Saiba como fazer estufas agrícolas!

Já ouviu a expressão “o sol brilha o tempo todo?” No mundo do plantio, nem sempre isso é verdade. Devemos estar preparados para as condições adversas que podem surgir. Por isso a importância de uma boa proteção para as plantações. Saber como fazer estufas agrícolas pode ser um “divisor de águas”.

Algumas espécies de plantas são naturalmente sazonais, outras, não resistem a climas mais extremos. Assim, construir uma boa estrutura de proteção pode garantir boas colheitas durante todo o ano. Neste post, mostraremos o passo a passo para a construção de uma estufa que mais se adeque às suas necessidades. Boa leitura.

Escolha o ambiente adequado

Antes de começar a montar sua estufa, você deve saber exatamente quais serão as intenções com a plantação, como:

  • Qual o tamanho exato da horta ou jardim?
  • Que espécies serão plantadas?
  • Quanto tempo até a primeira colheita?
  • A plantação será diretamente no solo?
  • Prefere trabalhar com hidroponia?
  • O acesso para o carregamento é fácil?

Quando responder essas e outras dúvidas que podem surgir no planejamento, o passo seguinte será escolher o melhor local para as plantações. Selecione, de preferência, um local com bastante luz solar e, como é o caso do Brasil (Hemisfério Sul), que seja orientado para o norte, direção em que o sol brilha mais forte no inverno.

Não se esqueça, também, de estudar a declividade do terreno, as condições da terra e o volume de água. No caso das hidroponias, é importante saber o volume de escoamento da água. Assim, todas as plantas serão irrigadas igualmente.

Selecione materiais de qualidade

Existem, basicamente, dois tipos de materiais utilizados nas estufas: vidro e plástico. As profissionais utilizam um tipo de vidro com sensores que captam a luz e regulam a temperatura interna.

Atualmente, agricultores que competem à frente do mercado preferem um novo tipo de material que se chama filme agrícola, por ter alta resistência, que regula a temperatura. Também filtra os raios ultravioletas, que são danosos para as plantações. Assim, seu custo se torna muito menor.

Erga uma estrutura eficiente

Agora que você já sabe como definir o local e selecionar os materiais adequados, resta começar a construção. O arco é um componente muito importante na hora de estruturar sua estufa. Na maioria dos casos, os arcos são feitos de plástico.

Antes que você diga que sabe como fazer estufas agrícolas, deve combinar todas as etapas anteriores com uma boa fixação dos arcos no solo. Essa estrutura pode ser pontiaguda, semicircular ou assimétrica, dependendo da plantação. Daí a importância das condições do terreno.

Para uma estufa ser forte e durável, deve resistir às circunstâncias climáticas. É importante prepará-la para chuvas fortes, vendavais e geadas, além de outras condições que podem enfraquecê-la ou comprometer suas safras.

Durante a construção, plantio ou mesmo para a conservação, quando tudo se concluir, adicionar uma lona para cobertura de qualidade é uma excelente opção de investimento. Dessa forma, tanto os materiais quanto a plantação estarão conservados e protegidos.

Agora, esperamos que você tenha uma boa noção de como fazer estufas agrícolas. Reforçamos que elas são muito importantes para garantir a qualidade e a proteção de suas plantações. O planejamento do local, a escolha dos materiais e a colocação de uma estrutura resistente são pontos essenciais para a sua segurança e economia.

A Lonax é a primeira empresa de lonas a receber a certificação ISO 9001. Por isso, nos esforçamos para que você tenha as informações e os materiais da melhor qualidade. Já sabe como fazer estufas agrícolas? Deseja receber outras ideias para garantir uma boa produção nas suas plantações? Entre em contato conosco e confira o que há de mais novo no mercado agrícola.

Confira Também

Diasa: a distribuidora que nasceu do varejo

Fundada em 1985 exclusivamente como varejo por um representante comercial, a empresa começou bem pequena mas numa época em que Mato Grosso crescia rápido, embalado

História e missão do LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede profissional do mundo e foi fundada em 2002 por Reid Hoffman e Eric Ly mas foi lançado oficialmente um

O Coração Financeiro das Organizações

A controladoria em grandes empresas é muito mais do que um simples departamento financeiro. É o coração pulsante que impulsiona a tomada de decisões estratégicas,

Abrir bate-papo
Fale com a gente!