Como aumentar sua produtividade com uma rota de vendas inteligente

Decidir qual cliente visitar primeiro, planejar quais serão os seguintes, quais produtos oferecer, como agendar uma visita e encontrar meios de não perder tempo são fatores fundamentais para o sucesso de um vendedor externo. Para isso, é preciso elaborar uma rota de vendas de modo a obter mais produtividade.

Esse tipo de planejamento potencializa o seu trabalho, pois, visa a otimização do tempo. Como consequência, haverá redução dos custos e maior eficiência nas vendas. Ficou interessado em como fazer isso e se destacar no mercado? Então, continue com a leitura!

Mapeie seus clientes

Organize uma lista com os clientes da sua carteira atual e divida-os por território. Em seguida, faça uma prospecção de novos clientes em cada área. Assim, é possível aproveitar a ida ao local para captar novos clientes antes de partir para a próxima região. Afinal, identificar onde estão as melhores oportunidades de vendas é essencial para crescer e gerar mais lucratividade.

Estude bem cada área, listando a quantidade de clientes, características de cada um, frequência e tempo de visitas, valor médio de compra e tipo de produto adquirido. Todos esses detalhes são essenciais para os próximos passos.

Defina suas metas

Para definir bem suas metas, é preciso conhecer os horários de preferência de quem receberá sua visita. Há quem prefira receber os representantes comerciais no final do expediente, outros bem cedo ou, ainda, em dias específicos da semana. Portanto, entre em contato e informe-se a respeito.

Conhecendo a localização e horário adequado para ser recebido, ficará mais simples elaborar sua rota de vendas. Com esses dados em mãos, é possível estabelecer metas baseadas em cada região e características dos consumidores. Não deixe de ser ousado em seus objetivos. Somente dessa forma será possível aumentar o volume de visitas e conquistar novos clientes.

Assim, defina metas detalhadas em um planejamento com itens como: quantos clientes visitar em determinada data, tempo máximo dedicado a cada local, quantidade de novos clientes, montante de vendas, entre outros quesitos que você julgar importante para o seu negócio.

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Trace a sua rota

Com o planejamento feito, é hora de ir às ruas e vender! Para otimizar seu tempo, é preciso traçar rotas de vendas que diminuam seu tempo no trânsito e permitam que faça mais visitas no dia. Para isso, use a tecnologia a seu favor. Há aplicativos para tablets, celulares e notebooks voltados especificamente para isso. Eles facilitam a localização dos seus pontos de venda com a ajuda de mapas e apontam quais os melhores trajetos a serem percorridos.

Ainda, há softwares que visam aumentar a produtividade de vendedores. Ao inserir dados sobre os locais a serem visitados, a ferramente mostra se há novos prospectos a serem incluídos na área sem que haja grandes mudanças no trajeto. Isso possibilita maior quantidade de vendas e pouco tempo perdido em trânsito, reduzindo os custos.

Portanto, a rota de vendas é essencial para garantir o seu sucesso no mercado. Com esse planejamento é possível determinar a força das negociações, otimizar sua agenda de visita, captar novos clientes, reduzir os custos e aumentar a produtividade. Ainda, faz com que você esteja preparado para qualquer problema que possa ocorrer, antecipando suas ações.

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