A grande jornada da restruturação empresarial 

O ano de 2024 marcou um ponto de inflexão na história da Condor Atacadista. Como recém nomeada vice-presidente da Condor tive a honra de liderar um processo de transformação significativo.  

A jornada se iniciou a partir da necessidade de expansão física, essencial  para viabilizar quaisquer outros projetos de crescimento. Com isso, estaríamos prontos para elevar a maturidade da organização e implantar a visão de futuro que envolvesse todos os colaboradores.  

Após a mudança física, seguimos com a reestruturação da empresa com a adoção de um novo sistema de gestão de logística, além do mapeamento, otimização de todos os processos e desenvolvimento das lideranças.  

Em sinergia com os diretores da empresa promovemos a transformação na cultura organizacional, o que resultou em uma operação mais ágil, eficiente e orientada a resultados. Em curto período, essa evolução consolidou a confiança que o Conselho de Administração depositou em mim durante o processo de sucessão não familiar da gestão geral da empresa.  

O Ponto de Partida: Investimento e Oportunidades

A fragmentação de processos e os altos custos com retrabalho, resultantes da falta de espaço físico, dificultavam nosso acompanhamento das rápidas mudanças do mercado. Embora reconhecêssemos o enorme potencial de crescimento e inovação do setor de Matcom, essa situação nos motivou a investir fortemente em uma estrutura que dobraria nossa capacidade operacional. 

A Reestruturação em Ação 

A reestruturação da Condor foi dividida em cinco pilares principais: 

  1. Modernização da Infraestrutura: 
  • Mudança do Centro de Distribuição: A transferência do equivalente a 600 carretas de produtos para um novo centro de distribuição unificado, estrategicamente localizado, permitiu otimizar a logística, reduzir custos e garantir a melhoria da nossa prestação de serviço aos clientes. 
  • Implantação de um novo Sistema (WMS): A adoção de um sistema de gestão de armazém de última geração revolucionou a forma como a empresa gerencia seu estoque, mede a produtividade e antevê as demandas. Essa maior visibilidade, segurança e controle sobre os processos logísticos resultaram em uma redução significativa de custo e não conformidades, além de trazer assertividade no nosso atendimento.

    2. Fomento à Inovação:

  • Criação da Área de Inovação: A abertura de uma área dedicada à inovação foi um marco importante nessa jornada. Passamos a investir em novas ideias e tecnologias, focando em análises aprofundadas de dados de custos, performance, indicadores e inteligência de mercado. Com isso, nos aproximamos de soluções ágeis e disruptivas para melhorias.  
  • Cultura: A cultura organizacional foi transformada para incentivar principalmente a autorresponsabilidade. Introduzimos também a perspectiva multidisciplinar e um ambiente colaborativo para as equipes. Implantamos também o Código de Ética e Conduta que funcionou como norte orientando a equipe para a nova fase da empresa.  Desenvolvimento de Pessoas: 
  • Reestruturação do quadro de gestores: A seleção de novos líderes para áreas estratégicas com perfil orientado para resultados e olhar de futuro foi fundamental para o sucesso dessa transformação. A nova equipe de gestão demonstrou um forte comprometimento com os objetivos e valores da empresa,  e principalmente, com o desenvolvimento do seu time.  

Implantação de PDL e construção de um time de alta performance: implantamos um plano de desenvolvimento de liderança (PDL), onde focamos na ampliação do senso coletivo, criação e acompanhamento de projetos aliados à metodologias de acompanhamentos estruturados e ágeis. A escolha dos conteúdos, perfis e ferramentas nos trouxe um time de alta performance alinhado com os objetivos da empresa. 

         3. Otimização de Processos: 

  • Mapeamento e Otimização de Processos: Todos os processos da empresa foram mapeados e analisados criticamente. A identificação de gargalos e a implementação de melhorias contínuas resultaram em um aumento significativo da eficiência e da produtividade. Além disso, foi criada uma árvore de indicadores integrada, que permitiu acompanhar o desempenho de cada equipe e tomar decisões mais assertivas. 

    Foco em Vendas e Resultados: 

  • Inserção de Cultura de Vendas: Uma vez que as áreas meio estavam estruturadas, conseguimos implementar  uma cultura de vendas e obsessão pelo cliente em todas as áreas da empresa. Isso foi um fator determinante para o alcance dos resultados que seguiram.  
  • Recorde Absoluto de Vendas: Em outubro de 2024, a Condor alcançou um recorde absoluto de vendas, demonstrando a eficácia das estratégias implementadas. 

Resultados e impactos 

A reestruturação da Condor gerou resultados expressivos e transformou a empresa em diversos aspectos: 

  • Melhoria da Satisfação do Cliente: A entrega mais rápida e assertiva dos produtos, a maior qualidade dos serviços e a simplicidade e agilidade na resolução  de problemas contribuíram para aumentar a satisfação dos clientes. 
  • Aumento da produtividade: A implantação de um ambiente de trabalho mais feliz e colaborativo e a valorização do desenvolvimento das pessoas resultaram em um aumento da produtividade dos colaboradores. 
  • Fortalecimento da marca: a transformação da empresa e o alcance de resultados expressivos contribuíram para fortalecer a marca da Condor no mercado. 

Perspectivas para o futuro 

Nos próximos anos continuaremos a investir nas pessoas, em inovação e otimização de processos para reduzir custos. Atentos às oportunidades, a Condor com a casa arrumada, está preparada para aproveitá-las com ousadia e determinação. 

Acredito que a reestruturação da Condor é um exemplo inspirador de como uma organização pode se transformar e alcançar resultados extraordinários em pouco tempo. Ao investir em pessoas, processos e tecnologia, a empresa conseguiu superar os desafios e construir um futuro promissor, batendo recorde de faturamento.  

Essa história demonstra que a mudança é possível e que, com uma visão clara e uma execução estratégica, qualquer empresa pode alcançar seus objetivos! 

Lívia Nunes ingressou na Condor Atacadista/DF há 20 anos como Auxiliar de Compras, assumiu a VP da empresa em 2023 e a levou ao recorde de vendas em outubro deste ano a partir de profundas mudanças implementadas por sua gestão. 

Confira Também

Abrir bate-papo
Fale com a gente!