Como fazer a impermeabilização de contrapiso com lona? Veja aqui!

Quando o assunto é construção, seja ela qual for, na maioria das vezes pensamos sobre o seu acabamento e sua estética. Porém, uma das etapas mais importantes do processo e que definirá a qualidade da obra, é a correta execução da sua estrutura. E nessa etapa, a impermeabilização de contrapiso com lona pode fazer toda a diferença.

Porque isso é tão importante? Como é feita a impermeabilização com lona e qual o modelo ideal para essa técnica? Continue conosco e descubra! Boa leitura!

O que é e qual a importância da impermeabilização do contrapiso?

O contrapiso é a primeira demão de concreto que é aplicada em cima da terra para então formar o que é chamado de piso. O contrapiso não precisa ser absolutamente nivelado, mas ele é a chave para um revestimento duradouro e de qualidade. Essa camada tem como funções:

  • ser a base para os revestimentos de piso;
  • corrigir desníveis na laje;
  • integrar sistemas de impermeabilização;
  • complementar sistemas de isolamento térmico ou acústico;
  • resistir à atuação de cargas sem apresentar rupturas;
  • comportar tubulações elétricas e hidráulicas;
  • oferecer os caimentos necessários para banheiros, cozinhas e áreas externas.

Devido a esse contato íntimo da argamassa com o solo e tendo consciência das finalidades do contrapiso, fica evidente a importância de uma impermeabilização de qualidade. Se não for feita corretamente, com o passar do tempo, a umidade provoca mofo e afeta a saúde das pessoas, além de comprometer a estrutura da construção.

Em apartamentos, a impermeabilização do contrapiso é fundamental para não haver vazamentos e infiltrações de água no andar de baixo.

Como é feita a impermeabilização de contrapiso com lona?

Quem trabalha no ramo, sabe que a maneira mais segura de manter infiltrações de umidade longe da obra é instalando uma camada de lona plástica abaixo do contrapiso. Assim, de maneira simplificada, é feita:

  • a compactação do solo;
  • a distribuição de uma camada fina de brita ou areia de granulação média;
  • a drenagem dos baldrames com canos coletores;
  • a cobertura do solo com a lona plástica;
  • a aplicação da malha metálica;
  • a mistura de aditivos impermeabilizantes na argamassa;
  • o lançamento do concreto sobre a estrutura.

Qual é a lona ideal para a impermeabilização?

Para uma eficiente e segura impermeabilização de contrapiso com lona é necessário adquirir um produto resistente e durável. A lona preta é o material ideal e mais indicado para tal função. É fabricada em diversas espessuras, mas a de 20 micrômetros é a mais adequada. Geralmente disponível em rolos com 4, 6 ou 8 m de largura que são devidamente dobrados, facilitando o transporte.

É importante adquirir pelo menos o dobro da medida total da área construída, pois a lona deve ser instalada em camada dupla sob o contrapiso e, ainda, contornar as vigas do baldrame.

Cabe ressaltar que o processo de impermeabilização representa, no máximo, 6% da obra e não é recomendado que se economize nessa etapa da construção. Para não ter problemas com infiltrações e vazamentos ao longo do tempo e precisar recorrer a uma reforma, invista em um material confiável e de qualidade.

Nosso artigo sobre impermeabilização de contrapiso com lona foi útil e esclarecedor para você? Então aproveite e compartilhe com seus amigos também esse conhecimento!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

Design com alma brasileira

A Lider Interiores é uma empresa brasileira do ramo moveleiro, fundada em 1945 por João da Mata Nogueira na cidade de Carmo do Cajuru, Minas

Abrir bate-papo
Fale com a gente!