Aprenda em 5 passos como ser um bom representante comercial

O trabalho com representação comercial é uma atividade autônoma e ideal para quem tem espírito de empreendedor. Com a competitividade do segmento, é importante saber como ser um bom representante comercial.

Se você já trabalha no ramo ou pensa em mudar de área, é fundamental manter-se atualizado no mercado atual. O trabalho como representante comercial tem inúmeras vantagens, como independência e liberdade para organizar a própria rotina.

O representante deverá planejar as prospecções, contatos com os clientes e acompanhar as vendas realizadas. Quer saber como melhorar seus resultados? Temos 5 dicas para ajudar, não perca!

1. Preste atenção quando o cliente estiver falando

Parece uma dica muito básica, não é mesmo? Ouvir atentamente demonstra preocupação com o cliente. Mantenha calma nas conversas e negociações, deixe o cliente falar e lembre que demonstrar ansiedade ao interrompê-lo pode prejudicar a venda.

Ao ter conversas mais longas, é possível perceber algumas deixas e chances de aproximação. Estabelecer um relacionamento de confiança é o primeiro passo para cativar as pessoas.

2. Evite usar o celular enquanto conversa com o cliente

O celular pode ser uma ótima ferramenta para mostrar fotos e vídeos dos produtos, porém, muito cuidado. Ao usar o aparelho durante um atendimento para outros fins, você pode passar a sensação de indiferença para o cliente.

Por isso, a dica geral é: se não for usar o aparelho para apresentar o produto, desligue-o durante o atendimento!

3. Estabeleça bons canais de comunicação

Entender o cliente é o começo para descobrir quais formas de comunicação são eficazes para o perfil dele. Primeiramente seja cativante e simpático, fica mais fácil de se aproximar, alguns clientes preferem conversar pessoalmente, outros por telefone e outros ainda por e-mail.

Avalie qual será a melhor estratégia para manter uma comunicação eficaz com cada um deles.

4. Desenvolva uma boa pós-venda

A pós-venda é uma etapa ainda mais importante que a concretização da venda em si, sabe por quê? É depois de um período que o cliente poderá explicar como está o funcionamento e uso do produto adquirido.

Também é na pós-venda que se descobre quais pontos podem ser melhorados. Sabe outra coisa legal? Ao demonstrar a preocupação com o cliente, você aumenta a possibilidade de que ele compre novamente com a sua empresa!

5. Prospecte parcerias

Busque parceiros de áreas afins, por exemplo, se você comercializa lonas, procure representantes que vendam fitas. Ao encontrar empresas que forneçam produtos complementares aos seus, você poderá obter formas de divulgação das suas mercadorias.

Outra dica legal é oferecer descontos e condições especiais para parceiros e clientes que chegarem até você por indicação.

Em resumo, para entender como ser um bom representante comercial, as melhores dicas são sobre melhorar o relacionamento com o seu cliente. Seja simpático e atencioso e demonstre preocupação com os seus leads.

Hoje as vendas são motivadas pelo diferencial humano, invista nessa ideia. Gostou das nossas dicas para ser um bom representante comercial? Compartilhe este conteúdo nas redes sociais e veja o que seus amigos pensam sobre o assunto!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

Design com alma brasileira

A Lider Interiores é uma empresa brasileira do ramo moveleiro, fundada em 1945 por João da Mata Nogueira na cidade de Carmo do Cajuru, Minas

Abrir bate-papo
Fale com a gente!