DIY: aprenda o passo a passo de como fazer nichos de madeira

Nichos são como caixas de madeiras introduzidas no interior das paredes de residências. Eles podem ter uma função meramente decorativa ou atuar como itens de armazenamento para objetos da casa.

Seja qual for o seu objetivo, essa é uma excelente forma de otimizar o espaço doméstico e dar um ar de sofisticação ao lar. Neste artigo, trazemos o passo a passo de como fazer nichos de madeira, além de ótimas dicas envolvendo maneiras de uso na decoração.

Continue a leitura e confira tudo a respeito do assunto!

Como fazer nichos de madeira passo a passo?

Apesar de a complexidade do processo não ser tão alta, é preciso ter uma noção de carpintaria para fazer os nichos de madeira.

Tradicionalmente, essas peças ficam no interior de paredes, exigindo a abertura de buracos no concreto. Porém, você pode simplificar seu projeto e pendurá-las como se fossem prateleiras. Veja as dicas.

Separe os materiais

Para construir seus nichos, você precisa dos seguintes materiais:

  • pedaços quadrados ou retangulares de madeira;
  • cola para madeira;
  • grampo para madeira;
  • serra ou serrote;
  • tinta;
  • verniz.

Determine o local do nicho

Os nichos podem ser colocados em, literalmente, qualquer lugar da casa. A grande vantagem em relação às prateleiras é justamente o fato de aumentarem o espaço útil do ambiente em vez diminuí-lo.

Apenas tome o cuidado de evitar espaços por onde passam canos e fiações elétricas, caso opte pelo jeito tradicional de instalação. Meça o local escolhido com uma fita métrica para saber o tamanho exato das peças de madeira e inicie o passo seguinte.

Corte as peças de madeira

A maneira mais simples de construir nichos é fazendo peças quadradas como se fossem caixas sem tampa.

Para isso, corte os pedaços de madeira no tamanho desejado com uma serra, um serrote ou outra ferramenta de sua preferência. Se quiser economizar trabalho, você pode aproveitar aqueles caixotes de madeira encontrados em feiras e pular para o próximo passo.

Junte as peças e dê um acabamento a elas

Use uma cola de madeira para unir os pedaços cortados, formando a peça final que será colocada na parede. Passe uma lixa para uniformizar a superfície e faça o acabamento com a tinta de sua preferência e uma camada de verniz. Agora basta pregar o nicho pronto na sua parede, usando grampos de madeira.

Dá para usar a imaginação e personalizar seus nichos a partir de outros elementos disponíveis na casa, como luzes, flores, tecidos, ganchos de pendurar coisas etc. O céu é o limite quando se trata de decoração.

Agora que você já aprendeu como fazer nichos de madeiras, está na hora de escolher o local da casa que vai receber o seu belo projeto. É possível usá-los em qualquer cômodo da residência para colocar livros, porta-retratos, vasos de plantas, utensílios de cozinha e até mesmo brinquedos de bebê. Sem dúvida, falamos aqui de uma maneira incrível de deixar o seu lar mais bonito e aconchegante.

Já decidiu onde vai colocar seus nichos? Compartilhe ideias com a gente: basta deixar um comentário no post!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

A curiosa origem do kart

Um modo de espantar o tédio e injetar um pouco de adrenalina. Foi essa a motivação de alguns militares nos EUA que, após a segunda

Dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio em que a loja vende produtos de forma online sem precisar manter estoque para realização dessa venda. Em resumo;

Abrir bate-papo
Fale com a gente!