A Associação das Indústria Elétrica e Eletrônica – ABINEE

Uma história marcada pelo olhar para o futuro. Assim pode ser definida a trajetória de 6 décadas da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), fundada em 26 de setembro de 1963. Nesse período o setor eletroeletrônico instalado no Brasil passou por grandes transformações, intensas evoluções e uma variada gama de dificuldades, com participação ativa da Abinee como porta-voz desta indústria estratégica para o desenvolvimento do País.

Foi assim na crise do petróleo; nos períodos de hiperinflação; na transição democrática; na abertura comercial; nas privatizações: na crise energética; na Lei de Informática: na Lei Geral das Telecomunicações; no marco regulatório do setor elétrico. Exemplos mais recentes são a Política de Resíduos Sólidos; a defesa da política industrial do setor na OMC; o leilão 5G, entre tantos outros.

Ao longo de todos esses episódios, a Abinee vem desempenhando um papel fundamental na interlocução constante com as autoridades do Executivo e do Legislativo, sendo firme em suas convicções que priorizam o desenvolvimento econômico do País e, em particular, a competitividade da indústria que representa.

Neste momento, o setor é cada vez mais imprescindível, sendo protagonista da era digital ao irradiar tecnologia a diversos segmentos econômicos e da sociedade, contribuindo para a geração de empregos, para a sustentabilidade e para a qualidade de vida da população.

Os componentes elétricos e eletrônicos no cotidiano

A Abinee e a indústria elétrica e eletrônica estão em cada detalhe do dia a dia das pessoas, do amanhecer ao anoitecer.

Metaverso, Industria 4.0., cidades inteligentes, cyber segurança, eletro mobilidade, energias renováveis, telemedicina. O futuro está acontecendo agora. E para onde quer que você olhe, o setor eletroeletrônico está presente.

A Abinee e suas associadas contribuem para introduzir inovações tecnológicas. As indústrias elétricas e eletrônicas brasileiras estão capacitadas para colaborarem decisivamente neste processo global.

A principal missão da Abinee é defender os legítimos interesses do setor, atuando pelo fortalecimento e competitividade das indústrias nacionais e pelo desenvolvimento tecnológico do Brasil.

Para tanto mantém canal aberto com o legislativo, o executivo e o judiciário do país para garantir a representatividade do setor. E essa atuação marcante completa 60 anos.

Os associados contribuíram durante todo esse tempo na geração de empregos de alta qualidade e no fortalecimento da economia brasileira.

Com a palavra, o presidente da ABINEE

“A Abinee tem participado dos principais momentos da evolução tecnológica do país dando sua relevante contribuição, demonstrando a contribuição estratégica do setor eletroeletrônico. Agora a era digital é uma realidade assim como a indústria 4.0. E a Abinee, representando os interesses das suas associadas, amplia cada vez mais sua presença, auxiliando as indústrias a se reinventarem e terem uma atuação protagonista diante dessa importante revolução tecnológica.” – exalta Humberto Barbato, Presidente Executivo da Abinee.

Humberto cita a atuação decisiva de empresários do setor que foram dirigentes da Abinee e como a participação deles foi decisiva para as transformações que vem mudando o mundo: “O nosso papel é estar sempre na vanguarda, fazendo jus ao exemplo de empresários pioneiros que ajudaram a consolidar a imagem da Abinee”, ressalta.

A importância da indústria durante a pandemia

A pandemia tornou mais evidente a importância estratégica do setor eletroeletrônico no desenvolvimento de tecnologias que movem a sociedade. Neste período foram produzidos equipamentos e serviços capazes de conectar pessoas, viabilizar o ensino à distância, manter as empresas operantes.

A tecnologia foi vital também para ajudar médicos e enfermeiros a salvarem vidas. Esse contexto demonstrou que o setor já estava preparado para atender à nova demanda por serviços.

E para que seus associados atinjam todo o seu potencial, a Abinee disponibiliza serviços, suporte técnico especializado, e promove eventos que agregam conhecimento e valor.

A ABINEE e sua missão no Nordeste

Além de sua sede em São Paulo e do escritório em Brasília, ela está presente em diversas regiões do Brasil, inclusive no Nordeste.

“A missão da Abinee no Nordeste é de conduzir os interesses dos nossos associados instalados nesta importante região do País, buscando integrá-los às ações do governo e da comunidade, assegurando o desenvolvimento competitivo do setor elétrico e eletrônico no Nordeste.

Vamos dar continuidade com importantes parcerias e projetos com o objetivo de apoiar o desenvolvimento e o crescimento do setor eletroeletrônico no Nordeste. A regional nordeste vem participando de ações para atração de novos investimentos juntamente com secretarias e órgãos do executivo estaduais, e de projetos que buscam fortalecer as vocações econômicas da nossa região. Podemos ressaltar a importante parceria firmada pela Associação com o Banco do Nordeste (BNB), que estabelece ações conjuntas para apoiar empresas associadas da entidade na contratação de financiamento ou empréstimos junto ao Banco.

Outra iniciativa importante foi a assinatura do novo Termo de Cooperação com a SECTI-PE, representando um esforço em conjunto das entidades no sentido de estimular e fortalecer ainda mais o Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas de Pernambuco (ParqTel). Esse complexo tecnológico vem tornando-se um dos principais ambientes de inovação no Estado com foco na indústria 4.0, promovendo a ciência, a tecnologia, a inovação, o empreendedorismo e a competitividade empresarial, sendo um importante instrumento para o desenvolvimento do setor eletroeletrônico em Pernambuco.

Na área socioambiental podemos citar o trabalho realizado pela Green Eletron, gestora de logística reversa fundada pela Abinee, com o objetivo de criar um sistema de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para receber, coletar e reciclar os resíduos de equipamentos eletroeletrônicos de pós-consumo na região Nordeste. Queremos efetivamente caminhar em direção a um desenvolvimento equilibrado e sustentável, voltado à solução de problemas socioambientais e ao fortalecimento do desenvolvimento da nossa Região Nordeste.”
–  Explica o Diretor regional da Abinee no Nordeste, Sérgio Fonseca Filho.

 

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

A origem da Tambasa graças ao seu Miguel

O artigo “A origem da Tambasa graças ao seu Miguel” mergulha profundamente na fascinante trajetória da Tambasa, uma empresa que se destaca por suas raízes