Como utilizar o marketing boca a boca para atrair mais clientes?

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O marketing boca a boca figura entre as formas mais antigas de propagação de informação. Por conta disso, representa uma das ferramentas de maior eficiência para uma marca alcançar seu público-alvo e atrair clientes. Afinal, trata-se da divulgação da empresa ou serviço pelo próprio consumidor.

Os leads gerados pelo marketing boca a boca são mais direcionados, pois a divulgação acontece nos círculos de confiança, como familiares e amigos, ou seja, pessoas com perfil de consumo semelhante.

Quer saber mais a respeito desse tipo de marketing e dos meios para aplicar a estratégia em seu negócio? Continue a leitura, pois mostramos a importância da metodologia e apresentamos dicas para implementar o marketing boca a boca!

Importância do marketing boca a boca

Lembre-se de que pessoas confiam umas nas outras, por isso a interação entre consumidores é tão importante. O conteúdo, portanto, é direcionável, pois segue a linha de contatos do cliente já fidelizado pela empresa.

A mensagem transmitida pela marca é compartilhada pelo próprio cliente online e offline, tanto em redes sociais quanto em círculos de conversa. Essa comunicação tem alta eficácia, utilizando o relato experimental para agregar credibilidade à informação e otimizar a visibilidade da empresa.

Dicas para melhorar o marketing boca a boca em sua empresa

Existem algumas práticas de excelente potencial para qualificar os processos do marketing boca a boca. A seguir, listamos as principais. Veja!

Proporcione um atendimento de excelência aos clientes

O primeiro contato com o consumidor pode ser decisivo para fidelizar e superar as expectativas. Treine sua equipe prezando por um bom atendimento, orientando quanto ao produto ou aos serviços prestados, buscando a transmissão de confiança ao público.

Assegure que o time de vendas permaneça atento ao feedback e disponível para auxiliar o consumidor antes, durante e depois da aquisição. O suporte ao cliente é necessário em todas as etapas do ciclo de vendas, não apenas quando existe o interesse de fechar uma compra.

Isso aumenta o nível de satisfação do consumidor, que tende a recompensar você indicando o seu serviço aos círculos de amizades.

Recompense os consumidores

É ótimo se sentir querido e valorizado, verdade? Então, considere ações para enaltecer os consumidores fidelizados: algumas ideias, como condições especiais de pagamento ou entrega, podem representar um diferencial significativo.

Brindes e recompensas também são interessantes e trazem boa percepção de valor aos consumidores. Utilize elementos que associem a imagem da empresa ou do produto comercializado.

Invista em marketing de relacionamento

O marketing considera não só a conquista de novos clientes, mas também a manutenção e preservação das relações já estabelecidas. Aproveite as redes sociais e suas ferramentas para se aproximar e manter contato com o consumidor.

Valorize o feedback positivo e negativo, usando os comentários para compreender e melhorar nos aspectos apontados. A boa relação com seu público resulta em fidelização e compartilhamento espontâneo da experiência. É uma alternativa interessante para propagar informações sem depender de meios de massa ou mídias pagas.

Estabeleça parcerias com influenciadores

Normalmente procuramos opiniões e referências em pessoas de nossa confiança, e é essa a relação entre influenciadores e seu público. Os expectadores acreditam no que diz a celebridade, daí a importância de estabelecer uma parceria.

Você já notou o impacto das publicações dos blogueiros sobre os produtos recebidos? O engajamento dos seguidores é ótimo, portanto aproveite essa credibilidade para divulgar seus produtos.

Claro que o influenciador precisa ter uma audiência realmente participativa. Por isso é importante analisar suas redes sociais para assegurar que os seguidores de fato interagem com o perfil e podem ser classificados como compradores em potencial.

Crie conteúdos de qualidade para o público consumidor

O desenvolvimento de conteúdos de qualidade é crucial para atrair clientes em mercados competitivos, aumentando a visibilidade do negócio e o engajamento com o seu público-alvo. Essa estratégia também mostra ao consumidor que você cumpre papel de autoridade na sua área de atuação e, portanto, oferece os melhores produtos.

Divulgar materiais em canais digitais é uma forma de estimular a comunicação com o cliente e mencionar todos os benefícios da marca. Isso ajuda a estreitar os laços junto aos seus consumidores, nutrindo relacionamentos duradouros.

Para criar conteúdos atrativos, conheça os assuntos de interesse da audiência e use uma linguagem clara, de fácil entendimento. Você precisa escrever textos que tirem as dúvidas das pessoas e mostrem uma preocupação real em solucionar os maiores problemas identificados.

Seja referência na sua área de atuação

Virar referência em determinada área de atuação significa reconhecimento como marca capacitada para prover soluções ao público. Se quer conquistar esse título, você deve mostrar que domina os assuntos mais relevantes do seu mercado e tem objetivos que vão além de apenas fechar vendas.

Um vendedor que sabe destacar os próprios pontos fortes certamente transmite confiança. No entanto, é preciso fazer mais do que isso, mostrando um interesse genuíno em ouvir as opiniões do público que pretende conquistar, para que essas pessoas criem uma imagem positiva do negócio.

Aposte em programas de indicação para atrair clientes

Os programas de indicação consistem em ótimas estratégias de marketing. Afinal de contas, estimulam os clientes a trazerem mais pessoas para o negócio, em troca de incentivos que também beneficiam a eles. As empresas apostam nisso pois sabem que a indicação de consumidores é a ferramenta mais poderosa para atrair novos compradores.

Assim como qualquer outra campanha de marketing, os programas de indicação precisam ser planejados com cuidado para que tragam bons resultados. Isso inclui traçar objetivos claros para as suas estratégias e conhecer o perfil do seu público-alvo, identificando quais estímulos os clientes gostariam de receber.

Outro ponto importante: saiba o jeito certo de divulgar seus programas. Eles devem figurar em locais estratégicos, de preferência onde seu público tende a vê-lo com facilidade. As chamadas exigem simplicidade, desde que essa característica esteja aliada a um alto poder de atração.

Textos longos demais passam despercebidos, já que as pessoas não costumam ter paciência para esse tipo de leitura. Para aproveitar o marketing boca a boca, utilize as dicas e aproveite o seguinte passo a passo como estratégia:

  • pesquise seu público-alvo — conheça seu cliente e avalie quais medidas geram reações positivas;
  • planeje o marketing — estude quais conteúdos são relevantes e de que maneira abordá-los.

Conforme observamos, para atrair clientes é necessário colocá-los em primeiro lugar e empregar técnicas para melhorar o relacionamento com eles. Um consumidor satisfeito divulga espontaneamente a experiência com a empresa e realiza o marketing boca a boca de forma eficaz.

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