5 dicas para realizar a análise de concorrência no setor do agronegócio

Fazer a análise da concorrência não é necessário apenas em mercados urbanos. No agronegócio, poder contar com dados para tomar as melhores decisões com relação ao empreendimento e propor melhorias significa mais estratégia e, consequentemente, mais eficiência.

Nesse cenário, definir indicadores de análise da concorrência, como logística e preço, é fundamental para ter resultados sempre positivos. Quer saber mais sobre análise da concorrência no setor de agronegócio? Então, confira as 5 dicas que separamos para você!

1. Saiba quem são seus concorrentes diretos e indiretos

Definir o seu nicho de mercado é o primeiro passo para fazer a análise da concorrência no agronegócio. Lembre-se de considerar, também, as empresas que disputam o seu segmento.

Por exemplo, se o seu negócio for soja, é importante ver como o mercado do feijão está atuando, pois existe a tendência de o consumidor final optar por apenas um desses itens nas prateleiras dos supermercados. Isso impacta de forma direta os resultados de faturamento no campo.

2. Defina os objetivos da análise

Agora que você já sabe quais são os concorrentes que precisa acompanhar, você deve estabelecer quais são os objetivos da sua análise. Pode ser as campanhas de marketing do concorrente, seus preços, qual a fatia dele em cada mercado consumidor etc.

Sabendo exatamente o que avaliar, fica mais fácil direcionar esforços para reconhecer informações que realmente possam ser úteis para o desenvolvimento do seu negócio de forma integral.

3. Escolha os critérios a serem analisados

Agora, é hora ser mais específico e definir exatamente o que deseja analisar. Por exemplo, digamos que nas campanhas de marketing você queira saber em quais veículos os concorrentes anunciam, qual a frequência que as campanhas são realizadas e, até mesmo, o valor estimado empegado nos esforços de comunicação com a marca.

Sabendo exatamente quais critérios deverão ser avaliados, fica mais fácil ser estratégico e também verificar com mais precisão cada métrica estabelecida para as análises.

4. Adote um método de pesquisas

Adotar um método de pesquisa significa dizer que você deve definir como vai recolher as informações, organizá-las e analisá-las de acordo com os seus objetivos. Fique tranquilo, pois não existe uma regra específica que diz como isso deve ser feito.

No entanto, um método bastante eficiente é a análise SWOT (ou FOFA). Ele visa a identificar em seus concorrentes:

  • forças (strenghts);
  • fraquezas (weaknesses);
  • oportunidades (opportunities);
  • ameaças (threats) de cada concorrente.

5. Interprete os dados

Com as métricas e os dados definidos para a análise da concorrência no agronegócio, chegou a hora de colocar as ideias em prática. Ainda tomando como exemplo as ações de marketing, você pode:

  • analisar as redes sociais dos concorrentes;
  • ver como eles se comunicam nas mídias off-line, a exemplo do ponto de venda;
  • analisar o tráfego no site deles, com a ajuda do Google Analytics, entre outras ações.

Lembre-se de manter a sua base de dados da análise da concorrência sempre atualizada, informado o que apurou para as áreas e pessoas envolvidas.

Como vimos ao longo desta leitura, fazer a análise da concorrência é uma forma de melhorar aspectos do seu negócio, contribuindo para que ele se mantenha competitivo. Isso porque, com os dados coletados, é possível encontrar diferenciais para atrair e fidelizar mais clientes.

Se você gostou deste artigo, confira também 8 ideias infalíveis sobre como vencer a concorrência e vender mais!

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