6 passos para ter um canteiro de horta em seu quintal

Imagine ter sempre à mão vegetais e temperos fresquinhos para preparar suas refeições. Uma maravilha, não é mesmo? Então, se você tem o privilégio de morar em uma casa com quintal, basta fazer um canteiro de hora. Ao contrário do que possa parecer, é algo bastante simples e fácil.

Assim, além da vantagem de ter hortaliças orgânicas e frescas, você também terá um ótimo e relaxante hobby. Quer saber como formar um canteiro de horta perfeito? Então não deixe de conferir o passo a passo que preparamos para você!

1. Determine o local

O primeiro passo é escolher o melhor lugar para fazer o seu canteiro de horta. Como a maior parte das hortaliças se desenvolve melhor em locais com bastante exposição solar (cerca de cinco a seis horas por dia), analise em qual parte do seu quintal há mais incidência de luz natural direta.

Algumas espécies até se desenvolvem melhor na sombra, mas lembre-se de que o ideal é sempre optar por um local que receba bastante luz solar, especialmente no final da tarde, pois o calor é mais ameno.

2. Prepare o terreno

O passo seguinte é preparar o terreno. Para isso, com a ajuda de uma pá ou enxada, cave um buraco de cerca de um metro de largura por 20 cm de profundidade. O comprimento vai variar conforme a sua necessidade e o espaço disponível.

Certifique-se de que o terreno ficou bem nivelado para que não forme poças. Em seguida, forre o canteiro com uma lona multiuso. A qualidade da lona é fundamental. Então, escolha uma de um bom fornecedor e que garanta a durabilidade e resistência do material.

Para delimitar o espaço do canteiro e separar essa área do resto do quintal, é preciso colocar barreiras. Para isso, há várias opções, como tijolos, blocos de concreto, madeira, entre outros.

3. Coloque a terra

Agora é a hora de colocar a terra. Vale lembrar que as hortícolas necessitam de bastante matéria orgânica para se desenvolver bem. Existem no mercado excelentes compostos que podem ser misturados à terra ou, ainda, misturas já prontas especificamente para esse tipo de cultivo.

Uma opção excelente é misturar 1/3 de matéria orgânica (ou húmus de minhoca), 1/3 de areia e 1/3 de terra de boa qualidade.

4. Escolha o que vai cultivar em seu canteiro de horta

Está em dúvida sobre o que plantar? Para definir o seu cultivo, leve em consideração critérios práticos, como:

  • o que você e sua família gostam de consumir;
  • as espécies que melhor se adaptam ao seu espaço, ao clima da sua região e a época do ano.

No inverno, por exemplo, você pode cultivar repolho, alho, pimenta, alface, tomate, rúcula, agrião, couve e salsa. Por sua vez, no verão, você pode plantar rabanete, manjericão, pepino, espinafre, abobrinha, abóbora, coentro, berinjela. Ainda, há opções que podem ser plantadas em qualquer época, como a cenoura e beterraba.

5. Faça o plantio

A maioria das pessoas opta por comprar mudas das plantas. Nesse caso, retire-as da embalagem sem desmanchar o torrão de terra. Faça a uma cova na terra de modo a acomodar todo o torrão, cubra com terra e aperte suavemente para ficar bem firme.

Se você optar por sementes, pode utilizar uma sementeira, que é vendida em lojas agropecuárias e casas de jardinagem. Basta colocar as sementes, cobrir com um pouco de terra e regar. Quando elas já estiverem com folhas, basta mudar para o canteiro de obra da mesma forma que é feito com mudas prontas.

6. Não esqueça da manutenção

Para garantir que suas hortaliças se desenvolvam bem, é essencial fazer a manutenção. Então, observe com frequência a sua horta, faça a retirada de ervas daninhas, regue com periodicidade e adube ao menos uma vez ao mês.

Viu como é fácil ter um canteiro de horta em seu quintal? Agora, é só anotar as nossas dicas e mãos à obra. Assim, você verá que suas hortaliças vão se desenvolver bem e suas receitas ficarão ainda mais saborosas com os ingredientes cultivados por você mesmo!

Quer mais dicas como essas? Então curta a página da Lonax no Facebook e fique por dentro das nossas publicações!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

A curiosa origem do kart

Um modo de espantar o tédio e injetar um pouco de adrenalina. Foi essa a motivação de alguns militares nos EUA que, após a segunda

Dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio em que a loja vende produtos de forma online sem precisar manter estoque para realização dessa venda. Em resumo;

Abrir bate-papo
Fale com a gente!