Aprenda como usar as técnicas de rapport para vender mais

Quem trabalha no ramo de vendas utiliza diversas estratégias para melhorar o desempenho no trabalho, aumentar a produtividade e trazer melhores resultados para a empresa. Assim, sabemos como o relacionamento com o cliente é importante nesses casos. É nesse momento que as técnicas de rapport chegam para ajudar bastante. Elas têm se espalhado bastante no ramo de vendas, visto que fazem com que os vendedores se comuniquem de forma mais próxima, conseguindo entender o que os consumidores realmente desejam.

Se você não conhece muito bem essas técnicas e como aplicá-las, continue por aqui para descobrir como funciona o rapport e qual a sua importância no processo de vendas. Vamos lá?

O que é o rapport?

O rapport se trata de um ramo da psicologia que se traduz em uma técnica usada para estabelecer um relacionamento mais próximo entre as pessoas. Isso ocorre por meio da empatia e de determinadas ações que ajudam a conhecer e compreender aquilo que o outro quer transmitir ou necessita.

Esse nome vem do termo francês rapporter, o quer dizer “relatar ou trazer de volta”. A técnica é direcionada para o ramo do marketing e para processos de vendas, onde é necessário uma sincronização de interesses, visando uma comunicação mais eficaz. Ou seja, o foco é estabelecer uma conexão com a outra pessoa.

Portanto, é um processo em que a pessoa se sinta ouvida, respeitada e compreendida. Com isso, você consegue transmitir uma confiança, mostrando os seus valores e consequentemente os seus produtos. Ele ajuda os vendedores até em vendas mais difíceis.

Sendo assim, o rapport se faz importante nesse ramo, porque os profissionais de venda conseguem atrair e convencer os clientes mais facilmente, principalmente na etapa de pré-vendas. Esse método se mostra como uma grande oportunidade de realizar uma negociação amigável e íntima entre o freguês e o vendedor.

Como aplicar as técnicas de rapport no seu setor de vendas?

Veja como implementar essa metodologia entre os vendedores da sua empresa. Confira!

Espelhamento

O primeiro passo dessa técnica consiste no espelhamento, que está relacionado com a forma de agir. É importante que o vendedor se comporte como um reflexo, espelhando os movimentos corporais e também elementos de linguagem do seu cliente. Não é para imitar o interlocutor e sim ter certo equilíbrio nesse espelhamento, transmitindo confiança ao acompanhar a conversa.

Sorriso

O sorriso é algo que se aplica em qualquer situação, afinal, ser gentil é um dever de todas as pessoas. Em uma negociação de vendas isso favorece bastante. O sorriso é capaz de deixar um dia ruim mais leve e vai agradar bastante o cliente na hora de negociar.

Paciência

A paciência é uma virtude e deve ser sempre aplicada durante uma venda. Seja paciente, mesmo que a venda não tome o rumo desejado por você. Escute o cliente, espere e tente conduzir a negociação para um bom resultado, tanto para a empresa quanto para o freguês.

Tom de voz

O tom de voz para conduzir a conversa também é muito importante, pois é por meio dele que você vai passar tranquilidade e calma durante a conversa com o cliente. Um tom de voz mais agressivo e alto pode não trazer o resultado esperado, portanto, atente-se a isso.

Otimismo

Por fim, seja otimista. O vendedor deve sempre trazer soluções para o seu cliente e não problemas. Ofereça noções sobre a realidade do mercado, porém, pensando positivo e mostrando o diferencial e vantagens do seu produto. Pessoas que agem com otimismo transmitem segurança e confiabilidade para as outras.

Se você seguir a risca esses passos, conseguirá utilizar das técnicas de rapport e melhorar o desempenho das vendas em sua empresa!

O que você achou do nosso conteúdo? Gostou? Então veja também 5 hábitos para cultivar e conquistar uma alta performance nas vendas!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

A curiosa origem do kart

Um modo de espantar o tédio e injetar um pouco de adrenalina. Foi essa a motivação de alguns militares nos EUA que, após a segunda

Dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio em que a loja vende produtos de forma online sem precisar manter estoque para realização dessa venda. Em resumo;

Abrir bate-papo
Fale com a gente!