5 dicas para contratar mão de obra para construção civil

As atividades na construção civil precisam ser executadas com qualidade e dentro dos prazos planejados, certo? E para que isso aconteça, sabemos que é necessário contar com uma equipe bem qualificada e engajada. A engenharia civil passa por diversas mudanças e é preciso acompanhar todas as suas tendências para atrair e fidelizar novos clientes.

Por isso, a contratação de mão de obra para construção civil é um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma obra bem administrada. No nosso post de hoje, vamos mostrar 5 dicas imperdíveis sobre o assunto. Continue a leitura e confira!

1. Conheça a equipe contratada

A maneira como nos relacionamos com nossos colegas de trabalho determina o sucesso em nossas rotinas. Dessa forma, um mestre de obras deve conhecer bem seus funcionários para poder gerenciá-los com bastante eficiência.

Então, quando for contratar, avalie as qualificações e as experiências de cada um deles. Procure referências: com um simples telefonema ou uma busca na internet, é possível verificar se o candidato tem as qualidades que você procura e que seu projeto necessita.

2. Faça um contrato

O contrato é uma importante garantia para a qualidade de uma obra, não é mesmo? É lá que se encontram os prazos, os valores e os detalhes a serem executados. Infelizmente, alguns profissionais se esquecem dele e fazem tratos apenas verbalmente. Essa atitude não garante nenhum vínculo formal e pode colocar em risco a sua reputação.

Com um documento, seus clientes têm uma garantia oficial que regulamenta todas as atividades a serem realizadas. Assim, você tem mais segurança para tomar decisões, além de ter mais confiança para solucionar problemas e imprevistos que podem vir a acontecer.

3. Acompanhe o andamento do projeto

Toda obra precisa de um planejamento para orientar o trabalho de um mestre de obras, seja ela de pequeno ou grande porte. Ele determina como e quando as tarefas devem ser executados.

A mão de obra para construção civil deve seguir essas determinações e realizar suas funções de acordo com esse planejamento. Portanto, é essencial entender todas as práticas e metodologias traçadas, para poder fazer o acompanhamento adequado em cada etapa do processo.

4. Saiba negociar

Atualmente, existem várias formas de pagamento para a mão de obra para construção civil. Alguns cobram por instalação de pontos hidráulicos ou elétricos, outros cobram por m² executado ou até mesmo por dias de trabalho.

Nesse sentido, contratar um profissional que caiba em seu orçamento financeiro é sempre uma boa ideia. Da mesma forma, não é recomendada a contratação de um trabalhador só porque ele oferece o menor preço do mercado. Em todas as situações, você deve pesquisar, negociar e chegar em um valor que seja bom para ambas as partes.

5. Preze pela segurança

Um canteiro de obras é um local que oferece vários riscos aos seus trabalhadores. Quando um acidente acontece, podem existir perdas humanas, financeiras e materiais para a gestão.

Dessa forma, só contrate profissionais que saibam respeitar e utilizar os equipamentos de proteção, tanto os individuais quanto os coletivos. Isso garante a segurança de todos os envolvidos nas atividades e faz com que você evite problemas em sua rotina de trabalho. Não se esqueça também de dar o exemplo: ao utilizar equipamentos e materiais de qualidade, você verá os resultados positivos surgirem naturalmente.

Como você pode perceber, um mestre de obras é um profissional muito importante no mercado da construção. Por isso, ele deve contar com uma mão de obra para construção civil de qualidade e que saiba cumprir os prazos estabelecidos. Todos os membros da sua equipe precisam trabalhar em conjunto para que a satisfação do cliente seja atendida.

Gostou das 5 dicas do nosso post? Compartilhe este texto em suas redes sociais para que mais pessoas aprendam sobre o assunto!

Confira Também

Diasa: a distribuidora que nasceu do varejo

Fundada em 1985 exclusivamente como varejo por um representante comercial, a empresa começou bem pequena mas numa época em que Mato Grosso crescia rápido, embalado

História e missão do LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede profissional do mundo e foi fundada em 2002 por Reid Hoffman e Eric Ly mas foi lançado oficialmente um

Abrir bate-papo
Fale com a gente!