8 dicas de como ter uma fazenda lucrativa

Devido à sua ampla extensão territorial, ao seu solo fértil e ao seu clima favorável, o Brasil tem renomada tradição e célebre potencialidade para o agronegócio. A capacidade brasileira de contornar problemas e evoluir com as adversidades tem o reconhecimento internacional e coloca o país entre os maiores produtores e exportadores do setor agroindustrial. Contudo, essa é somente uma das qualidades de uma fazenda lucrativa.

Em meio aos setores que mais geram empregos no país, o que fazer para abrir espaço no mercado agropecuário e — mais importante — como se manter como empresa líder e confiável? Algumas características são comuns a todos os empreendimentos lucrativos, pois elas são a chave para o bom funcionamento e a estabilidade do negócio.

Quer saber quais são as práticas que toda fazenda lucrativa tem e quais as estratégias que você pode adotar para a sua companhia alcançar o sucesso? Continue conosco e descubra! Boa leitura!

1. O proprietário tem foco nas metas e lidera sem autoritarismo

É muito comum encontrar fazendas cujo dono tem uma forma de liderança baseada no paternalismo, ou seja, uma modalidade de autoritarismo na qual o proprietário exerce o poder sobre sua equipe com resoluções arbitrárias e inquestionáveis. Entretanto, essa visão de regência é conservadora e ultrapassada.

Um bom líder é aquele que sabe o que quer, tem as metas bem traçadas para o negócio e busca o sucesso tomando as responsabilidades para si. Ele tem uma perspectiva empresarial ampla, lida com as pessoas com objetividade e empatia, mostrando o caminho e criando as condições adequadas para que o grupo siga esse caminho.

2. O gerente tem autonomia

A fazenda lucrativa é administrada como uma empresa e tem um gerente empoderado. Isso significa que ele tem liberdade e poder para tomar decisões na empresa. Ele tem conhecimentos técnicos de gestão e contabilidade, com autonomia para cumprir seu papel na condução da equipe.

Entretanto, é importante ressaltar que essa independência para gerenciar o negócio também não deve ser autoritária. O gestor é uma pessoa alinhada com os objetivos da fazenda e os funcionários, criando um ambiente de trabalho com sensação de pertencimento, ou seja, ele considera e avalia a opinião de todos.

3. Os funcionários são alinhados com as tecnologias de produção

A partir da década de 1950, a agropecuária iniciou um intenso processo de modernização, em busca de maior produtividade, que envolve desde o melhoramento genético de plantas e animais até o desenvolvimento do maquinário e de sistemas de gestão integrados. Para manter o bom funcionamento do negócio, a equipe de trabalho deve ser capacitada para manusear essas tecnologias.

Um bom exemplo do progresso na gestão de uma fazenda lucrativa é o uso de IoT (Internet of Things). Todos os procedimentos são interligados e conectados à rede, possibilitando que o grupo tenha conhecimento do problema na hora em que ele ocorre e que possa administrar a situação com rapidez.

Além disso, o pessoal deve estar alinhado com as metas das atividades de toda a cadeia de produção e ser comprometido em buscar os melhores resultados. Todos os objetivos são bem definidos, e os funcionários responsáveis por cada tarefa sabem quais precauções tomar no surgimento de qualquer intercorrência.

4. O cronograma é seguido com o acompanhamento das atividades semanais

Outro atributo que as fazendas de destaque têm em comum é o bom planejamento das suas tarefas de produção. Há um cronograma semanal inserido na agenda mensal, que, por sua vez, está contemplado nos planos semestral e anual. Todos os envolvidos no sistema estão cientes da programação, e o gestor tem o papel fundamental de manter o foco da equipe no cumprimento das tarefas.

5. O fluxo de caixa é projetado e acompanhado

Essa característica é uma das mais importantes para estabelecer uma fazenda lucrativa. É crucial que os administradores do negócio façam um acompanhamento de perto da previsão de entrada e saída de capital.

Ter o controle do que foi orçado versus o que foi realizado todo mês faz com que o gerente possa prever desequilíbrios financeiros para então buscar alternativas para atingir a estabilidade e a lucratividade novamente.

6. A fazenda tem excelência na produção e na colheita do pasto com foco no conforto animal

A alimentação dos animais é um dos itens mais importantes para alcançar a qualidade da carne ou do leite do rebanho. Para tal, a pastagem oferecida ao gado deve ser, também, de alta qualidade.

As condições climáticas do Brasil e a sazonalidade das chuvas influenciam diretamente as propriedades da forragem e é essencial que a fazenda saiba manejar o pasto para manter os índices nutricionais dos bovinos.

Outro ponto que merece ser frisado é o foco no bem-estar animal. O produtor brasileiro já compreendeu que a chave para o sucesso na agropecuária é a manutenção das boas condições do seu criadouro. O raciocínio é simples: animal que está bem produz bem.

7. A fazenda lucrativa sabe priorizar os investimentos

No que diz respeito a investimentos, a palavra de ordem é custo-benefício. O gerente tem conhecimento de que os gastos em administração e manutenção, por exemplo, podem gerar um desbalanço na rentabilidade do negócio. Ele sabe que é importante investir nos setores que têm custo fixo e que afetam diretamente a produção, como nutrição, saúde e bem-estar.

Há a constante procura pela menor despesa, mas isso não significa que os funcionários ganhem pouco ou que as instalações sejam medianas. Pelo contrário: faz diferença na produtividade da fazenda formar uma equipe com profissionais bem qualificados que executem melhor as práticas de manejo e ter uma infraestrutura adequada e de qualidade. O investimento deve ser pensado em longo prazo.

8. Os responsáveis pela fazenda sempre buscam evolução

Essa é uma qualidade que todos os produtores de sucesso têm: são inquietos por natureza. Os administradores não se acomodam e sabem que para se manter líderes no mercado é preciso inovar. Eles estão sempre atualizados, não temem mudanças e buscam a evolução. Além do mais, aprendem com seus resultados, sejam bons ou ruins.

Gostou da leitura do nosso artigo sobre como ter uma fazenda lucrativa? Tem outras dicas e experiências para compartilhar conosco? Então, comente neste post a sua opinião!

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

Design com alma brasileira

A Lider Interiores é uma empresa brasileira do ramo moveleiro, fundada em 1945 por João da Mata Nogueira na cidade de Carmo do Cajuru, Minas

Abrir bate-papo
Fale com a gente!