Certificação ISO 9001: como representantes devem usá-la?

A certificação ISO 9001 é a regra mais reconhecida quando se fala em padrão de qualidade. Muitas empresas adotam as práticas dessa norma porque ela passa mais credibilidade e fortalece tanto a reputação quanto a imagem da organização.

Contudo, para que isso seja ainda mais eficaz, é fundamental que os vendedores e representantes comerciais do empreendimento conheçam a fundo o assunto. Desse modo, poderão utilizar essa certificação de qualidade como diferencial no momento das vendas, terão melhor desempenho e a empresa terá mais competitividade.

Neste artigo, você entenderá o que é a ISO 9001, quais são os seus princípios, suas vantagens para a empresa e de que forma ela pode ser utilizada para alavancar as vendas. Confira!

Entenda o que é a certificação ISO 9001

ISO é a sigla para International Organization for Standardization, traduzida para o português como Organização Internacional de Normalização, cujo objetivo é criar normas para padronizar as organizações. Isto é, definir regras que possam ser utilizadas e reconhecidas em qualquer país. No Brasil, a ISO é representada pela ABNT — Associação Brasileira de Normas Técnicas.

De todas as normas da ISO, a 9001 é a mais utilizada devido à sua relevância e abrangência. É a partir do que ela define que as empresas se baseiam para otimizar seus processos. Assim, com a utilização da certificação ISO 9001, uma empresa melhora a prestação de serviços ou a produção, com o objetivo de garantir a satisfação final do cliente. Ela vai desde a avaliação da necessidade do consumidor até o atendimento completo.

Para isso, as organizações certificadas pela ISO 9001 precisam fazer uma série de mudanças estruturais para atender às normas. O selo de qualidade tem validade de três anos e há uma auditoria anual por um organismo certificador externo para assegurar a integridade do sistema de gestão.

Então, a ISO 9001 pode ser aplicada em empresas de qualquer setor e porte, desde que forneçam um produto ou serviço. Sendo assim, não há um critério específico para avaliar quais empresas podem ser certificadas ou não. Cabe a ela decidir implementar um sistema de gestão de qualidade.

Saiba quais são os princípios da certificação

A certificação ISO 9001 conta com princípios de qualidade que provêm das experiências de diversos empreendimentos e podem ser utilizados por qualquer empresa. Cada requisito deve ser estudado e analisado para que a implementação do modelo seja eficaz. A seguir, conheça as exigências:

  • foco no cliente: os funcionários, em especial os vendedores, devem atender o consumidor de forma satisfatória para obter a fidelização;
  • liderança: os liderados devem executar as tarefas com eficácia;
  • abordagem de processo: refere-se à relação entre colaboradores e as tarefas executadas e a oferta dos recursos para que as atividades sejam cumpridas;
  • abordagem sistêmica para a gestão: todos os processos devem interagir entre si;
  • envolvimento das pessoas: a equipe de trabalho é um dos principais recursos da empresa;
  • melhoria contínua: a equipe deve estar em constante aperfeiçoamento para atingir a qualidade;
  • abordagem factual para a tomada de decisões: por meio de auditorias e da análise de indicadores, os gestores observam os desafios e as oportunidades nas quais se baseiam para uma tomada de decisões assertiva;
  • relacionamento com fornecedores: uma boa relação de parceria contribui para que os prazos e preços elevem a qualidade dos serviços ou produtos.

Descubra as vantagens da certificação ISO 9001

Adotar um sistema de gestão da qualidade é a solução para a empresa que deseja crescer, ganhar solidez e competitividade. A certificação oferece vários benefícios. A seguir, conheça melhor cada um deles.

Organização interna

Como os processos serão gerenciados de modo que todos interajam como um sistema, cada setor e colaborador saberá exatamente qual é a sua função. Assim, as tarefas serão desenvolvidas ordenadamente e com excelente comunicação entre quem as executa.

Melhoria no desempenho

Um sistema de gerenciamento eficaz estabelece metas e objetivos para os setores, monitora todas as atividades e realiza a medição de desempenho e resultados. Isso permite identificar pontos nos quais é preciso investir, o que resulta em melhorias nos processos.

Credibilidade da marca

A ISO 9001 é mundialmente conhecida. A empresa que tem o seu selo de qualidade passa a imagem de comprometimento com a qualidade e valor de seus produtos e serviços prestados.

Redução de custos

Uma gestão eficaz e voltada à qualidade reduz custos relacionados ao retrabalho, desperdício de materiais e produtos com defeito. Com isso, garante mais rentabilidade e reconhecimento dos consumidores.

Satisfação dos clientes

Medir a satisfação dos clientes é uma etapa obrigatória na certificação ISO 9001. Ao adquirir um produto ou contratar um serviço de uma empresa com o selo, o cliente tem a certeza de que todas as suas necessidades serão supridas com excelência.

Motivação dos colaboradores

Com a melhoria na comunicação entre os setores e a definição de padrões de eficiência, os colaboradores percebem que são importantes nos processos. Desse modo, se tornam mais participativos e motivados.

Veja como usar a certificação no momento da venda

A ISO 9001 garante que os produtos fabricados por uma empresa atenda às necessidades de seu público. Sempre que o vendedor informa ao cliente que a empresa é certificada, o consumidor se sente mais seguro. Logo, é imprescindível que ele conheça o conceito desse selo de qualidade.

Além disso, como a certificação se refere a um sistema de gestão de qualidade que abrange todos os setores de uma empresa, dará meios para que os vendedores externos e internos sistematizem e aumentem a qualidade desse processo. Com isso, a empresa potencializa a taxa de conversão dos leads em clientes.

Ainda, vale lembrar que nada é mais eficiente para a fidelização que a qualidade e a segurança do que é oferecido. Um serviço ou produto que tem o atestado de qualidade é vendido facilmente.

Assim, quando os vendedores seguem as normas da ISO 9001 melhoram a maneira como trabalham e direcionam o foco para o cliente, planejando e organizando suas atividades, fato que resulta em negociações mais eficientes. Para isso, é importante seguir o checklist e as orientações da norma sobre os pontos que devem ser abordados com o lead.

Portanto, a certificação ISO 9001 é essencial para que uma empresa ganhe competitividade no mercado, pois faz com que ela adote um sistema altamente eficaz de gestão. Com isso, ela oferece produtos de alta qualidade, fator que gera confiabilidade e fidelização nos clientes. Para isso, é preciso que os vendedores entendam o conceito da certificação e coloquem em prática as orientações definidas na norma.

Quer ser representante de uma empresa com a qualidade atestada pela ISO 9001? Então, entre em contato conosco agora!

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