5 dicas arrasadoras de como baratear uma obra

Chegou a hora de construir ou reformar e todos sabem que o investimento é alto, por isso, veja como baratear uma obra sem perder qualidade e obter um bom resultado.

Lembre que é essencial planejar adequadamente a construção, o projeto e o cronograma de obras devem estar alinhados e organizados, o que permite programar a construção e a aquisição de materiais. Acompanhe!

1. Faça pesquisa de preço

É recomendável cotar valores em, pelo menos, três fornecedores distintos, pois fazer o levantamento em mais de um local possibilita comparar os custos e estabelecer uma média.

No entanto, verifique se o padrão de qualidade dos itens orçados é equivalente, pois um material de baixa qualidade custará menos, no entanto, poderá ter durabilidade reduzida, o que implicará em retrabalho.

2. Procure descontos nas lojas de construção

Com o planejamento da obra você já terá os quantitativos de materiais, dessa forma, será possível adquirir os materiais em oferta nas lojas. As grandes redes de material costumam fazer promoções e pontas de estoque. Já que boa parte dos insumos para construção não tem data de validade, é possível adquirir e estocar os materiais para uso posterior.

3. Divida o projeto em fases

Conforme falamos, o planejamento é essencial, pois proporciona um conhecimento geral do projeto e permite setorizar os itens e atividades a serem executados. Pense no projeto de forma sequencial e considere algumas alternativas para reduzir o custo da obra.

Converse com o profissional responsável pelo projeto e verifiquem juntos opções diferenciadas que simplifiquem a execução, pois, um serviço pode ter opções mais em conta.

4. Encontre materiais substitutos

Os insumos brutos da obra, como ferragens, tijolos e areia não apresentarão grande variação de valor e também não apresentam opções similares que podem ser utilizados. Já os itens de acabamento variam bastante de valor, por isso, é válido procurar opções que sigam a mesma linha estética almejada, mas de menor custo.

Nesta linha, por exemplo, para uma parede com detalhe que considere o uso de revestimento, é possível substituir por papel de parede, o efeito visual será semelhante, no entanto, o valor será menor.

5. Economize na mão de obra

Uma dica importante para escolher a equipe de mão de obra é visitar trabalhos já executados pelos profissionais, assim, é possível verificar a qualidade dos serviços e acabamentos. Na hora de escolher a equipe lembre que nem sempre o menor orçamento será de um serviço de qualidade, daí a importância de conhecer obras já realizadas pela equipe.

Outra possibilidade para economizar é observar quais serviços você mesmo pode executar, itens como pintura e instalação de papel de parede, por exemplo, não precisam ser terceirizados! São funções que não comprometerão a estabilidade da edificação e implicarão em redução de custos. Aproveite a onda do “faça você mesmo” e reduza o valor investido na obra.

Aproveite essas dicas para organizar a redução de custos em sua obra, mas lembre de fiscalizar a execução de cada etapa, pois é preciso equilibrar a economia e a qualidade de execução. Verifique os problemas na obra e busque soluções que não impliquem em retrabalho, consequentemente, você terá um índice menor de prejuízos.

Gostou das dicas sobre como baratear uma obra? Então confira como proteger seu piso durante esta etapa!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

Dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio em que a loja vende produtos de forma online sem precisar manter estoque para realização dessa venda. Em resumo;

Abrir bate-papo
Fale com a gente!