Como escolher a telha ideal para cada construção?

Ao construir ou reformar, muitas pessoas deixam o telhado para ser escolhido no final da obra. No entanto, o ideal é que a cobertura seja projetada desde o início. Afinal, para saber como escolher telhas, é preciso levar em conta a inclinação do teto, o estilo da construção e demais quesitos que veremos a seguir.

A escolha correta evita infiltrações, entrada de ar, umidade e calor, além de impedir que o vento destrua a cobertura. Para ajudar nessa tarefa, preparamos este post apresentando e explicando os principais e mais usados tipos de telhas. Acompanhe!

Telhas termoacústicas

Esse modelo de telha é o ideal em projetos nos quais há necessidade de isolamento térmico e acústico. Ou seja, além de isolar o som, também diminui os custos com energia e refrigeração. Dessa forma, obtêm-se ambientes mais agradáveis para trabalhar ou morar.

Telhas pintadas

As telhas pintadas são revestidas com resina poliéster, ideal para aço galvanizado. Assim, apresentam excelente resistência à corrosão, já que têm pintura eletrostática. Esse tipo de pintura é ecologicamente correto, pois não utiliza solventes nem produz odores e vapores.

As vantagens do uso dessas telhas são o aumento em 10% de sua vida útil, resistência a intempéries, alto nível de proteção e superfície uniforme e com brilho.

Telhas metálicas

Esse tipo é o mais indicado para obras industriais, porque são leves, resistentes e conseguem cobrir vãos maiores, reduzindo a estrutura de apoio. Elas são produzidas seguindo normas e padrões vigentes, o que garante durabilidade e qualidade.

É encontrada em dois formatos: ondulado e trapezoidal. A forma dependerá da necessidade e característica do projeto.

Telhas onduladas calandradas

Geralmente, são arqueadas na fábrica com o raio determinado pelo cliente. Possuem aspecto superficial uniforme e liso. A espessura mínima é de 0,65 mm por causa da conformação do aço. Sendo assim, são utilizadas em projetos arquitetônicos, adicionando dinamismo, movimento e linhas orgânicas à obra.

Telhas multidobras

As telhas multidobras são utilizadas para dar acabamento entre o fechamento e a cobertura em projetos onde não há calhas. A curvatura é feita por meio de dobras transversais na chapa de aço. Esse detalhe é importante para saber como escolher telhas para sua obra.

Telhas perfuradas

Esse tipo de telha tem propriedades termoacústicas porque possui aplicação de lã de rocha. Normalmente, é utilizada em estruturas em arco, criando design diferenciado. Dependendo do nível de compactação da lã, é possível criar modelos flexíveis ou rígidos.

Telhas translúcidas

Ao utilizar esse tipo de telhas em projetos, consegue-se maior luminosidade no ambiente, reduzindo muito os gastos com iluminação. Por esse motivo, é bastante recomendada para locais que necessitam de bastante luz, como clubes, salas comerciais, galpões, escolas.

Portanto, para que você saiba como escolher telhas adequadas para sua obra, antes de tudo, é preciso levar em conta a inclinação do telhado. Caso contrário, haverá infiltração e entrada de umidade, calor, vento e frio. Além disso, observe se o modelo de telha harmoniza com o estilo da construção. Outro ponto fundamental é conferir se o produto atende às normas técnicas que garantem a qualidade e a segurança.

Se você gostou deste post, não deixe de nos seguir nas redes sociais. Assim, você ficará por dentro de todas as nossas atualizações. Estamos no Facebook e no Instagram!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

Dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio em que a loja vende produtos de forma online sem precisar manter estoque para realização dessa venda. Em resumo;

Abrir bate-papo
Fale com a gente!