Como combater a infiltração de muro?

A construção e a reforma de uma residência exigem muitos cuidados. Não é conveniente utilizar práticas obsoletas, que atrapalham o desempenho de cada atividade e a experiência dos usuários. Dessa forma, os profissionais que atuam em um canteiro de obras devem acompanhar as novidades do mercado, utilizando aquilo que há de mais moderno e eficiente.

Existem várias questões que devem ser analisadas, e a infiltração de muro é um dos principais exemplos. Diversas pessoas convivem com esse tipo de problema há anos e não sabem como resolvê-lo adequadamente.

Nessas horas, é fundamental tomar atitudes corretas, de modo resolver a questão ou evitá-la caso a obra ainda esteja nas etapas iniciais. O uso de produtos, como as mantas e as lonas pretas são essenciais também.

Com a leitura deste post, você vai entender um pouco mais sobre o assunto. Prossiga e tire todas as suas dúvidas!

O que é a infiltração de muro?

Esse é um dos contratempos mais comuns na construção civil, encontrado em inúmeras obras em nosso país. A infiltração é determinada pelo contato da superfície do muro com a umidade externa.

A infiltração degrada a estrutura e pode colocar em risco as pessoas que estiverem no ambiente. Além do mais, ela causa problemas estéticos em uma residência. Por isso, é essencial conhecer as suas origens e características.

Como ela ocorre?

Cada situação deve ser analisada para que as causas da infiltração de muro sejam identificadas. Contudo, você pode identificar padrões na ocorrência desse problema. Veja a seguir como acontecem as suas principais formas:

Capilaridade

Situação mais comum em que a umidade passa do solo para a estrutura. Os canais de capilaridade presentes nos materiais construtivos criam um caminho para a passagem da água do terreno.

Os blocos cerâmicos, o concreto, as argamassas e as madeiras são insumos que favorecem esses casos. Dessa forma, a infiltração por capilaridade é a mais habitual, pois esses insumos são utilizados em vários elementos construtivos, como vigas, pilares e fundações.

Intemperismo

A água da chuva é fundamental para garantir o abastecimento de água em nossas cidades, não é mesmo? Porém, ela pode causar grandes estragos em uma obra quando não for bem administrada.

Essa intempérie penetra nas residências pela cobertura ou pela fachada. A falta de material impermeabilizante e a presença de fissuras são as principais causas desse problema. Além disso, a velocidade do vento, a intensidade de precipitação e a umidade do ar são outros fatores que devem favorecem a sua incidência.

Vazamento de rede hidráulica

Provavelmente, você conhece alguém que tentou fazer um reparo em casa com uma furadeira e acabou encontrando uma tubulação hidráulica por acaso, não é mesmo? Pois bem! Isso é algo que cria um vazamento e faz com que a água infiltre pela estrutura.

Ademais, esse cenário pode acontecer sem que haja alguma ação antrópica e você não consiga identificá-lo antes que ele tome grandes proporções. Em muitos casos, o uso de peças erradas, como joelhos, ou a realização de procedimentos atrapalham o desempenho do sistema hidráulico. Com o passar do tempo, a água escoa por falhas nas ligações e junções.

Condensação

Fenômeno que acontece através da evaporação de água do ambiente, principalmente nas áreas molhadas de uma residência. A partir das condições ideais de temperatura e umidade, a água se condensa na superfície da parede. A falta de ventilação adequada é uma de suas principais causas.

Quais são as melhores formas de preveni-la?

As principais maneiras encontradas no mercado para evitar a infiltração de muro estão listadas abaixo:

Manta líquida

Esse composto é formado por alto teor de sólidos à base de resina acrílica. Após a sua aplicação em uma superfície, uma membrana flexível e elástica ganha forma. Ela é um material impermeabilizante e é comumente aplicada em lajes de cobertura e telhados. Esse produto também ajuda a reduzir o calor nos ambientes e não possui solventes inflamáveis.

Lona de concreto

O concreto é um material amplamente utilizado na construção civil. Hoje em dia, ele tem várias utilidades, e a lona de concreto vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Ela é um material à prova d’água e simples de ser manuseado.

Dessa maneira, é possível utilizá-la para forrar valas de drenagens e proteger os muros de uma propriedade. Por causa de sua flexibilidade e resistência a impactos, a lona de concreto melhora a performance da estrutura e evita a infiltração.

Lona preta

A lona preta é formada por polietileno de baixa densidade e também pode ser feita de materiais reciclados. É possível encontrá-la em várias cores. A espessura do produto varia de acordo com a aplicação a ser realizada, por isso, tenha todas as informações em mãos antes de fazer qualquer pedido.

Essa mercadoria é amplamente utilizada na agricultura, mas apresenta também ótimos resultados na construção civil. A lona preta não deixa que a umidade ascenda do solo para a estrutura.

Por ter baixo custo e facilidade de aplicação, a infiltração de muro é comumente combatida com esse produto.

As atividades desempenhadas em uma obra são variadas, e sua qualidade depende dos inúmeros funcionários, equipamentos e procedimentos. Independentemente disso, todas as etapas devem ser realizadas com eficiência e segurança.

Quando isso não acontece, os usuários da residência são colocados em risco, o deve ser evitado a todo custo. Nessas horas, é fundamental analisar o orçamento financeiro disponível e as determinações dos projetos.

Uma infiltração de muro é um problema fácil de ser identificado, localizado e solucionado inicialmente. Entretanto, muitas pessoas não se importam com essa questão e sempre deixam a sua resolução para depois.

Com isso, vários pontos da casa começam a apresentar danos, abrindo brechas para acidentes e avarias na estrutura. Além disso, quanto mais o tempo passa, mais você precisa gastar com materiais e mão de obra.

Desse modo, você deve analisar o tipo de problema em sua obra e aplicar a medida adequada. A lona preta é uma solução fácil de ser executada e com ótimo custo-benefício. Ela impermeabiliza a região e impede a passagem de água.

Portanto, entre em contato com a nossa empresa e encontre as mercadorias que você tanto procura para a sua obra!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

A curiosa origem do kart

Um modo de espantar o tédio e injetar um pouco de adrenalina. Foi essa a motivação de alguns militares nos EUA que, após a segunda

Dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio em que a loja vende produtos de forma online sem precisar manter estoque para realização dessa venda. Em resumo;

Abrir bate-papo
Fale com a gente!