Atraso de obra: saiba como lidar com o cliente e resolver a situação

O ano de 2017 não terminou favorável para a construção civil. Apesar disso, há uma expectativa de crescimento de 2,0% para o setor em 2018, graças ao cenário aquecido da economia. Mesmo assim, o país ainda tem insuficiência de profissionais e empresas qualificadas e responsáveis, que cumpram prazos e executem o trabalho de maneira eficiente.

Essa carência abala a confiança que os potenciais clientes têm nas construtoras. Afinal, a falta de organização, de planejamento prévio e de qualificação da mão de obra, aliada ao desdém com os detalhes, podem provocar adiamentos que ultrapassam facilmente os seis meses.

Uma obra é caótica por natureza, por mais bem estruturada e organizada que seja. Não é possível controlar e prever todas as dificuldades, como atrasos em entregas, imprevistos no terreno, intempéries e outras. Diante disso, algumas medidas devem ser tomadas para evitar ainda mais demora no canteiro de obras.

Nesse post, apresentamos algumas dicas de como conduzir a situação perante o cliente caso ocorra algum atraso de obra. Confira!

Planejamento

Pode parecer clichê, mas sem ele, sua obra está condenada antes mesmo de sair do papel. Isso porque, em qualquer tipo de obra, é necessário administrar todos os recursos disponíveis — tempo, dinheiro, pessoal e outros — de forma a evitar desperdícios e maximizar o andamento da construção.

Um caderno ou agenda pode até ajudar em pequenas obras, mas, nos dias de hoje, investir em ferramentas de gerenciamento é essencial. Existem softwares muito fáceis de usar, que, por meio da estrutura analítica do projeto (EAP), dão uma visão macro do andamento da obra ao longo do tempo (com gráficos de Gantt e outros) e permitem ter uma boa noção da situação da construção.

Portanto, do pré-projeto à entrega das chaves, faça uso dessas ferramentas e deixe seu cliente ciente do andamento da obra. É comum que ele não saiba o que está se passando ou qual o tempo estimado para a conclusão de cada fase do projeto.

Comunicação

Isso deve ser levado muito a sério. Para garantir o bom andamento da obra, o mestre de obras, que intermedeia as necessidades da construção, os fornecedores, os engenheiros e os clientes, deve estar sempre delegando tarefas no canteiro de obras.

Além disso, é fundamental que ele ouça com atenção todas as partes, especialmente os pedreiros e os ajudantes, que podem informar sobre gargalos na produção.

O cliente deve ser comunicado periodicamente sobre o andamento da obra — e, caso ocorram atrasos no cronograma, ele deve ser informado dos imprevistos. Isso faz que ele também se sinta responsável pela construção.

Relacionamento

Com o passar do tempo, naturalmente será criada uma relação entre as partes envolvidas na obra. O responsável deve manter uma relação amistosa com a equipe e ouvir os trabalhadores sempre que possível. Assim, fica mais fácil evitar atraso de obra por improdutividade e até descobrir antecipadamente problemas na construção.

Já com o cliente, o responsável pela obra deve ter sensibilidade ao entregar notícias desagradáveis, uma vez que ele cria expectativas de como será a edificação e planeja mudanças. Por esse motivo, informes dessa natureza são recebidos normalmente com insatisfação.

Fornecedores

A relação que a empresa tem com os fornecedores é o segredo para evitar a maior parte dos atrasos. Isso porque, para seguir o cronograma, é necessário contar com terceiros em serviços que são inviáveis de serem feitos pela equipe que está no canteiro de obras.

Para concretar uma laje grande, por exemplo, é natural que se contrate uma empresa de concreto usinado para agilizar o processo. No entanto, se a empresa não entrega o material no dia combinado, o cronograma é afetado e há prejuízo com mão de obra parada.

Assim, é importante ter um bom planejamento e solicitar o serviço com antecedência. Se possível, ligue para o fornecedor antes do dia da entrega para verificar se está tudo certo — sem esquecer de ser sempre cortês com todos os representantes da empresa.

Se problemas de entrega têm se tornado frequentes, é preciso estudar a possibilidade de trocar de fornecedor. Isso deve ser feito com cautela para não afetar a qualidade do serviço prestado.

O cliente deve ser mantido informado sobre a situação com os fornecedores. Se o cenário for crítico, avise que já está em busca de alternativas. O importante é manter um clima amistoso mesmo em caso de atraso de obra.

Há situações em que a construtora, como forma de se desculpar pela demora, melhora o acabamento da edificação (troca os pisos de cerâmica por porcelanatos, por exemplo) ou oferece o registro, a escritura e o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) como cortesia para o cliente.

Equipe

É bem provável que você conheça bem sua equipe — caso não seja novato no ramo de construções. Conhecê-la, porém, não é suficiente. O ideal é planejar os setores dentro de cada parte da obra para que o indivíduo desenvolva melhor suas atividades.

Cada funcionário tem agilidade, habilidade, afinidade e experiência em trabalhar com determinados tipos de ferramentas ou atividades. Dessa forma, sua estratégia deve ser alocá-los em setores em que possam desempenhar melhor suas funções.

Isso não significa que cada um fará somente uma tarefa, mas que, sempre que houver disponibilidade, é nele que se deve pensar. Outro ponto importante é alocar o ajudante com o pedreiro certo. Naturalmente cada funcionário tem um ritmo, uns desenvolvem atividades mais rápido do que outros. Se um pedreiro lento for colocado com um ajudante rápido ou vice-versa, haverá mão de obra parada regularmente.

Claro que isso pode mudar de obra para obra, mas o ideal é unir essa estratégia com o recrutamento de profissionais de confiança que agreguem valor à equipe.

Para todos os casos, a transparência com o cliente deve ser levada muito a sério. Obviamente, os cuidados internos para cumprir o cronograma devem ser tomados. Em situações extremas de atraso, medidas extrajudiciais podem ser tomadas de modo a beneficiar o cliente para que ele não recorra à Justiça contra a empresa. Isso, além de tomar tempo, pode ter um custo elevado.

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