiente, elas são duráveis e protegem as paredes com eficiência, garantindo que seu jardim vertical não danifique a estrutura do imóvel.

4. Preste atenção nos pontos de drenagem da água

Como todo jardim, o vertical também deve ser regado. Para isso, é necessário pensar em pontos de drenagem da água, impedindo alagamentos ou outros inconvenientes.

Para evitar obras, coloque cascalhos ou outras pedras capazes de absorver a quantidade excedente de água. Assim ela não escorre pelo chão, o que pode, inclusive, provocar acidentes domésticos. Preste a atenção devida ao tema, portanto.

5. Fique atento à iluminação natural

Toda planta precisa de luz solar para fazer a fotossíntese e, como consequência, se desenvolver. Por isso, é fundamental escolher com bastante atenção o local em que será instalado o seu jardim vertical.

Mesmo que a incidência da luz não seja direta, o ambiente demanda a recepção de pontos de luz pelo menos em alguns momentos do dia, sem falar da necessidade de manter o espaço arejado. Esses cuidados são essenciais para garantir o sucesso de um jardim vertical natural.

6. Utilize pallets

Os pallets são as estruturas mais versáteis para você mesmo fazer o seu jardim vertical. Isso porque eles já vêm com uma estrutura pronta, e você apenas tem de fixá-la na parede e se certificar de que estejam bem firmes.

Na sequência, é só pegar os vasos de plantas, flores ou temperos já escolhidos e fazer as amarrações, usando arames ou tiras de lonas. Vá colocando do seu jeito e testando as melhores posições para cada planta.

Quais as principais vantagens de se apostar no jardim vertical?

Existem inúmeros os benefícios de se apostar em um jardim vertical. O primeiro de todos: eles podem ser feitos em qualquer ambiente e em pouco espaço. De quebra, ainda deixam o local mais fresco, pois amenizam a radiação solar graças ao sombreamento de galhos e folhas.

O jardim vertical também proporciona uma melhor qualidade do ar, pois ajuda a filtrar e descontaminar o oxigênio. Agora, é inegável que a sensação de contato com a natureza representa uma das maiores vantagens dessa técnica de decoração.

Como vimos ao longo da leitura, saber como fazer um jardim vertical não é algo tão difícil quanto você imaginava, certo? Seguindo essas dicas, você consegue desenvolver o espaço por conta própria, usufruindo de um ambiente mais aconchegante e que proporcione um contato maior com a natureza.

Se você gostou do artigo, então aproveite a visita ao blog e assine a nossa newsletter para ter acesso a novos conteúdos de valor a respeito do assunto!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

Dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio em que a loja vende produtos de forma online sem precisar manter estoque para realização dessa venda. Em resumo;

Abrir bate-papo
Fale com a gente!