Como cuidar do jardim em casa? Veja 4 melhores dicas!

Cuidar do jardim é uma atividade considerada terapêutica por muita gente. Afinal de contas, ter um refúgio na própria casa para descansar, relaxar e entrar em contato frequente com a natureza está totalmente ao alcance, e nem é necessário gastar fortunas com paisagismo.

Você também não precisa dedicar todo o seu tempo livre para cuidar das plantas, pois pequenos detalhes já entregam ótimos resultados. Ao longo do post, explicamos a possibilidade de criar um jardim cheio de flores e folhas esbanjando vida, com fácil manutenção e excelente capacidade de valorizar ainda mais o seu lar. Confira!

1. Cuide do gramado

Um jardim com gramado verdinho e bem cortado é simplesmente um sonho, verdade? No entanto, nem todo mundo gosta ou tem tempo de mantê-lo aparado e livre das ervas daninhas. Se esse é o seu caso mas mesmo assim você não abre mão da grama, uma boa opção é reduzir o espaço, deixando o verde apenas em locais planos e nivelados.

Não é necessário recolher a grama seca: você pode varrê-la para os canteiros próximos ao gramado, que serve de adubo. Nas áreas onde a grama foi retirada, coloque uma lona e cubra-a com pedriscos. Além de reduzir o trabalho com o verde, essa prática dá um toque de paisagismo sofisticado ao seu jardim.

2. Melhore a qualidade do solo

Antes de plantar, para cuidar do jardim adequadamente, o ideal é revolver a terra para deixá-la fofa e areada. Em seguida, coloque adubos orgânicos e substratos, que auxiliam no desenvolvimento dos vegetais. Afinal, planta bem nutrida cresce com facilidade e força, ficando menos suscetível a pragas e outras doenças.

Em geral, o jardim precisa ser adubado a cada três meses. Contudo, as plantas que dão flores devem receber adubo mensalmente. Mesmo que você opte por fertilizantes pulverizados, é indispensável revolver a terra de tempos em tempos. Ao perceber que o solo está muito compacto, faça isso e aproveite para adubá-la.

3. Retire as ervas daninhas

As ervas daninhas roubam os nutrientes do solo, prejudicando flores e folhagens. Além disso, dão aspecto de maus cuidados ao jardim. Para não passar tempo demais removendo ervas daninhas, diminua o espaço onde elas podem se desenvolver. Uma técnica bastante utilizada consiste em cobrir a terra com lona, deixando orifícios apenas para as plantas.

Essa prática reduz o risco das ervas daninhas nascerem e mantém a temperatura e a umidade do solo. Para deixar seu jardim ainda mais bonito, você pode cobrir a lona com pedriscos ou cascas de pinheiro, que são facilmente encontradas em casas de jardinagem e floriculturas.

4. Regue sempre

A água é um elemento fundamental para que suas plantas se desenvolvam bem, e as sementes precisam ser regadas diariamente. Já as mudas têm uma independência um pouco maior, mas ainda exigem bastante cuidado até a adaptação completa.

Recomenda-se uma rega no período da manhã ou no fim de tarde, nunca enquanto o sol estiver incidindo sobre as plantas, pois isso queima as folhas e pode até matá-las. Jamais encharque o solo, caso contrário as raízes correm o risco de apodrecer.

Regue somente o suficiente para deixar a terra úmida. A melhor maneira de verificar a necessidade da rega é tocando a terra com o dedo: se estiver seca, pode regá-la até ficar umedecida.

Viu como é fácil cuidar do jardim? Além das dicas acima, sempre trate de podar as plantas e retirar galhos e folhas secas. Assim, você garante um espaço cheio de folhas e flores lindas e, de quebra, alivia o estresse do dia a dia.

Gostou das dicas para deixar seu jardim incrível? Então compartilhe este post nas redes sociais para que outras pessoas também saibam como cuidar das plantas sem erro!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

A curiosa origem do kart

Um modo de espantar o tédio e injetar um pouco de adrenalina. Foi essa a motivação de alguns militares nos EUA que, após a segunda

Dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio em que a loja vende produtos de forma online sem precisar manter estoque para realização dessa venda. Em resumo;

Abrir bate-papo
Fale com a gente!