4 práticas de relacionamento com o cliente usando WhatsApp

A tecnologia é uma aliada no desenvolvimento do relacionamento com cliente. Com cerca de 120 milhões de usuários no Brasil, o WhatsApp é uma maneira simples de estabelecer comunicação e enviar mensagens rápidas, mas é importante respeitar algumas regras para não comprometer os resultados.

Como qualquer outra rede social, esse aplicativo compõe a imagem da sua empresa e, por isso, deve ser utilizado com base em uma estratégia. Ao seguir as práticas listadas, você se aproxima do público sem desagradá-lo, o que aumenta as chances de fidelizar os clientes.

Quer saber como impactar melhor os seus contatos pelo WhatsApp? Continue a leitura e siga as nossas dicas!

1. Personalize as mensagens

A lista de transmissão é uma funcionalidade indicada para anunciar novos produtos ou enviar comunicados. Porém, a comunicação é mais efetiva quando você personaliza as mensagens com base nas informações que você tem das pessoas ou do seu histórico de compra.

Por exemplo: se um cliente costuma comprar uma lona plástica a cada dois meses, quando esse prazo estiver próximo você pode mandar uma mensagem oferecendo o produto. Além disso, é possível mandar códigos de desconto individuais e outras facilidades para mantê-lo na loja.

2. Respeite o horário comercial

O WhatsApp funciona 24 horas por dia, mas é fundamental seguir o horário comercial na hora de enviar as mensagens. É desagradável receber notificações no meio da noite ou ser acordado por um recado corporativo, então, fazer o contato entre 9h e 18h melhora o relacionamento com o cliente.

Nos finais de semana e feriados, o horário deve ser mais restrito — de preferência, entre 10h e 16h para não atrapalhar os consumidores e somente se o assunto for urgente. Respeitar essas regras demonstra profissionalismo, o que é um ponto positivo na experiência de consumo.

3. Use somente a sua lista de contatos

Uma das boas práticas de e-mail marketing é utilizar somente o endereço de pessoas que forneceram essa informação. No WhatsApp, a regra é a mesma: só entre em contato com aquelas pessoas que permitiram essa comunicação, seja porque ligaram para o seu número ou porque pediram mais informações.

Se você não tiver essa lista de contatos, a dica é investir em anúncios nas redes sociais para apresentar os seus serviços. Crie um cadastro para que os interessados deixem os seus números e faça um planejamento para convertê-los em clientes do seu negócio.

4. Evite o excesso de propagandas

Além de mensagens padronizadas, evite também os anúncios indesejados. Quando aparece uma novidade no seu portfólio, é permitido avisar aos seus clientes, mas enviar textos sobre os produtos constantemente prejudica o relacionamento. Procure formas de ser mais criativo e apresentar os lançamentos com leveza.

Caso algum cliente reclame das mensagens, pergunte se ele prefere que o contato seja feito de outra forma. Como ocorre nos e-mails, ele deve ter a liberdade para retirar o seu número da lista e não ser abordado novamente — a menos que voluntariamente.

Construir um bom relacionamento com cliente aumenta o número de oportunidades de negócio. O WhatsApp é uma excelente opção para investir no pós-venda e fidelizar o público, mas deve ser usado com cautela para não passar dos limites. Até porque ninguém gosta de receber mensagens indesejadas, não é?

Além do WhatsApp, existem outras formas de se conectar com o seu cliente. Confira cinco dicas para estreitar esse relacionamento e alcançar melhores resultados!

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