Aumento de preço: como repassar ao cliente sem perder vendas?

Realizar o aumento do preço é uma situação muito comum em qualquer negócio. Porém, pode gerar impactos no consumidor, afinal de contas, o produto ou serviço que você presta para ele ficará mais caro. Portanto, muitas vezes é difícil repassar esses valores de forma que sua atividade permaneça lucrativa e o cliente satisfeito.

Se você não sabe como conduzir essa informação do aumento de preço sem perder vendas ou clientes, continue por aqui e veja um pouco mais sobre como lidar com isso, bem como a importância de ser transparente com o seu público. Vamos lá?

Como repassar o aumento de preço para o seu cliente de forma adequada?

Primeiramente, é importante ressaltar que uma hora ou outra você terá de aumentar o preço dos seus produtos ou serviços, tendo em vista que o mercado financeiro está em constante movimento e você não pode sair no prejuízo.

Sendo assim, é preciso ter cuidado na hora de aumentar o valor para não ter consequências negativas. Isso porque, infelizmente, existe o risco de perder os clientes e até mesmo ter uma queda nas vendas, ou seja, isso deve ser sempre evitado. Para isso, veja algumas maneiras de passar o aumento do preço.

Avise com antecedência

Você não pode pegar os seus clientes de surpresa, pois isso pode cair muito mal. Então, se você já sabe que vai ter de aumentar os preços, já deixe o público preparado para que ele não assuste.

Essa situação, de avisar em cima da hora, causa insatisfação e pode prejudicar a sua relação com o consumidor. Sendo assim, avise com 1 ou 2 meses de antecedência para que ele possa se organizar melhor.

Elabore respostas para as objeções

Muitas objeções poderão surgir a respeito desse aumento e você deve estar preparado para responder a todas as indagações da sua clientela. É muito importante sanar todas as dúvidas para que haja um maior entendimento sobre esse aumento.

Justifique o aumento

É muito importante ser honesto com o consumidor, sempre justificando o motivo do aumento do preço, independentemente do que motivou isso. Explique bem a causa, se você está comprando mais caro, se o custo da produção subiu, até mesmo se os preços maiores forem para a valorização do produto e serviço.

Seja transparente

O mais importante de tudo para a relação com um freguês é a transparência. Então é essencial que você demonstre tudo o que motivou esse aumento. Não pense em esconder essa mudança, pois existe o risco de perder a confiança com o seu consumidor e isso vai impactar nas suas vendas.

Mostre o valor e a qualidade do produto

Quando se aumenta o preço de algo, é necessário mostrar as qualidades e os principais benefícios. Então, sempre mostre o valor do seu produto ou serviço, para gerar mais confiança no momento de subir os preços. Mesmo que alguns fiquem insatisfeitos, aproveite o momento para mostrar que aquilo que você tem a oferecer é realmente bom.

Ofereça promoções

E para que o impacto do aumento do preço não seja ruim você pode, em um primeiro momento, oferecer promoções para o seu cliente, de modo que ele veja um benefício inicial nisso tudo. Por exemplo, conduza a negociação propondo um desconto na compra de uma quantidade maior dos produtos. Você vai acabar mantendo o cliente e a venda.

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Quais erros devem ser evitados na estratégia de precificação?

A precificação é parte essencial das estratégias de vendas, pois o preço é um dos critérios usados pelos consumidores para determinar a qualidade de um produto. Veja a seguir como evitar os erros mais comuns nessa prática.

Não oferecer opções aos clientes

É verdade que um catálogo variado é algo básico em qualquer negócio, afinal, os clientes gostam de saber que têm ampla liberdade de escolha. Mas existe um outro motivo ainda mais importante para que você aplique essa estratégia na sua precificação.

Ao se deparar com dois produtos semelhantes e preços diferentes, é natural que o cliente procure entender o motivo dessa diferença para avaliar qual deles oferece o melhor custo-benefício. Em outras palavras, o foco deixa de ser o preço e se transforma no valor que a mercadoria tem a oferecer.

Os métodos de pagamento também devem ser considerados nessa diversificação, pois isso aumenta as possibilidades de um cliente fechar a venda com você. Um exemplo disso são os serviços online que permitem fazer pagamentos do próprio celular com muito mais comodidade.

Não mostrar firmeza na decisão

Quando o assunto é preço, muitos caem na tentação de abrir exceções para clientes com medo de perder as vendas. Esse erro é crucial porque desvaloriza o seu trabalho e faz com que você seja sempre conhecido como o vendedor que faz um “precinho camarada”, em vez de um profissional respeitável.

Tenha em mente que o seu público-alvo é constituído de consumidores que realmente pagariam pelo seu produto, logo, você não está perdendo dinheiro ao recusar ofertas que estão abaixo do valor estabelecido por você.

Quando as propostas aparecerem, explique educadamente o porquê da recusa, destacando os benefícios que fazem do seu produto algo valioso demais para ser vendido a um preço mais baixo. Além disso, mostre ao cliente as diferentes formas de pagamento que melhor se adéquam ao seu orçamento.

Ser muito radical

As estratégias de precificação existem para valorizar o seu trabalho, mas é preciso equilibrar sua autoconfiança com a realidade do mercado. O aumento de preço deve ser proporcional aos benefícios que o produto tem a oferecer e levar em conta o poder econômico dos seus consumidores.

Anunciar um aumento no meio de uma crise econômica, por exemplo, pode não ser uma boa ideia. Outro grande erro é não acompanhar experiência do público com a sua iniciativa. A relação de venda e compra só funciona se houver reciprocidade entre as partes envolvidas.

Não segmentar o público-alvo

Conhecer bem os compradores é um dos passos mais primordiais em qualquer estratégia de vendas, pois é impossível traçar um plano eficaz sem saber o que os consumidores realmente esperam de você. Da mesma forma, você não quer desperdiçar tempo tentando agradar clientes que não serão lucrativos.

Além de definir os seus clientes em potencial, a segmentação de público-alvo também serve para categorizá-los de acordo com as suas características, como produtos preferidos e frequência de compra.

Em uma estratégia de precificação, isso é importante porque mostra o quanto os seus clientes estão dispostos a pagar por seus produtos e a melhor forma de repassar a eles os aumentos de preços.

Por fim, é muito importante destacar que a transparência deve sempre estar presente no momento de repassar o aumento de preço. Essa prática é bastante comum e não precisa ser um problema quando for a hora de comunicar ao consumidor.

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