Acabamento para teto: 3 melhores práticas para você adotar

Há vários tipos de acabamento para teto disponíveis no mercado. E para escolher o mais adequado para cada obra é preciso considerar fatores além da estética. Afinal, o material do forro também é responsável pelo isolamento térmico e acústico, proporcionando mais conforto para os moradores e garantindo uma obra de excelente qualidade.

Também, é preciso levar em conta aspectos como durabilidade e investimento. Quer saber mais sobre os tipos de acabamento para teto? A seguir, você verá as características de cada um e descobrirá suas principais vantagens e desvantagens. Acompanhe e saiba mais sobre o assunto!

1. Gesso

Esse tipo de revestimento se transformou em uma forte tendência da decoração e da construção civil. Isso porque ele confere um ar mais sofisticado ao cômodo, principalmente quando o projeto inclui rebaixamento para o uso de iluminação embutida com spots. Outro ponto forte desse tipo de forro é que ele proporciona conforto térmico e acústico ao espaço.

Além disso, sua manutenção é bastante fácil e é uma solução muito eficaz para esconder dutos, vigas e fiação. Desse modo, os reparos podem ser feitos sem maiores dificuldades.

Porém, o gesso tende a absorver umidade. Sendo assim, não deve ser utilizado em ambientes úmidos, como banheiros. Outro ponto negativo é que o material é menos resistente ao tempo, podendo aparecer rachaduras.

O mercado oferece dois tipos de revestimento em gesso para o teto:

  • drywall ou gesso acartonado — consiste em placas grandes de gesso revestidas com papel acartonado que são fixadas em estruturas metálicas presas ao teto. É a opção ideal para quem procura uma instalação rápida, com pouca sujeira e com excelente acabamento;
  • gesso tradicional — esse é o tipo mais utilizado e consiste no uso de pequenas placas moldadas encaixadas lado a lado. A instalação é finalizada com massa, dando a impressão de ser uma peça única.

2. PVC — policloreto de vinila

Em comparação aos outros acabamentos para teto, o forro de PVC é o mais barato, pois é feito de um dos polímeros sintéticos de plástico mais produzidos no mundo. Como não necessita de manutenção periódica, apresenta um ótimo custo-benefício.

É um material bastante leve e, por isso, sua instalação é bem rápida e fácil, além de não gerar sujeira. Basta fixar as peças em uma estrutura de metal ou mesmo de madeira. É possível encontrar esse tipo de revestimento em peças lisas, frisadas e, até mesmo, revestidas de películas que simulam outros materiais e texturas.

Outro motivo que faz do PVC uma ótima alternativa é o fato de ser resistente à umidade. Então, pode ser perfeitamente instalado em banheiros, lavabos e lavanderias. No entanto, não resiste a altas temperaturas. Assim, não deve ser utilizado em ambientes como cozinhas e áreas gourmet. Outra desvantagem é o fato de o forro de PVC não oferecer isolamento térmico nem acústico.

3. Madeira

A versatilidade do forro de madeira é uma das suas características mais marcantes, podendo ser usado tanto em ambientes externos quanto internos. Apesar de demandar um investimento maior que os outros tipos de forro, é um dos acabamentos para teto mais duráveis. As placas ou ripas são pregadas ou parafusadas na estrutura de forma fácil.

Por ser atemporal, enriquece qualquer estilo de decoração, conferindo mais elegância e requinte aos ambientes. Ainda, promove um bom isolamento térmico e acústico. Os pontos negativos ficam por conta do seu preço, da sua baixa resistência ao fogo e à umidade, bem como à necessidade de manutenção constante para evitar a proliferação de cupins.

Esses são os tipos de acabamento para teto mais utilizados em obras e reformas. Agora que você já conhece as principais características de cada um, certamente poderá indicar o mais adequado para cada caso, a fim de garantir um resultado com mais qualidade.

Quer se manter informado sobre os assuntos da construção civil? Então não deixe de assinar nossa newsletter!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

Dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio em que a loja vende produtos de forma online sem precisar manter estoque para realização dessa venda. Em resumo;

Abrir bate-papo
Fale com a gente!