Assim como a moda, a construção tem suas tendências. Revestimentos, iluminação e decoração, por exemplo, seguem novidades e estilos que transformam o ambiente, tornando-o mais moderno, aconchegante, clássico ou com o estilo que o dono da casa desejar.
Mas você conhece as tendências arquitetônicas mais recentes? Preparamos uma lista com 5 inspirações e referências para reformas de casas. Boa leitura!
1. Revestimentos conceituais
Seja na parede ou no piso, o revestimento é fundamental para deixar a casa com aquele toque que você quer. Confira abaixo quais são as apostas dos especialistas:
Cimento
Apesar de básico, o cimento, quando é bem aplicado, dá um ar moderno ao ambiente, não é mesmo? Esse revestimento pode ser usado na parede e no piso e, se aliado a um bom projeto de iluminação, oferece uma referência industrial e de praticidade. Para dar mais harmonia ao espaço, equilibre tons claros e escuros.
Cobogós
Esse recurso é um clássico brasileiro, usado em peças de concreto, com tons claros ou grafite. Além de formas e desenhos diferenciados, os cobogós permitem uma maior ventilação ao ambiente e favorecem a iluminação natural.
Porcelanato
Essa é uma das tendências mais fortes em revestimento, por ser bem resistente e ser facilmente personalizado — com aparência de madeira ou mármore, por exemplo. Pode ser usado na parede, fachada e calçadas, porém é mais comum no piso. Durante a aplicação desse revestimento, é importante proteger a pintura das paredes, de preferência com uma lona resistente.
2. Tijolos, madeira e cortiça
Usar elementos diversos tem sido uma alternativa para criar um espaço mais harmônico e equilibrado. O acabamento com tijolos à vista, por exemplo, está fazendo tanto sucesso, que a sua aparência tem sido utilizada em outros materiais decorativos que o imitam, como o papel de parede.
Outra opção é a inclusão da madeira, seja em móveis, no piso, em painéis ou mesmo nas peças decorativas. Isso cria um “respiro” no ambiente, contrastando com os aparelhos tecnológicos.
A parede de cortiça é outra opção. Além do valor estético, é muito útil, pois dá a praticidade de pendurar objetos e fotos.
3. Iluminação sustentável
Os novos projetos de iluminação seguem o conceito industrial, com tubulação à mostra. Além de bonito, é econômico. As luminárias vêm com traços limpos e minimalistas. Cordões de luz e neon nos quartos também são tendências. A tecnologia mais aplicada no momento é a luz de LED: econômica, sustentável e durável.
4. Metais minimalistas
Maçanetas e torneiras estão perdendo o glamour das cores, formas e texturas rebuscadas para dar espaço ao minimalismo. Os metais são usados de formas simples, com acabamento cromado.
Mas o que chama a atenção é a tecnologia envolvida no processo, pois o item precisa oferecer uma vantagem diferencial para conquistar o cliente, como o controle da vazão de água ou a remoção de agrotóxicos dos alimentos.
5. Cores da moda
A tendência das cores pode ser usada tanto nos revestimentos quanto nos itens decorativos. As clássicas e neutras — cinza, bege e branco — continuam em evidência, mas são as cores fortes que estão conquistando espaço.
A aposta da Pantone para 2017 é a Greenery, um verde com tonalidade entre o menta e o abacate. Usar essa cor em diferentes tons, do limão ao militar, também é uma boa opção. As plantas seguem esse padrão e são bem-vindas na decoração.
O rosa ainda está em alta para quem prefere o estilo romântico. Trabalhe com as suas variações (do rosa-chá ao pink) ou, se preferir, invista no rosa quartzo, eleito a cor do ano de 2016.
Ah! E aplicar uma cor forte, como o azul-escuro, amarelo ou vermelho picante, em uma parede, e harmonizá-la com tons mais neutros é recomendado para quem gosta de ousar na decoração. Outro grande sucesso de cor são as cozinhas total black.
Estar atualizado sobre as novidades do mercado é fundamental para criar ambientes modernos e inovadores, não acha? Pesquise e busque referências para ampliar o seu repertório. Isso contribuirá para novas criações e variações de estilos nos seus próximos projetos!
Gostou da nossa lista de tendências para reformas de casas? Então, compartilhe este post nas redes sociais e mostre que você está em constante atualização sobre esse tema!