Agricultura sustentável: conheça as perspectivas no Brasil

Uma ideia bastante difundida nas últimas décadas e que serve para definir práticas agrícolas modernas é a agricultura sustentável, que leva em conta a conservação ambiental, rentabilidade econômica e equidade social como seus pilares. Isso quer dizer que o objetivo dessa ação é adquirir melhores rendimentos e, ao mesmo tempo, garantir que o ambiente seja resguardado.

Os benefícios da sustentabilidade ambiental podem ser encontrados tanto na produção de alimentos saudáveis, como na conservação do meio ambiente e na capacitação econômica dos agricultores. Nesse sentido, é fundamental que o ecossistema e a economia caminhem juntos, a fim de gerar resultados positivos para todos os envolvidos.

Dessa forma, preparamos este texto para que você conheça as perspectivas dessa agricultura no Brasil. Continue a leitura!

O que é a agricultura sustentável?

Como o termo sugere, a agricultura sustentável é aquela em que o processo de cultivo de alimentos não danifica (ou danifica menos) o ecossistema. Também abrange tudo aquilo relacionado à sustentabilidade, com o objetivo de fazer com que as atividades humanas não comprometam a disponibilidade de recursos para as futuras gerações.

Além disso, a agricultura sustentável segue a argumentação de oferecer alimentos que sejam mais benéficos para a saúde humana, envolvendo o uso mínimo possível ou a não utilização de adubos químicos ou agrotóxicos.

Isso beneficia o meio ambiente e a saúde dos seres humanos, além de ser economicamente praticável. Esse assunto ainda gera muitos questionamentos das pessoas que desconhecem a agricultura sustentável, mas há várias teses que apontam para essa alterativa lucrativa para quem atua no campo.

No país, há ótimas iniciativas na área da agricultura sustentável. Algumas empresas estão adotando medidas de respeito ao meio ambiente e otimização das condições de trabalho dos colaboradores.

Vale destacar o excelente trabalho realizado pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), no sentido de fortalecer métodos agrícolas, difundir informações e administrar os agricultores no caminho da sustentabilidade.

Quais são os problemas apresentados pela agricultura sustentável?

Redução da produção agrícola no curto prazo

Essa metodologia de agricultura acaba limitando o uso correto de terras e outros recursos, já que um dos seus pilares é a defesa da utilização controlada dos recursos de produção. Ou seja, em um período curto do processo produtivo, a saída de produtos se torna limitada, prejudicando, assim, a produção agrícola.

Baixa fertilidade do solo

Produzir culturas de forma sustentável é desencorajar a utilização de adubos inorgânicos e produtos químicos para o controle regular de pragas.

A sustentabilidade defende o uso de adubos naturais e algumas estratégias, como rotação e diversificação de culturas, a fim de ampliar a fertilidade do solo e controlar os problemas de cultivo.

Contudo, essas práticas podem limitar a produtividade, principalmente quando os nutrientes do solo estão bastante esgotados, reduzindo a produção.

Renda limitada

Diferentemente da agricultura industrializada, que é direcionada para o modelo de produção em massa, o tipo sustentável se limita no trabalho de recursos disponíveis. Isso faz com que os agricultores não sejam capazes de explorar todo o potencial de produção, diminuindo os rendimentos das fazendas.

Como aplicar a sustentabilidade?

Controle as pestes por meios naturais

Nos últimos anos, o Brasil fez parte dos primeiros lugares da lista de maiores utilizadores de agrotóxicos no mundo. Esse produto é bastante usado em grandes plantações, o que pode provocar sérios riscos à saúde dos consumidores e ao meio ambiente.

Além do mais, vários agrotóxicos proibidos ainda são utilizados nas lavouras nacionais. Uma solução sustentável para o controle de pestes e pragas é o uso de pesticidas naturais. É viável desenvolver métodos à base de tabaco, alho e urtiga, por exemplo, dependendo da ocorrência de insetos.

Realize rotações de culturas

Uma terra voltada para a plantação de apenas uma cultura, como a soja ou o milho, tende a ocasionar degradação do solo, o que acarretará em prejuízo ao longo do tempo. Afinal, solo pobre significa produção menor, fazendo com que a colheita se torne vulnerável a pragas.

Assim, a agricultura sustentável aconselha que se realize uma alternância no plantio de algumas espécies no mesmo local, a fim de otimizar a qualidade do solo e da própria mercadoria que será colhida naquele ambiente.

Utilize fontes renováveis de energia

Utilizar energia limpa e renovável no campo é uma das práticas de sustentabilidade, uma vez que o sistema energético proveniente do petróleo ou do carvão é altamente poluidor. Hoje em dia, há boas alternativas para criar soluções sustentáveis que garantam o suprimento energético no campo.

A energia solar se populariza cada vez mais, tornando-se uma alternativa bastante eficiente para os negócios em regiões em que há grande incidência de luz solar. A utilização de biomassa ou biodiesel também é uma opção interessante quando o assunto é sustentabilidade na agricultura.

Como é a agricultura sustentável no Brasil?

Muitos ainda não sabem, mas a agricultura sustentável já é bastante difundida e utilizada em nosso país. O projeto “Agricultura de Baixo Carbono” (ABC) é uma estratégia que estimula o produtor rural a praticar o cultivo considerando as práticas de preservação ambiental. Isso fez com que a sustentabilidade nesse setor crescesse em 27 milhões de hectares entre 2010 e 2018.

Esse projeto trabalha com uma linha de crédito específica para iniciativas, atuando como uma medida para que esse método alternativo de cultivo não seja restrito somente para poucos produtores.

Existem outras iniciativas no Brasil: no início deste ano, o Banco Mundial assinou um projeto que busca alavancar a agricultura sustentável, mais especificamente no Estado da Paraíba.

Em relação aos produtores, os incentivos financeiros nutrem oportunidades para que atendam a uma demanda constante do mercado por itens saudáveis. Contudo, é preciso ressaltar que essa alteração também deve contar com a participação dos consumidores, pois são eles os destinatários finais. Por isso, promover incentivos para fazer com que eles deem preferência a esse tipo de produto é fundamental.

Como vimos, a agricultura sustentável é uma técnica que busca equilibrar a produtividade atual com a preservação de todo o ecossistema. A degradação atual prejudica todo o planeta e, por isso, é importante buscar por alternativas hoje para que haja um futuro sustentável.

E então, gostou deste texto? Se você tem dúvidas sobre a agricultura sustentável ou gostaria de dar a sua opinião sobre o assunto, deixe o seu comentário no post e interaja conosco!

Confira Também

Abrir bate-papo
Fale com a gente!