6 dicas para você planejar a alimentação do gado na seca

Entre os grandes desafios enfrentados no agronegócio, o período de estiagem pode ser considerada um dos maiores. Afinal, tanto a produção forrageira quanto o desempenho dos animais são profundamente afetados. Desse modo, é fundamental fazer um bom planejamento para a alimentação do gado na seca a fim de evitar prejuízos.

Com as mudanças climáticas, isso se tornou ainda mais importante. Mesmo que não seja possível controlar o clima, é possível reduzir o impacto que a falta das chuvas traz ao campo. Por isso, nós listamos dicas valiosas que você deve seguir para planejar a boa nutrição do rebanho e, assim, garantir lucratividade da sua fazenda. Acompanhe!

1. Utilize a tecnologia a seu favor

Não há como negar que a tecnologia tem crescido a uma velocidade impressionante. As novidades surgem em todas as áreas. Isso se deve ao fato de que o consumidor está cada vez me exigente e busca por produtos que atendam a certos padrões de qualidade. Por esse motivo, a modernização chegou também no agronegócio.

O uso de sensores, aplicativos e softwares possibilita verificar os níveis de nutrientes do solo da pastagem, acompanhar o peso dos animais, administrar a irrigação dos pastos e, ainda, controlar a qualidade da silagem, bem como seu armazenamento e sua distribuição adequada.

Também, há um aplicativo desenvolvido pela Embrapa e pela Universidade Federal de Pelotas cujo objetivo é facilitar o planejamento forrageiro da propriedade. Por aumentar a eficiência na gestão dos recursos forrageiros, permite ter a oferta de alimentação para o rebanho ao longo de todo o ano, mesmo em períodos de seca.

2. Saiba quando ocorrerá a estiagem

O clima é um grande desafio para o agronegócio, pois impacta diretamente a sua produção. Como muitos produtores ficam vulneráveis de acordo com as condições climáticas, o ideal é acompanhar as previsões do tempo. Há sistemas de monitoramento climático que são específicos para a agricultura.

Com eles, é possível ter informações precisas sobre o tempo até três estações à frente. As previsões podem ser feitas por regiões ou seguindo coordenadas exatas de cada fazenda. Assim, o produtor consegue tomar decisões antecipadamente para minimizar os prejuízos e demais problemas causados pela seca.

Ao saber quando ocorrerá a estiagem e quanto tempo durará, o produtor pode ter uma boa noção de quando e quanto plantar o pasto ou as forrageiras para silagem.

3. Faça a vedação escalonada de pastagens

Vedar parte das pastagens é uma técnica eficaz para garantir a alimentação do gado na seca. Com ela, é possível conciliar maior produção com melhor valor nutritivo. Para esse manejo é preciso utilizar lonas ou filmes agrícolas, e isso é feito da seguinte forma: no início de fevereiro, vedam-se 40% da área total destinada à pastagem. Esse pasto deverá ser destinado ao consumidor a partir de maio até o final de julho.

Os 60% restantes são vedados no início de março e poderão ser utilizados a partir de agosto até meados de outubro. A parte vedada em fevereiro é menor porque o período é mais favorável ao crescimento de plantas forrageiras.

Aproximadamente uma semana antes da vedação é fundamental utilizar os pastos intensivamente para diminuir os resíduos para 10 cm de altura. Caso contrário, haverá o acamamento da forragem, que acarreta grandes perdas.

4. Use sal proteinado

Trata-se de um componente que aperfeiçoa o aproveitamento dos nutrientes e é enriquecido com proteínas, vitaminas e os seguintes elementos:

  • potássio;
  • flúor;
  • ferro;
  • cobalto;
  • zinco;
  • cálcio;
  • enxofre;
  • fósforo;
  • magnésio.

Durante a estiagem, o rebanho apresenta uma grande deficiência de proteína e energia. Isso faz com que os animais tenham apetite depravado e ingiram materiais como terra, panos, plásticos, cascas de árvore, madeira — o que pode causar problemas graves, incluindo mortes.

Outra consequência da má alimentação do gado na seca é o enfraquecimento dos ossos, que pode causar fraturas espontâneas. Além disso, o gado terá problemas de fertilidade, crescimento e produtividade. Todas essas adversidades podem ser evitadas com a suplementação com sal proteinado.

No entanto, a quantidade deve ser controlada. O recomendado é que a ingestão diária de 1 grama de sal proteinado por peso vivo do animal.

5. Faça uma boa silagem

Utilizar a silagem na dieta do rebanho durante os períodos de estiagem é fundamental para mantê-lo bem nutrido nas épocas em que o pasto é precário e não consegue suprir as necessidades do gado. Além disso, esse é um dos principais alimentos para as vacas durante a lactação.

A produção da silagem deve ser iniciada na época de fartura, quando há excesso de forrageiras, como milho, sorgo e capim-elefante. Após a colheita, as plantas devem ser compactadas em camadas nos silos. É preciso bastante atenção no armazenamento. A má vedação do silo é uma das maiores perdas da silagem.

A lona utilizada deve ser a dupla face (branca de um lado e preta de outro), pois reflete a luz do sol e mantém a temperatura adequada no interior, garantindo a qualidade nutricional e durabilidade do alimento.

6. Realize um manejo racional

Adotar a técnica do manejo racional é uma excelente solução. Ela consiste em alternar períodos com maior oferta de ração e suplementos com maior oferta de pastagem. Durante a época chuvosa, as pastagens apresentam alta qualidade e, por isso, oferecem os nutrientes adequados para o bom desenvolvimento do rebanho. Então, a necessidade de suplementação e adição de ração é menor.

Por sua vez, na estiagem, as forrageiras têm baixo valor nutricional, principalmente baixos níveis de proteínas. Assim, o gado pode perder peso e gerar atraso no cronograma do abate. Também ocorrerá perda da qualidade da carne e diminuição da produção de leite, além de problemas de fertilidade. Nesse caso, é preciso recorrer à suplementação com proteínas, vitaminas e minerais.

Ainda, há a opção de manter o gado confinado ou semiconfinado, pois, dessa forma, eles têm acesso a concentrados mais nutritivos. O importante é sempre manter uma reserva de emergência para evitar imprevistos e prejuízos.

Portanto, fazer um bom planejamento é fundamental para garantir a correta alimentação do gado na seca. Para isso, faça isso de tecnologias, monitore o clima e tome decisões estratégicas para assegurar que o seu rebanho será bem nutrido em todas as épocas do ano, mesmo em períodos de estiagem. Siga as nossas dicas e você não terá problemas com a sua criação.

Gostou das dicas sobre alimentação do rebanho? Então, compartilhe este post em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam as formas de garantir a nutrição do gado na estiagem.

Siga nossas redes Sociais

Confira Também

Dropshipping

Dropshipping é o modelo de negócio em que a loja vende produtos de forma online sem precisar manter estoque para realização dessa venda. Em resumo;

Abrir bate-papo
Fale com a gente!