O que é necessário para conseguir agregar valor ao produto?

4 minutos para ler

O tempo em que o representante comercial somente tirava pedidos já ficou para trás. A dinâmica do mercado e as mudanças no comportamento do cliente final exigem uma postura mais proativa desses profissionais, que devem alinhar uma série de estratégias para alcançar os objetivos de vendas, o que inclui agregar valor ao produto.

Nesse sentido, é possível elevar a régua da margem de lucro, mas para isso é preciso ajudar a indústria a fortalecer a marca do item. Quer saber mais sobre o que é necessário para conseguir agregar valor ao produto? Então continue a leitura!

Como agregar valor ao produto?

Nenhum representante comercial ou empresa consegue agregar valor ao produto com somente uma ação isolada. É preciso uma série de estratégias e esforços continuados para colher os resultados pretendidos. Veja a seguir as dicas que separamos para você!

Invista no relacionamento com o cliente

O seu cliente espera mais de você do que somente entregar a mercadoria com qualidade e pontualidade. Isso é o básico. Para ir além e agregar valor ao produto, você precisa fazer um acompanhamento constante das tendências de mercado, identificar os produtos que o consumidor tem maior afinidade, quais são os comportamentos desses compradores e o que eles buscam. Para tanto, é importante que você se informe por diversas fontes e faça análises.

Outra maneira de ajudar o seu cliente a vender é dar sugestões de como ele pode fazer a divulgação do produto na loja, como em cartazes, banners e até mesmo utilizando as redes sociais. Além disso, conceder bons argumentos que podem ser utilizados na hora da venda e até mesmo incentivar o lojista a usar abordagens que ainda não foram utilizadas são boas estratégias. O importante é estar comprometido com o resultado dele. De forma automática, os resultados de todos tenderão a melhorar.

Conheça o seu produto e também o mercado

Todo bom vendedor conhece muito bem o setor e também o seu produto, não é verdade? Portanto, todo esse conhecimento precisa ser transmitido ao seu cliente. Isso pode ser feito por meio de pequenos cursos e treinamentos, em que você pode mostrar as vantagens que o produto pode levar para o consumidor final.

Para que o lojista possa visualizar os benefícios, mostre a ele histórias de sucesso de outras pessoas que estão utilizando os produtos e revele também como o mercado se comporta com relação a esse segmento.

Use a tecnologia como aliada

A utilização de um bom sistema de gestão otimiza todo o processo de vendas, desde um maior controle de estoque da indústria até o PDV. Além disso, é possível utilizar catálogos online, que facilitam a exposição do produto para o cliente, agilizando o tempo de todos.

As redes sociais e até mesmo ferramentas de vídeo também podem ser usadas para otimizar toda a gestão de vendas e agregar mais valor ao produto. O importante é adequar a usabilidade dessas ferramentas para a realidade de cada item, bem como para a realidade do cliente.

Conte com bons fornecedores

Ao contar com bons fornecedores, você consegue garantir — além de qualidade, preço e prazos de entrega razoáveis — outras estratégias para agregar valor ao produto diante do cliente final, a exemplo de material de divulgação, materiais explicativos, equipe de merchandising para o ponto de venda, entre outros.

Como vimos ao longo desta leitura, agregar valor ao produto é uma tarefa que exige esforço e persistência. No entanto, com a ajuda dessas estratégias e a sua dedicação, ela pode trazer resultados muito positivos.

Se você gostou deste artigo sobre agregar valor ao produto, confira também este conteúdo sobre como vender valor.

Você também pode gostar

Deixe um comentário